Os números são um pouco diferentes, mas seguem a mesma sequência e a mesma distribuição da pesquisa uma pesquisa concorrente, com alguns pontos percentuais a mais. Foi o que trouxe, ontem, a pesquisa do instituto Econométrica, que prospectou os primeiros passos da corrida à Prefeitura de São Luís, confirmando a liderança do prefeito Eduardo Braide (PSD), com 34,3% das intenções de voto, seguido do deputado federal Duarte Jr. (PSB) com 23,3%, do deputado estadual Neto Evangelista (UB) com 14,4%, do deputado estadual Wellington do Curso (PSC) com 5%, do deputado estadual Carlos Lula (PSB) com 4,3%, do vereador Paulo Victor (PCdoB) com 4,3% e do deputado estadual Yglésio Moises (PSB) com 3,1%. O levantamento encontrou 6,9% que não votariam em nenhum deles e 4,2% de indecisos. A Econométrica surpreendeu ao não incluir o ex-prefeito Edivaldo Jr., (sem partido) na pesquisa, que ouviu 874 eleitores nos d ias 16 e 17 de junho e tem margem de erro de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A regra recomenda que não se deve comparar pesquisas de opinião sobre tendências eleitorais, mas como as duas investigações foram realizadas basicamente no mesmo período e envolveram os mesmos nomes, além do fato de terem sido as primeiras relacionadas com a eleição para a Prefeitura de São Luís, os números apresentados pelo Econométrica são coerentes. E confirmam os percentuais levantados pelo instituto EPO, que surgiu com a equipe e o know-how do antigo Escutec.
Nenhuma novidade quanto à liderança do prefeito Eduardo Braide que, ao contrário do que vendem seus adversários, faz um governo bem avaliado pela opinião pública. Ele mostra que sabe o que estava fazendo quando resiste calado a uma série de provocações, evitando, com seu silêncio, desgastes que certamente sofreria se tivesse partido para o pugilato verbal. O prefeito é sensato, tem os pés no chão, sabe enfrentar situações adversas e parece decidido a não polemizar sobre qualquer assunto relacionado com a sua administração. Isso não quer dizer que ele deixe o circo pegar foco escondendo-se numa postura de indiferença ao que é falado a respeito da sua administração. Ao contrário, sabe o que está acontecendo e, à sua maneira, se movimenta contra as investidas.
O seu adversário mais próximo, o deputado federal Duarte Jr., tem cacife eleitoral importante, mas enfrenta sérios problemas dentro do próprio partido e da aliança partidária à qual pertence. O problema maior: é acusado, dentro e fora do seu partido, de não ser agregador. Isso quer dizer que, mesmo com o bom cacife mostrado nas duas pesquisas, nas quais aparece em 2º lugar, enfrenta dificuldades para mobilizar PSB, PT e PCdoB, partidos que representam o governador Carlos Brandão, o ministro Flávio Dino e o vice-governador Felipe Camarão, em torno do seu projeto de candidatura. Um sintoma dessa situação foi a declaração do deputado federal Márcio Jerry, presidente estadual do PCdoB, prevendo que a base governista pode lançar até dois candidatos à Prefeitura de São Luís.
Terceiro colocado no quadro sem o ex-prefeito Edivaldo Jr., o deputado Neto Evangelista precisa de uma aliança partidária forte para dar consistência ao seu projeto de candidatura. Em 2020, ele foi o candidato da coligação do seu partido com o PDT, apoiado ostensivamente pelo senador Weverton Rocha, que não rendeu os frutos esperados, mas também não o deixou a ver navios. Tanto que amargou derrota, mas saiu do processo eleitoral inteiro e turbinado para renovar seu mandato de deputado estadual.
Os outros quatro nomes situados na pesquisa Econométrica estão divididos em dos grupos. O primeiro é formado pelos deputados estaduais Wellington do Curso e Yglésio Moyses, que já são nomes carimbados nas corridas à Prefeitura. E o segundo reúne o deputado Carlos Lula e o vereador Paulo Victor, que na avaliação de todos são detentores de condições para crescer e entrar efetivamente na disputa.
O que é visível é a tendência no sentido de que o próximo prefeito de São Luís sairá dessa lista, sendo o prefeito Eduardo Braide o candidato mais forte entre eles. Pelo menos até aqui.
PONTO & CONTRAPONTO
Brandão e Renan Filho firmam pacote de investimentos na malha rodoviária do Maranhão
Da França, onde intensifica a recolocação do Brasil no cenário internacional, o presidente Lula da Silva (PT) concretiza mais uma promessa feita aos maranhenses durante a campanha eleitoral. Em sem nome, o ministro dos Transportes, Renan Filho, firmou ontem com o governador Carlos Brandão (PSB), em São Luís, um pacote de investimentos rodoviários no valor de R$ 750 milhões. As obras programadas são a conclusão da MA-006 – que liga Balsas a Tasso Fragoso -, que foi federalizada e passa a integrar a BR-330; a duplicação da BR-135 no trecho que vai de Outeiro (Santa Rita) e Miranda do Norte; a restauração do trecho entre Miranda do Norte e Caxuxa, e a intensificação das obras na BR-226 no trecho que vai ligar Timon a Teresina (PI).
Há muito tempo o Maranhão não recebia tamanha atenção de Brasília em relação a investimentos em infraestrutura rodoviária. A federalização da MA-006, uma das mais importantes rodovias maranhenses, que liga o norte e o sul do estado, foi objeto de inúmeras tentativas infrutíferas, agora formalmente viabilizadas e com recursos para conclui-la, o que dará uma nova dinâmica na movimentação rodoviária maranhense.
Outra obra de importância capital para o Maranhão é a duplicação da BR-135 entre o povoado Outeiro e a sede de Miranda do Norte. Esse trecho completa a duplicação que começa no Tirirical, em São Luís, e segue até Santa Rita. A duplicação até Miranda do Norte aliviará a pressão do tráfego na BR-135, a única ligação rodoviária de São Luís com o resto do mundo, hoje quase sufocada pelos milhares de caminhões que transportam soja das mais diferentes regiões do estado para o complexo portuário do Itaqui, o que a todo momento gera situações de colapso na tensa e perigosa mistura de caminhões graneleiros, cargueiros, ônibus, vans e automóveis.
No ato realizado no Palácio Henrique de La Rocque, o ministro Renan Filho destacou: “O presidente Lula falou que não quer nenhuma obra paralisada. Ele disse para recuperarmos o tempo perdido nos últimos seis anos, em que o Brasil foi transformado em uma das economias que menos investiu nos seus próprios recursos quando comparado com outras economias relevantes”. E foi mais longe ao se comprometer em trabalhar duro para que o Ministério dos transportes invista entre R$ 4 e R$ 5 bilhões em obras rodoviárias no Maranhão.
Em resposta, o governador Carlos Brandão se declarou feliz com o momento por que passam as relações do maranhão com o Governo Federal, reforçada pela orientação do presidente Lula da Silva no sentido de que os ministérios atendam as demandas do Governo do Estado: “Eu fico muito feliz com esse novo momento que estamos vivendo, é um marco histórico, com a retomada e o início de novas obras. Algumas dessas obras são esperadas há mais de 40 anos, como a BR-226, iniciada com o presidente Sarney e que vai ser concluída agora, com o presidente Lula”.
As parcerias firmadas pelo Governo do Estado com o Ministério dos Transportes levaram um grande número de deputados estaduais e federais ao Palácio Henrique de La Rocque. Eles conhecem o estado inteiro, sabem dos problemas e carências e manifestaram entusiasmo com o pacote rodoviário. Ao lado do governador e do ministro, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), se manifestou sobre as ações acertadas: “Essas ações em prol do desenvolvimento da nossa infraestrutura viária são esperadas há mais de três décadas. O governador Brandão já lutou muito para que essas obras acontecessem e isso mostra, além do seu compromisso com o nosso Estado, a parceria e o diálogo que o Governo Federal está tendo com o Maranhão”.
Ministro das Comunicações acompanha visitas de colegas ao Maranhão
Chamou a atenção, ontem, na oportuna e produtiva visita de trabalho do ministro dos Transportes, Renan Filho, ao Maranhão, a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Compreensível e até saudável que um ministro maranhense prestigie a passagem de um colega que venha ao seu estado trazer benefícios à população, como foi o caso de Renan Filho (MDB), que trouxe um pacote de R$ 750 milhões para rodovias. Mas passa a ser curioso o fato de o ministro Juscelino Filho se fazer presente em boa parte das visitas ministeriais ao Maranhão.
Ele deixa no ar a impressão de que tem uma agenda frouxa, quando se sabe que o Ministério das Comunicações trata de assuntos complexos – como telefonia e internet, por exemplo -, o que produz a suposição de que sua agenda de trabalho é repleta de compromissos em Brasília e fora de lá.
Na sua fala, o governador Carlos Brandão comemorou o fato de que nos últimos 15 dias pelo menos uma dezena de ministros visitaram o Maranhão trazendo benefícios. Numa verificação rápida, constata-se que em pelo menos quatro dessas visitas o ministro das Comunicações estava presente. Ou seja, cinco dias de folga no trabalho, já que todas as visitas se deram em dias úteis e em horário de expediente.
Curioso, não?
São Luís, 23 de Junho de 2023.