Chapa única e articulação intensa levarão Roberto Costa à presidência da Famem

Roberto Costa: vitória da articulação

Ainda nos meses finais de 2023, quando as candidaturas a prefeito começaram de fato a ganhar corpos e nomes, e o então presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Ivo Rezende (PSD) perdia terreno diante da possibilidade de não ser candidato à reeleição para prefeito de São Mateus, o que acabou acontecendo, o então deputado estadual Roberto Costa (MDB), ainda sem admitir que seria candidato a prefeito de Bacabal, passou a ser apontado como o nome adequado para presidir a entidade municipalista. Mais de um ano depois, tempo em que foi eleito para comandar Bacabal, com uma vitória robusta eleitoral e politicamente, Roberto Costa está em contagem regressiva para se tornar presidente da Famem, se não por aclamação, por larga maioria. A eleição ocorrerá nesta quarta-feira (15), na sede da entidade, em São Luís.

A iminente eleição de Roberto Costa para a presidência da Famem, liderando chapa única, será o resultado de uma grande articulação política, para a qual foram decisivos vários fatores. O primeiro é o prestigio pessoal e a estatura política do novo prefeito de Bacabal. E o segundo é o poder de fogo político do seu principal apoiador, o governador Carlos Brandão (PSB), cuja participação nas articulações teve grande peso na costura e na amarração dos acordos favoráveis à candidatura do emedebista. Desse processo participou também a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB).

Um dos mais importantes e ativos quadros da sua geração, Roberto Costa não chegará à presidência da Famem por acaso. Sua candidatura, motivada, claro, pela eleição para a Prefeitura de Bacabal, é, portanto, o resultado de uma construção sólida, tijolo a tijolo, baseada numa ação política intensa, aberta, como ele caracterizou sua trajetória até aqui. O princípio básico dessa construção foi a conversa direta de Roberto Costa com os prefeitos, cuja esmagadora maioria é da sua geração. Traquejado nas lides partidárias, no plano legislativo e no jogo político em geral, Roberto Costa convenceu seus colegas prefeitos com a desenvoltura com que vem atuando há tempos como um dos principais articuladores do parlamento estadual com o trabalho que tem feito para manter de pé o braço maranhense do MDB.  

Com o espaço que conquistou em três mandatos e meio como deputado estadual, como dirigente do MDB – representando a nova geração do partido – e com as relações que mantém no Palácio dos Leões e   em Brasília, Roberto Costa disse como pretende atuar para viabilizar esse compromisso. Os prefeitos-eleitores entenderam que o prefeito de Bacabal, por tudo o que representa na política nesse momento, e lhe deram a credencial para representa-los no comando da entidade municipalista. Nas conversas com colegas, em busca de apoio, defendeu o fortalecimento da Famem, para torna-la uma instituição mais forte e mais ativa na defesa dos interesses dos municípios. E ouviu deles o aval à sua candidatura, decisão tomada com base no fato de que o prefeito de Bacabal reúne as condições apropriadas para levar a entidade municipalista a um patamar mais elevado do que o atual.

Ao fechar a chapa na última sexta-feira, tendo como 1º vice o prefeito de Peritoró, Josué Júnior (PP), e sem que outro candidato tenha se registrado para a disputa, Roberto Costa amarrou o item decisivo da sua candidatura à presidência, o que praticamente assegura a sua eleição. Para ser eleito, basta que ele tenha metade mais um, ou seja 109 dos 217. Só que nas contas dos seus aliados, levando em conta provável abstenção, ele será eleito com pelo menos 150 votos, o que será uma vitória retumbante. E como o pleito é presencial, poderá ocorrer um processo de eleição por aclamação.

 PONTO & CONTRAPONTO

Carnaval 2025

Anunciada com festa por Brandão, folia momesca começa no dia 31/01 a 04/03

Carlos Brandão faz self com multidão no lançamento da folia

O Carnaval do Maranhão vai começar no dia 31 de janeiro e vai até o dia 05 de março. Em São Luís, a festa momesca ocorrerá em dois circuitos, o de praia e o do Centro Histórico, consolidando agenda de Momo maranhense como uma das mais importantes da região. A programação foi lançada com festa, no sábado, pelo governador Carlos Brandão (PSB).

A folia momesca será aberta o Cortejo de Blocos Tradicionais pelo Centro Histórico, no último dia de janeiro. E der acordo com o anúncio feito pelo governador Carlos Brandão, a programação será a seguinte:

Pré-Carnaval Vem Pro Centro: nos dias 1º, 8, 15 e 22 de fevereiro, ocorrerá no Centro Histórico no grande palco de cultura e alegria, com polos de folia na Praça Nauro Machado, Praça do Reggae, Beco Catarina Mina e Praça do Tambor de Crioula.

As prévias carnavalescas nesse circuito celebrarão a identidade cultural do Maranhão, como também dinamizarão o turismo e a economia criativa, fortalecendo o comércio local e o lazer.

Pré-Carnaval Vem Pro Mar: a Avenida Litorânea   receberá os foliões nos dias 2, 7, 9, 16 e 23 de fevereiro. A expectativa é atrair mais de três milhões de participantes., quebrando o recorde do ano passado.

O Carnaval Oficial ocorrerá nos circuitos Vem Pro Mar e Madre Deus, a festa principal acontecerá de 27 de fevereiro a 4 de março, com a Avenida Litorânea como epicentro da folia, e o Circuito Madre Deus, preservando as tradições da cultura maranhense.

De acordo com o projeto carnavalesco, a festa momesca contará com ampla infraestrutura, incluindo caminhões-pipas para hidratação, hospital de campanha para emergências e arquibancadas acessíveis para pessoas com deficiência e idosos. As atrações locais e nacionais serão divulgadas ainda este mês nos canais oficiais do governador e do governo do Maranhão.

O governador Carlos Brandão destacou a importância da festa para a cultura, o turismo e a economia: “O Carnaval do Maranhão já entrou para os grandes circuitos nacionais, e é uma celebração da cultura, alegria e diversidade do povo maranhense. Com investimento, segurança e organização, vamos proporcionar momentos inesquecíveis para os moradores e turistas”. (Com informações da Secom)

Depois de amargar desastres administrativos, Paço do Lumiar ganha novos ares

Fred Campos tem a oportunidade
de transformar Paço do Lumiar

Estão aos poucos sendo renovados os ares na Prefeitura de Paço do Lumiar, com a chegada do prefeito Fred Campos (PSB) e a vice-prefeita Mariana Brandão (MDB). Ali, depois de anos e anos de administrações contraditórias, despreparadas e corruptas em larga escala. Anova gestão passa a impressão de que bons ventos chegaram ao município, que está entre os doze maiores do Maranhão.

Os dez da nova gestão foram de trabalho intenso, com o objetivo de desarmar as bombas de efeito retardado deixadas por dirigentes sem preparo para administrar um município da estatura de Paço do Lumiar. O prefeito Fred Campos, por sua vez, vem mostrando que sabe o que está fazendo.

Com 147 mil habitantes e espremido entre São Luís, São José de Ribamar e Raposa, o terceiro município da Ilha tem posição estratégica e um grande potencial de crescimento, que infelizmente não foi enxergado pelas administrações anteriores.

É grande a torcida para que Paço do Lumiar ganhe uma nova feição urbana e com grandes investimentos em infraestrutura, saúde e educação.

São Luís, 13 de Janeiro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *