Orleans Brandão e Felipe Camarão “ignoram” conversa de Lula e Brandão e intensificam corrida aos Leões

Enquanto Carlos Brandão e Lula articulam,
Orleans Brandão e Felipe Camarão
intensificam pré-campanhas aos Leões

A conversa do presidente Lula da Silva (PT) com o governador Carlos Brandão (sem partido) sobre sucessão no Maranhão, mantida até aqui sob sigilo absoluto, em nada mudou a movimentação dos dois pré-candidatos a governador diretamente ligados a essa articulação, o secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão (MDB), apoiado pelo mandatário maranhense, e o vice-governador Felipe Camarão (PT), que tem o aval do chefe da Nação e da cúpula nacional do PT. A expectativa era a de que nesse período em que “soluções internas” estão sendo “construídas”, Orleans Brandão e Felipe Camarão mantiveram a corrida em ritmo acelerado, como vinham fazendo. Ou seja, pelo menos aparentemente, a balança da equação Lula/Brandão não pesou ainda claramente para nenhum dos lados.

Orleans Brandão não aliviou a pressão no acelerador. Ao contrário, parece ter pisado mais forte, cumprindo, nos últimos dias, uma agenda que alcançou diferentes regiões do estado. Na sexta-feira, por exemplo, ele esteve em Paço do Lumiar, onde participou de inaugurações ao lado do prefeito Fred Campos (PSB), um dos seus apoiadores, estimulado também pelo deputado federal Duarte Jr. (PSB). Antes, estivera em São Mateus, onde o aliado Miltinho Aragão (PSB), reafirmou apoio sem reservas à sua pré-candidatura. Foi assim também em

Tufilândia, apoiado pelo prefeito Vildimar Ricardo (PL), e em Pindaré-Mirim, respaldo pelo prefeito Alexandre Colares (Republicanos) onde comandou a entrega de cartões do programa Maranhão Livre da Fome e de outros benefícios aos dois municípios. O emedebista esteve também inaugurou obras do Governo do Estado em Vitorino Freire, onde não tem o apoio do prefeito Ademar Magalhães (União), que é ligado ao deputado federal Juscelino Filho (União), adversário do Governo. Ali se reuniu com líderes de grupos adversários do Governo do Estado.

Em Barreirinhas, Orleans Brandão cumpriu agenda política participando de encontro de vereadores e ex-vereadores, promovido por entidade ligada à categoria e com a participação da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB). Comandados pela vereadora ludovicense Concita Pinto (PSB), os presenta declararam apoio ao emedebista.

Em resumo: com nítido aval do Palácio dos Leões, Orleans Brandão comandou nos últimos dias as principais ações do Governo do Estado no interior. “Tenho cumprido a missão de andar por todo o Maranhão, conversando com as lideranças e com a população, e conhecendo as necessidades de cada lugar”, disse ele, em Vitorino Freire.

Nesse período, vice-governador Felipe Camarão se manteve em evidência com uma agenda virtual, numa campanha quase solitária, usando redes sociais para mostrar o seu envolvimento com as mais diferentes questões, se manifestando, via de regra, como professor, mostrando principalmente os seus conhecimentos jurídicos e de administração pública. Tem se preocupado em mostrar obras do Governo Federal no Maranhão. Na semana passada, em Tuntum, mostrou uma comunidade no povoado Cigano, onde famílias receberam casas do “Minha Casa Minha Vida”.

De volta a São Luís, Felipe Camarão teve reforçado o apoio do PCdoB ao seu projeto de candidatura, declaro por ninguém menos que o presidente nacional do PCdoB, deputado federal Orlando Brito, que reafirmou o aval da legenda ao vice-governador, destacando a participação que ele teve no Governo Flávio Dino, “que deixou um grande legado no Maranhão”.

Ao longo desses dias, Felipe Camarão usou suas redes sociais para defender a implantação imediata do passe livre para estudantes no transporte de massa em São Luís, sugerindo ao prefeito Eduardo Braide (PSD) que adote uma solução intermediária – duas passagens diárias para estudantes – até que o projeto seja aprovado e vire lei. Orientou professores de Pedro do Rosário e de São Bento no sentido de estarem atentos em relação ao iminente pagamento de precatórios do Fundeb. E destacou a aprovação, pelo Senado, do projeto do Governo Lula que isentou do pagamento de IR quem ganha até R$ 5 mil. E exaltou a decisão da Justiça de mudar o nome do município de Governador Edison Lobão para Ribeirãozinho do Maranhão. Postou ainda mensagem incentivando milhares de estudantes que participam do Enem.

E fez um alerta aos vereadores maranhenses para que não realizem eleições Mesas das Casas legislativas muito antecipadamente, que agora são regidas por norma instituída pelo Supremo Tribunal Federal. A eleição só poderá ser realizada em outubro do ano que vem, e não em março, como estava programada a eleição da Mesa da Câmara Municipal de São Luís.

Com discursos diferentes, Orleans Brandão e Felipe Camarão “ignoraram”, portanto, as tratativas do presidente Lula da Silva com o governador Carlos Brandão e tocaram em frente os seus projetos de candidatura.

PONTO & CONTRAPONTO

Iracema amplia espaço político e vira peça-chave na corrida aos Leões

Iracema Vale e Carlos Brandão:
pareceria política forte

Equilibrando uma intensa atividade política com as obrigações de presidente da Assembleia Legislativa, a deputada Iracema Vale (PSB) teve ampliado o seu espaço nas ondas de especulação acerca da corrida para o Governo do Estado. Nesses cenários especulativos, a presidente do parlamento estadual vem sendo colocada numa onda que vai do seu projeto de reeleição para a Assembleia Legislativa e chega a uma possível candidata ao Palácio dos Leões.

A motivação central da onda é na condição de presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale pode ser peça-chave num grande acordo em que o vice-governador Felipe Camarão (PT) renuncie à vice-governança e seja candidato à Câmara Federal ou ao Senado. No caso, ela assumiria o Governo e seria candidata à reeleição. Nesse cenário, Orleans Brandão seria candidato a deputado federal.

Mas a onda não para por aí, e as situações que vão sendo criadas de acordo com o contexto do momento. Agora mesmo, em meio às expectativas em relação ao que virá a ser acertado pelo presidente Lula da Silva com o governador Carlos Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa tem sido vista como figura central, principalmente como nome de solução para impasses.

Já especularam que ela poderá ser vice numa chapa comandada por Felipe Camarão, caso a base seja pacificada, com o governador Carlos Brandão indo para o Senado. Imaginaram também para ela uma candidatura à Câmara Federal, e também para o Senado, o que não havia sido cogitado na base governista.

O que dá força a essas especulações é o fato de que, devido à sua intensa atividade política, a presidente da Assembleia Legislativa ganhou uma estatura política bem maior do que a de uma deputada estadual, o que que ela dê um passo maior do que o simples projeto de reeleição.     

Roberto Costa se declara negro e bate forte nos que prometem paraíso às comunidades negras, mas depois as esquecem

Roberto Costa se declara negro em fala na
Semana da Consciência negra em Bacabal

Repercutiu intensamente nas redes sociais o discurso em o prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), declara-se “negro”, ao falar na abertura da Semana da Consciência Negra em Bacabal, que reuniu centenas de militantes da causa, principalmente das comunidades quilombolas do município. Na sua fala, além de identificar como negro, o prefeito criticou fortemente e racismo ainda existente no País, e bateu duro nos políticos que exploram esse discurso durante campanhas eleitorais visando os votos das comunidades negras e depois de eleitos as esquecem.

– Aqui em Bacabal, quem senta na cadeira de prefeito é um negro como vocês, e acima de tudo um negro que tem compreensão do papel das comunidades negras – declarou o prefeito sob fortes aplausos dos presentes.

Roberto Costa foi mais longe e disparou forte contra a demagogia política de muitos em relação às comunidades negras:

– Não é só no discurso, porque de discursos e promessas as comunidades negras estão cansadas. Quando chega a eleição, tudo mundo oferece o paraíso. Mas quando a eleição acaba, a única coisa que fica nas comunidades negras é o esquecimento – disparou.

E se colocando no contexto da sua crítica, o prefeito de Bacabal firmou compromisso:

– Estamos à frente da Prefeitura de Bacabal para mudar essa história. O maior prêmio que posso ter como prefeito não é ser dono de fazenda, ser dono de boi. O maior prêmio é ter o reconhecimento da população como o prefeito que mais trabalhou pela população.

Após esses declarações, Roberto Costa anunciou que a Semana da Consciência Negras em Bacabal estava oficialmente transformada em Mês da Consciência Negra.

São Luís, 09 de Novembro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *