Dino mobiliza aliados visando “construir uma grande vitória” para Brandão e Lula

 

Flávio Dino trabalha forte para dar suporte a Carlos brandão e Lula da Silva nas eleições no Maranhão

Ao mesmo tempo em que cuida de manter unida a base partidária da chapa encabeçada pelo governador Carlos Brandão (PSB), pré-candidato à reeleição, na qual é pré-candidato a senador, o ex-governador Flávio Dino (PSB) trabalha também nos preparativos para a pré-campanha e a campanha do ex-presidente Lula da Silva (PT), no Maranhão, certo de que ele será mesmo o candidato do partido ao Palácio do Planalto. Desde que renunciou, em 31 de março, o ex-governador já comandou pelo menos duas reuniões com líderes do PSB, do PCdoB e do PT, produzindo o rascunho de um amplo roteiro de ações prevendo as vindas de Lula da Silva ao Maranhão durante a pré-campanha e a campanha propriamente dita, cujo primeiro evento será o lançamento da candidatura do ex-presidente em território maranhense. Flávio Dino defende a mobilização permanente das forças partidárias comprometidas com a democracia no Maranhão. E alerta que as lideranças não podem relaxar nem baixar a guarda, sob o argumento de que, mesmo em desvantagem, o presidente Jair Bolsonaro (PL) é um adversário perigoso, principalmente tendo a seu favor a poderosa máquina federal.

Flávio Dino trabalha para que Carlos Brandão e Lula da Silva tenham suas campanhas alinhadas, de modo que um atue em função do outro, transformando as chapas na base de um grande movimento político destinado a dar continuidade ao processo iniciado em 2014 no Maranhão, bem como derrotar nas urnas a extrema direita bolsonarista no país, brecando ainda o seu avanço no Maranhão. Ao mesmo tempo, o ex-governador integra um grupo de lideranças que cuida dos movimentos do líder petista. O grupo maranhense é formado basicamente pelos presidentes do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry; do PSB, deputado federal Bira do Pindaré, e do PT, Francimar Melo.

Além desse bloco de esquerda, ao qual está diretamente ligado, o ex-governador Flávio Dino se movimenta para consolidar a participação do PV, que formou federação com o PT, e que no Maranhão é parte do grupo Sarney, da federação PSDB/Cidadania, controlada no estado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania), e pelo PP, presidido local e nacionalmente pelo deputado federal André Fufuca, que mesmo alinhado à pré-candidatura do presidente Jair Bolsonaro no plano nacional, no Maranhão mantém alinhamento total às pré-candidaturas de Carlos Brandão para o Governo e Flávio Dino para o Senado. Espera ainda contar com o Solidariedade, que no momento está condicionado ao projeto de candidatura do seu presidente estadual, o suplente de deputado federal Simplício Araújo, ao Governo do Estado. Outros partidos, que já foram aliados, ainda podem fazer parte desse movimento.

Com essas alianças, o ex-governador maranhense restaura grande parte da grande base partidária que costurou em 2014 e manteve praticamente intacta até 2020, quando o senador Weverton Rocha rompeu a parceria e decidiu levar o PDT para o seu projeto de candidatura. Com o rompimento, o chefe pedetista “puxou” também o Republicanos e o PROS, mas esses partidos estão divididos, sendo que parte das suas lideranças já declararam apoio à chapa Carlos Brandão/Flávio Dino. Para dar dois exemplos: o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, é um dos líderes do Republicanos, mas é linha de frente na base de apoio do governador Carlos Brandão, e o ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques (PP), que inicialmente apostou no projeto do senador Weverton Rocha, é hoje partidário da candidatura de Carlos Brandão à reeleição.

Na última reunião do grupo, o ex-governador Flávio Dino motivou os líderes a trabalhar para “construir a vitória” do ex-presidente Lula da Silva. E o fez motivado pela certeza de que de volta ao Planalto o ex-presidente pode realizar “um governo que trabalhe todo dia em favor do progresso social e de oportunidades para todos”.

Isso só será possível se a grande aliança vencer as eleições.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Assembleia em Ação vai discutir problemas das regiões dos Lençóis, Munim e Baixo Parnaíba

Othelino Neto lidera ação da AL em Paulino Neves

Liderada pelo presidente Othelino Neto (PCdoB), uma comitiva parlamentar chega hoje a Paulino Neves, cidade de 17 mil habitantes, situada entre os Lençóis e Maranhenses e o Delta do Parnaíba, para a sétima edição do projeto “Assembleia em Ação”, que abrangerá também 17 municípios das regiões do Munim e Baixo Parnaíba, e cuja motivação central é possibilitar que a Assembleia Legislativa debata os problemas regionais com prefeitos, vereadores e lideranças na própria macro região. Será a primeira agenda desse projeto depois da pandemia do coronavírus, que durou dois anos. E Paulino Neves, que é também conhecida como “Capital do Ecoturismo do Maranhão”, vem ganhando importância por conta da sua localização, que é motivo de interesse de turistas, cientistas e ambientalistas do mundo inteiro.

A cidade, que fica a 350 km de São Luís, já é considerada um polo turístico importante, formando com Barreirinhas e Tutóia, as maiores referências da Região dos Lençóis. Ontem, o presidente Othelino Neto exortou os deputados a participarem do evento e estendeu o convite à classe política e à sociedade em geral. “Será um momento importante para trocarmos experiências e conhecermos em detalhes as demandas das regiões dos Lençóis Maranhenses, Munim e Baixo Parnaíba. Por isso, ratifico o convite a todos os parlamentares para que participem do evento e estendo o chamamento à classe política dos municípios envolvidos”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.

Foram convidados representantes de Paulino Neves, Barreirinhas, Santo Amaro, Araioses, Água Doce, Axixá, Belágua, Icatu, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Morros, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbanos Santos. “São todos integrantes de regiões detentoras de grande potencial turístico no estado, cujas realidades precisamos conhecer melhor para poder influenciar nas decisões que contribuam com o seu desenvolvimento, conciliando sempre as belezas naturais e o aproveitamento sustentável de seus recursos naturais e turísticos visando à geração de emprego e renda”, assinalou o presidente Othelino Neto.

Em tempo: a realização da edição do “Assembleia em Ação” em Paulino Neves foi proposta pelo deputado Wellington do Curso (PSC).

 

Lahesio recolheu as armas no embate com Simplício

Reação de Simplício Araújo fez Lahesio Bonfim recuar

O pré-candidato do PSC ao Governo do Estado, Lahesio Bonfim, pensou duas vezes e decidiu não alimentar o confronto verbal com o pré-candidato do Solidariedade, Simplício Araújo. O confronto começou quando há alguns dias Lahesio Bonfim declarou, num programa der rádio, em tom de crítica áspera, que só existia um frigorífico no Maranhão. Simplício Araújo, que fora secretário de Indústria, Comércio e Energia, reagiu acusando-o de ser desinformado e mostrando que são sete frigoríficos, citando o nome e o local de cada um. O pré-candidato do PTB tentou rebater acusando o adversário de desvirtuas suas palavras, mas sentiu que não tinha como continuar essa guerra de versões, mas sentiu o golpe e preferiu recolher as armas, elo menos por enquanto. Outros embates virão.

São Luís, 28 de Abril de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *