Braide faz movimentos indicando que pode mesmo entrar na corrida aos Leões

Eduardo Braide, com chapéu de cangaceiro, entre a
vice-prefeita Esmênia Miranda, que poderá assumir o
comando de São Luís, e a cantora Ju Marques nos
bastidores de um show no aniversário de São Luís

Duas pesquisas absolutamente diferentes – uma tirando-o pela primeira vez da liderança nas intenções de voto, e outra reafirmando enfaticamente o seu favoritismo –, uma provocação feita por ele próprio em rede social e uma intensa onda de especulações recolocaram o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), no epicentro da corrida ao Palácio dos Leões, ainda que ele nada tenha dito sobre o assunto, permanecendo, portanto, como uma grande incógnita. O meio político está dividido, com uma maioria expressiva acreditando que ele é pré-candidato “fazendo cera”, aguardando o momento certo para anunciar sua candidatura; outros achando que ele não deixará a Prefeitura de São Luís para entrar numa aventura correndo o risco de ficar sem mandato; e existe um grupo menor, que não quer arriscar nenhum palpite.

Nesse contexto, o prefeito de São Luís tem usado as redes sociais para disparar recados sutis, como a provocação que fez no final da semana, quando postou uma pergunta enigmática, aparentemente destinada a seguidores. Eduardo Braide indagou: “Me disseram que eu tenho filhos em várias cidades! Então, eu quero saber: de qual município você me acompanha?” Muitos viram na conversa uma estratégia do prefeito da Capital para dizer que está no páreo, no caso quebrando a barreira que o separa do interior do estado. Eduardo Braide é versado em rede social e alcança larga fatia do eleitorado de todas as regiões do Maranhão, para onde começa a direcionar o seu radar político com foco eleitoral.

Pela enésima vez, a Coluna lembra que Eduardo Braide é um político racional e pragmático, e por isso não será possível vê-lo dando passos fora da curva. Se ele for mesmo pré-candidato, está aguardando o momento certo para fazer o anúncio. Isso porque, ao contrário de outros políticos da sua geração, que gostam de se expor e de chamar a atenção do eleitorado. Eduardo Braide acredita tão somente no seu próprio carisma e na sua capacidade de se relacionar com o eleitorado, o qual conseguiu seduzir em larga escala quando foi deputado estadual por dois mandatos, deputado federal por um e prefeito de São Luís em duas eleições consecutivas. Em resumo: o prefeito da Capital não dá murro em ponta de faca.

Leitor aplicado do ambiente político em que atua, Eduardo Braide sabe que a atual corrida ao Governo do Estado será muito difícil, principalmente se o governador Carlos Brandão (PSB) confirmar sua permanência no cargo e a candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB); se o vice-governador Felipe Camarão (PT) conseguir o apoio ativo do presidente Lula da Silva (PT) numa aliança com o PSB, e se o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo) conseguir arrastar uma fatia expressiva do eleitorado bolsonarista. Para viabilizar a sua candidatura, terá de ampliar o seu poder de fogo na Grande Ilha, onde cerca de um milhão de eleitores estão sendo disputados por todos os pré-candidatos.

Se decidir não entrar na briga, Eduardo Braide influenciará decisivamente no seu desfecho. Ele sabe que não pode ficar isolado desse confronto, e por isso, se não for ele próprio, deve apoiar um candidato, que pode vir a ser o vice-governador Felipe Camarão, que vem fazendo gestos ostensivos de aproximação. Há quem garanta que o prefeito já conversa com o grupo dinista e que desse diálogo pode sair uma aliança forte política e eleitoralmente. Essa equação pode tê-lo na cabeça da chapa, podendo também ficar de fora, mas indicando o vice de Felipe Camarão, como muitos vêm prevendo.

O fato é que, vivendo um grande momento com o prefeito reeleito de São Luís e com elevado índice de aprovação, Eduardo Braide sabe que pode definir o rumo da corrida ao Palácio dos Leões. Daí os movimentos que vem fazendo sem se declarar candidato.

PONTO & CONTRAPONTO

PP dá novo prazo para André Fufuca deixar Ministério do Esporte

André Fufuca deve conversar com Lula da Silva
sobre sua saída do Ministério do Esporte

O comando do PP deu novo prazo para que André Fufuca desembarque do Ministério do Esporte e reassuma o seu mandato de deputado federal. O prazo inicial terminou ontem (30), mas o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), anunciou, em entrevista à Globo News, que ele tem até o dia 6 (segunda-feira) para entregar o cargo. O próprio André Fufuca não comentou a situação de pressão em que se encontra.

Ao confirmar o novo prazo, o presidente nacional do PP não revelou que medidas o partido tomará se André Fufuca e outros quadros da agremiação decidirem permanecer nos cargos que ocupam. O senador Ciro Nogueira deixou no ar a impressão de que as punições serão brandas.

André Fufuca deve conversar com o presidente Lula da Silva até sexta-feira, devendo sair da conversa com a sua demissão acertada, ou permanecendo como ministro do Esporte. Se decidir permanecer no cargo, será um ministro sem aval partidário, portanto sem força política.

Pré-candidato ao Senado, André Fufuca poderá ter seu projeto eleitoral prejudicado. Mas pouco ou nada mudará na sua relação com prefeitos fortes, como Rildo Amaral (PP), de Imperatriz, Rafael (PSB), de Timon, Gentil Neto (PP), de Caxias, e Felipe dos Pneus (PP), de Santa Inês, entre outros.

Paulo Victor rebate factoide e garante que sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa está de pé

Paulo Victor: mantém projeto de ser deputado estadual

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB), teve o seu projeto de chegar à Assembleia Legislativa bombardeado pela notícia falsa dando conta de que a iniciativa estaria perdendo força. E não perdeu tempo em desmontar o factoide, reafirmando, categoricamente, que sua pré-candidatura a deputado estadual está se consolidando dentro do cenário previsto.

O ataque levou o presidente do parlamento ludovicense a refazer as suas contas e concluir que detém cacife para entrar na disputa, tendo como base principal o eleitorado da Capital, onde tem aliados de peso, como os vereadores Astro de Ogum (PCdoB), Beto Castro (Avante), Marlon Botão(PSB) e Otávio Soeiro (PSB), por exemplo.

Paulo Victor despontou no cenário político da Capital como um político diferenciado pelo arrojo das suas posições e pelo alcance dos seus projetos. Um exemplo do desempenho político está no fato de ele ter se elegido presidente do parlamento municipal três vezes consecutivas. No campo da produção parlamentar, o bem-sucedido projeto de fechar a Avenida Litorânea às segundas, quarta e sextas-feiras, das 4h às 6h30 para práticas esportivas sem riscos é exemplar.

Ao comentar o factoide sobre o seu projeto de ascender ao parolamento estadual nas urnas de 2026, o vereador Paulo Victor avisou que seu projeto está de pé e que aposta alto no seu potencial.

São Luís, 01 de Outubro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *