Inop: Braide lidera corrida aos Leões seguido de Brandão, Bonfim e Camarão

Inop: Eduardo Braide lidera seguido de Orleans Brandão,
Lahesio Bonfim e Felipe Camarão

Se a eleição para o Governo do Estado fosse agora, o páreo seria decidido em segundo turno entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), que sairia do primeiro turno com 36,24% dos votos, e o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), com 23,26%. O terceiro colocado seria o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 18,25%, em quarto sairia o vice-governador e no momento governador em exercício Felipe Camarão (PT) com 10,98% da votação. O levantamento também encontrou 3,99% que afirmaram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos, e 7,28% que não souberam ou não quiseram responder.

Esse cenário resultou de pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop), divulgada pelo bem informado blog do jornalista Gilberto Leda.

Três dados chamam a atenção na pesquisa Inop. Primeiro, a liderança aparentemente consolidada do prefeito Eduardo Braide, que vai sedimentando o potencial para manter a tendência de ser o mais votado no primeiro turno. O segundo dado é a posição surpreendente do secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão, apontado como virtual candidato ao Governo do Estado, há hipótese de o governador Carlos Brandão (PSB) permanecer no Governo até o final do mandato. E o terceiro é a colocação do vice-governador Felipe Camarão na quarta posição, o que, se confirmado, será um fator complicador para o seu projeto de candidatura na hipótese de o governador Carlos Brandão permanecer no cargo e lançar e apoiar a candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas.

Ainda que muito distante da reta final, uma vez que a corrida ainda se encontra na fase de aquecimento, o prefeito Eduardo Braide ganha mais um pilar indicativo de que sua liderança é estável, o que reforça a sua estatura como líder das intenções de voto até aqui. O aparecimento de Orleans Brandão na segunda posição é um indicativo claro de que o seu projeto de candidatura está se fortalecendo. O secretário de Assuntos Municipalista está em pré-campanha aberta, percorrendo o estado e representando o governador Carlos Brandão em inaugurações com prefeitos nos quatro cantos do Maranhão.

Colocado na terceira posição nesse levantamento, Lahesio Bonfim permanece, porém, sustentado por um percentual respeitável, com bom potencial para evoluir. Vai depender do seu desempenho na montagem de uma chapa.

Por essa pesquisa, que ouviu 2.132 eleitores, mas não especificou as regiões nem revelou a margem de erro, situação mais dramática é a dos vice-governador Felipe Camarão, que aparece na casa dos dez pontos percentuais, como quem está enfrentando um processo de erosão na sua base política e eleitoral, fragilizando a corrente dinista no cenário político estadual. Essa situação certamente será mais acentuada se o governador Carlos Brandão permanecer no cargo e apoiar a candidatura de Orleans Brandão. E pode mudar radicalmente a seu favor se ele assumir em abril do ano que vem e entrar na corrida como governador candidato à reeleição.

A pesquisa Inop mostra, finalmente, que o cenário da corrida sucessória ainda é um rascunho, que só tem consistência no que diz respeito ao prefeito Eduardo Braide, que mantém a liderança em todos os levantamentos feitos até aqui, com variação que vai de 27% a 42%. Os 36% que recebeu do Inop confirma a sua liderança, o que não pode ser dito em relação às posições de Orleans Brandão, Lahesio Bonfim e Felipe Camarão. E nesse contexto, o detalhe que mais chama a atenção é o fato de o prefeito de São Luís não haver emitido qualquer sinal claro e afirmativo de que será candidato a governador, informação que até as pedras de cantaria da Praia Grande já comentam há tempos.

Os números do Inop indicam que, à exceção do que diz respeito ao prefeito Eduardo Braide, a corrida sucessória ainda é um campo vasto de incertezas.

PONTO & CONTRAPONTO

Para o Senado, Brandão lidera, mas sem ele, Roseana sai na frente

Carlos Brandão, Weverton Rocha, Roseana Sarney.
André Fufuca e Eliziane Gama estão no jogo para o Senado

Os números encontrados pelo Inop para a disputa senatorial estão dentro do que já era previsto se levada em conta a candidatura do governador Carlos Brandão (PSB) a uma das vagas, e absolutamente surpreendente num cenário sem a candidatura do chefe do Poder Executivo.

Se a disputa senatorial fosse agora com a participação do governador Carlos Brandão, ele teria 36,21 dos votos, garantindo uma das cadeiras, enquanto a outra ficaria com o senador Weverton Rocha (PDT), que obteria 17,50% da votação, seguido do ministro André Fufuca (PP) com 7,88%, do deputado Yglésio Moises (PRTB) com 6,89%, e a senadora Eliziane Gama com 6,85% dos votos.

Trata-se de um cenário movido pela lógica, salvo pela posição da senadora Eliziane Gama (PSD). O governador Carlos Brandão tem cacife político e eleitoral para liderar essa corrida e, segundo as pesquisas e as informações que circulam no meio político e fora dele, ele tem condições de sair das urnas como senador da República, o que não se pode afirmar em relação aos demais candidato, mesmo com a posição mais confortável do senador Weverton Rocha.

A grande virada poderá se dar se o governador Carlos Brandão decidir permanecer no cargo. Nesse cenário a deputada federal Roseana Sarney (MDB) aparece na liderança com 29,69% das intenções de voto, seguida pelo senador Weverton Rocha, que mantém a segunda colocação, mas perde força é o segundo, com 10,93%, e travaria uma guerra com a senadora Eliziane Gama (PSD), que tem 7,36%, e com o ministro André Fufuca tem 6,75%. Além deles, aparecem os deputados federais Pedro Lucas (União) com 5.86%, e Aluísio Mendes Republicanos) com 5,53%, e o ex-prefeito Dr. Hilton Gonçalo (1,78%). Nesse cenário, 32% se mostraram insatisfeitos

A pesquisa indica que muita agitação está a caminho em relação à corrida para o Senado.

Destaque

Com quatro noites de festa, o Arraial da Assembleia confirmou seu compromisso com a cultura popular

Iracema Vale reverencia novilho, bailarinas do Barrica
animal o Arraial e Iracema e deputados
recepcionam Orleans Brandão

Mais uma vez a Assembleia Legislativa prestigiou a cultura popular do Maranhão em dose certa com a relação do seu Arraial, já apontado como referência nos festejos juninos de São Luís.  Sob a orientação direta da presidente Iracema Vale (PSB), que acompanhou cada detalhe da montagem da estrutura e da programação que animou o grande pátio do Palácio Manoel Beckman durante de quinta-feira (18) a domingo (21), com a participação de deputados, servidores, convidados e a comunidade em geral. E como não poderia, o Arraial da Assembleia também teve uma pitada de política.

Por ali, durante as quatro noites de festa, desfilaram os mais consagrados grupos de Bumba Meu Boi dos quatro sotaques, como Maioba, Maracanã, Morros e Guimarães, e folguedos tambor de crioula, como cacuriá, dança do coco, dança portuguesa e consagrado Boizinho Barrica.

E como não poderia deixar de ser, o Arraial da Assembleia viveu a sua tradicional pitada política, com a participação de deputados, líderes partidários – como Marcus Brandão, presidente do MDB, que participou da festa de abertura – prefeitos, entre eles o Bacabal, Roberto Costa (PSB), que é também presidente da Federação dos Munícipios do Maranhão. E no domingo, a pitada política foi maior com a presença do secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão (MDB), que se movimenta como pré-candidato a governador.

A presidente da Assembleia Legislativa avaliou: “O Arraial da Assembleia comprovou que é uma festividade que o público aprova, que o povo do Maranhão gosta. As famílias compareceram e aproveitaram bastante. É uma diversidade cultural muito grande e a Assembleia cumpre o seu papel de fomentar a cultura, de apoiar a brincadeira que são genuinamente maranhenses, não só da grande São Luís, mas de outros locais como Lençóis, Munim, Baixo Parnaíba, então, a gente está muito feliz e grata por, junto com os deputados, promover esse momento maravilhoso de confraternização com o povo do Maranhão”.

No mais, foram quatro dias de festas dentro das mais rica das tradições maranhenses. O público lotou todo o espaço, famílias inteiras prestigiaram as manifestações, num ambiente atraente e seguro e bem definido pelo diretor de Comunicação da Alema, jornalista Juracy Filho, que comandou o trabalho de 100 profissionais de comunicação na cobertura do evento para TV, Rádio e canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias:

“Mobilizando uma equipe de profissionais que puderam mostrar ao povo do Maranhão a nossa diversidade cultural. Então, o saldo é muito positivo, inclusive com outros portais retransmitindo a nossa programação, o que mostra o acerto da nossa divulgação, graças às condições que foram dadas pela presidente Iracema Vale, para que esse trabalho de comunicação levasse para aqueles que estão distantes, toda essa diversidade de ritmos e cores desta festa que traz as nossas raízes pulsando mais forte no nosso São João, que é o melhor do mundo”.

A impressão geral de quem participou da festa é a de que o Arraial da Assembleia Legislativa foi um sucesso.

São Luís, 24 de Junho de 2025.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *