O PSB realiza neste domingo a convenção por meio da qual oficializará a candidatura do deputado federal Duarte Jr. à Prefeitura de São Luís. O parlamentar obteve o consenso no partido e será confirmado sem concorrente na agremiação. Ele vai para a convenção sem uma preocupação: a escolha do seu vice, que sairá das fileiras do PT numa disputa que tem de um lado a suplente de vereador Creuzamar Pinho, militante petista nos bairros de São Luís, e a advogada Isabelle Passinho, militante política focada em direitos das mulheres e das pessoas com deficiência física. O PT vai bater o martelo sobre o vice de Duarte Jr. hoje, numa reunião do partido cuja programação prevê o anúncio da escolhida no início da tarde.
A convenção do PSB vai, na verdade, sacramentar a candidatura do deputado federal Duarte Jr., à medida que não existe qualquer óbice a esse projeto dentro do partido. Duarte Jr. conseguiu ganhar o apoio entusiasmado do comando nacional do PSB, da direção estadual, que tem à frente o governador Carlos Brandão, e da direção municipal hoje comandada pelo vereador Paulo Victor, presidente da Câmara e um dos coordenadores da campanha. Esse suporte do partido é fruto de uma bem articulada movimentação do socialista, que se firmou como um oponente à altura do prefeito Eduardo Braide, em condições de levar a disputa para um segundo turno, tornando o resultado absolutamente imprevisível.
Fora do PSB, Duarte Jr. conseguiu juntar todos os partidos da aliança liderada pelo governador Carlos Brandão, a começar pelo PT, cuja direção nacional e o próprio presidente Lula da Silva estimularam a direção estadual e também o comando ludovicense a apoiar o candidato do PSB. Recentemente, Duarte Jr. ganhou o apoio formal do União Brasil, fechando o lastro da sua candidatura com PSB, PT, PCdoB, PV, PP, Cidadania, PRD, PSDB, Podemos, Patriotas, além do apoio informal de parte PSD e do MDB.
No jogo das articulações para a formação da sua base partidária, Duarte Jr. foi além do que os observadores previram. Ele fechou o grupo ganhando o presidente estadual do MDB, Marcus Brandão, como coordenador da sua candidatura e, muito provavelmente, da sua campanha. A iniciativa do presidente emedebista, além de fazer um contraponto ao presidente municipal do partido, deputado federal Cléber Verde, que, à revelia da direção estadual, decidiu apoiar o projeto de reeleição do prefeito Eduardo Braide, a tarefa assumida por Marcus Brandão é vista também como a confirmação do apoio do governador Carlos Brandão à candidatura do socialista.
É com base no potencial do parlamentar, no suporte partidário que ele reúne, e ainda no fato de que não existe opção melhor nos quadros do partido que o PSB vai sacramentar a candidatura de Duarte Jr. à Prefeitura de São Luís, com o desafio de superar o favoritismo do prefeito Eduardo Braide e chegar ao palácio de la Ravardière. Duarte Jr. vai para a convenção de amanhã – a partir das 15h no Ginásio Castelinho – como a grande aposta da aliança governista, em particular do PSB, para chegar ao Palácio de la Ravardière nas eleições de outubro, para comandar, se eleito for, o maior e mais importante município do Maranhão.
PONTO & CONTRAPONTO
Após longa discussão, Federação PSOL/Rede adia para hoje escolha do candidato a prefeito
A Federação PSOL/Rede não chegou a um acordo interno para a escolha do seu candidato a prefeito de São Luís. A reunião no qual o assunto foi tratado durou mais de seis horas, sem que o PSOL chegasse a uma definição entre o professor e advogado Franklin Douglas e a professora Ana Paula Martins.
A disputa entre quadros do PSOL se dá pelo fato de que o Rede voltou atrás com a candidatura da professora Janiselma Fernandes, lançada havia meses. Numa cuidadosa avaliação interna, os líderes do Rede chegaram à conclusão de que Janiselma Fernandes será mais útil disputando uma cadeira na Câmara Municipal. Ela foi candidata a prefeita em 2020, tem nome político consolidado.
O nome mais cotado é Franklin Douglas, um político de posições firmes, um discurso forte de oposição, que foi bem avaliado nos debates em 2020, exatamente por não poupar ninguém do seu verbo afiado.
A discussão será retomada hoje, quando a Federação decidirá quem será o candidato a prefeito
Em Tempo: A Coluna não conseguiu obter imagem de Ana Paula Martins.
Braide teria comunicado a aliados a continuação da vice Esmênia Miranda
O prefeito Eduardo Braide (PSD) teria comunicado aos seus aliados que vai manter a vice-prefeita Esmênia Miranda (PSD) como candidata à reeleição. Os dois vêm exercendo o mandato sem problemas. Houve pressão para que o prefeito mudasse de ideia e candidatasse a vice-prefeita à Câmara Municipal, mas ele não caiu na conversa e decidiu mantê-la e vai tentar a reeleição com chapa “puro sangue”.
Na avaliação do prefeito e do seu entorno, a vice-prefeita Esmênia Miranda tem sido a parceira ideal. Cumpre fielmente o seu papel e não se transformou num fardo político. Ao contrário, tem respeitado as regras do jogo, só aparecendo quando sua presença é necessária. De uns tempos para cá, a vice-prefeita passou a integrar a comitiva do prefeito em atos administrativos e inaugurações, numa demonstração de que a chapa continua alinhada.
Em política, principalmente em se tratando de uma corrida às urnas, tudo pode mudar, de repente, por conta de alianças que possam render votos, às vezes de maneira traumática. Mas esse não parece ser o futuro da atual vice-prefeita de São Luís.
São Luís, 20 de Julho de 2024.