Júlio Matos confirma favoritismo e caminha para ser reeleito em São José de Ribamar

Júlio Matos mantém ampla vantagem sobre
Dudu Diniz, Guilherme Mulato e Pedro Rocha

Pesquisa do Instituto Prever sobre a corrida sucessória em São José de Ribamar, divulgada ontem, mostra que, cerca de um mês após o último levantamento, o cenário da disputa continua praticamente inalterado, com o prefeito Júlio Matos (Podemos) liderando com nada menos que 48,5% de intenções de voto, enquanto seus concorrentes, somados, têm pouco mais da metade disso. O vereador e presidente da Câmara Municipal Dudu Diniz (PSB) tem 14%, seguido do jornalista Guilherme Mulato (Novo), com 11,7%, e do médico Pedro Rocha (PMN) com 5%. A pesquisa encontrou ainda 12% de eleitores que não souberam ou não quiserem responder e 8,8% que não votariam em nenhum deles, anulariam o voto ou votariam em branco.

Os números da pesquisa não surpreenderam. O próprio clima em São José de Ribamar está indicando no dia a dia o favoritismo do prefeito Júlio Matos, enquanto os seus adversários não conseguem avançar, o que reduz as suas chances na disputa. Júlio Matos, ao contrário, segue liderando com folga, causando a forte impressão de que suas chances de reeleição são, de fato, reais. Tanto que muitos dos seus críticos, que batiam forte na sua gestão e na sua ação política, estão mudando paulatinamente os seus discursos, alguns já admitindo que o cenário favorável ao prefeito dificilmente sofrerá alteração.

No tabuleiro da disputa na Cidade do Padroeiro, a situação mais delicada é a do vereador presidente Dudu Diniz. Ele foi lançado com o apoio da deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, que tem forte influência no município, mas o projeto de candidatura do chefe do Legislativo ribamarense não decolou, colocando o PSB e a seara governista numa saia justa. A mesma situação vive o pré-candidato Guilherme Mulato, lançado pelo Novo como um quadro que poderia virar o jogo, mas que também não se mexeu na preferência do eleitorado ribamarense, a exemplo de Pedro Rocha, que permanece na quarta colocação.

Quarto maior e mais importante município maranhense, hoje com 245 mil habitantes, São José de Ribamar é o segundo mais importante município da Ilha e tem condição geopolítica que interessa ao Palácio dos Leões. Mas pelo visto a aliança governista não vai funcionar ali, uma vez que, segundo a nova pesquisa, a gestão do prefeito Júlio Matos é aprovada por 58% da população e nada menos que 62,5% dos entrevistados disseram acreditar que o chefe do Executivo vai renovar o mandato. Esses números informam que nenhum dos atuais candidatos tem cacife para enfrenta-lo de igual para igual. Além disso, mesmo que fosse canalizada para um dos candidatos, a soma de indecisos não cobriria a diferença.

O cenário atual em São José de Ribamar poderia sofrer alguma mudança se, por exemplo, o ex-prefeito Luiz Fernando Silva decidisse entrar na disputa ou declarasse apoio firme a algum candidato. Mas ainda assim o favoritismo dificilmente será revisto, principalmente se o quadro de candidatos permanecer esse.

É claro que entre o agora e a eleição serão mais de setenta dias, tempo para que qualquer situação eleitoral seja alterada, desde que existam condições para isso. No caso da disputa para a Prefeitura de São José de Ribamar, todas as informações analisadas sugerem que essa tendência é muito forte, o que dá ao prefeito Júlio Matos a possibilidade real de se reeleger. Ele sabe disso e, com a larga experiência acumulada, vem tomando todos os cuidados para não derrapar, evitando comprometer o cenário que está sugerindo que ele compre um paletó novo para nova posse.

Em Tempo: Contratada pela Rádio e TV Difusora, a pesquisa do Instituto Prever ouviu 600 eleitores entre 2 e 6 de julho, tem margem de erro de 3,3%, para mais ou para menos, intervalo de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-0208/5/2024.

PONTO & CONTRAPONTO

Fred Campos consolida neste sábado o seu projeto de candidatura em Paço do Lumiar

Fred Campos sem adversários à altura

Depois de algumas tentativas que não deram certo, o empresário e ex-vereador Fred Campos (PSB) vai, finalmente, consolidar o seu projeto de disputar a Prefeitura de Paço do Lumiar. Ele próprio está anunciando a convenção que será realizada neste sábado (20) para formalizar sua candidatura, tendo como vice Mariana Brandão (MDB).

Fred Campos, que já foi duramente atacado pela esquerda em Paço do Lumiar e já foi nome de proa do PL de Josimar de Maranhãozinho, deu um chega-prá-lá na direita e agora é o candidato da centro-esquerda maranhense, comandada pelo governador Carlos Brandão, que resolveu apostar no seu cacife e no seu projeto de poder para Paço do Lumiar.

As pesquisas mais recentes o mostram com favoritismo inconteste, à medida que ele tem mais que o triplo de intenções de voto do seu principal adversário, o vereador-presidente da Câmara de Paço do Lumiar, Jorge Marú (PSDB), apoiado para prefeita afastada Paula da Pindoba (PCdoB), que dificilmente retornará ao cargo. Nenhum sinal ou evidência indica que haverá mudança de rumo no sétimo maior município do Maranhão, hoje com 127 mil habitantes.

Ele manifesta entusiasmo com a sua provável eleição, mas sabendo que encontrará uma prefeitura com muitos problemas, que começaram com o agravamento da saúde do então prefeito Domingos Dutra (PCdoB), que teve de se afastar, e que se agravaram na gestão de Paula da Pindoba.

Divisão do MDB em São Luís está sacramentada e sem retorno

Eduardo Braide conta com Cleber Verde
e Duarte Jr. com Marcus Brandão

É de fato singular a situação do MDB em relação à Prefeitura de São Luís. O partido está dividido e participando efetivamente das duas candidaturas, configurando um caso raro no cenário político estadual.

De um lado está a Comissão Provisória municipal, presidida pelo deputado federal Cléber Verde, que já bateu martelo e vai apoiar formalmente a candidatura do prefeito Eduardo Braide (PSD) à reeleição. Quando assumiu o comando do partido na Capital, Cléber Verde montou uma Comissão Provisória com maioria fiel a sua orientação, o que lhe dá poder para formalizar o apoio do partido ao prefeito. Além disso, Cléber Verde é um dos principais coordenadores da campanha de Eduardo Braide à reeleição.

Por outro lado, a cúpula estadual do partido, liderada pelo empresário Marcus Brandão, decidiu apoiar a candidatura do deputado federal Duarte Jr. (PSB) ao Palácio de la Ravardière. E mais do que isso, o líder emedebista assumiu nada menos que a coordenação da campanha do candidato socialista, tornando esse cenário mais complexo e curioso ainda.

E a essas alturas do campeonato, não há como reverter essa situação. Tanto que as duas bandas do partido já lidam com ela normalmente.

São Luís, 19 de Julho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *