Roseana Sarney está nomeada secretária, mas será por pouco tempo

Roseana Sarney: secretária
por pouco tempo

Foi quase como uma pegadinha. Mas aconteceu de verdade, no entanto com outro viés e outra explicação: a ex-governadora, ex-senadora e atual deputada federal Roseana Sarney (MDB) está, de fato, nomeada secretária extraordinária de Assuntos Legislativos do Governo do Maranhão. Mas, ao contrário do que enfocou a edição de ontem da Coluna, baseada em conversa com fontes, ela não vai trabalhar na articulação das relações do Poder Executivo com o Poder Legislativo nem será um trunfo político do governador Carlos Brandão (PSB) por muito tempo. Pelo simples fato de que será demitida na semana que vem, devolvendo o cargo para o ex-deputado estadual Raimundo Cutrim, e ex-secretário de Segurança Pública em dois dos seus quatro governos. Assim, o que pareceu para muitos uma jogada de bom faro político do governador Carlos Brandão para enfrentar adversários, foi, na verdade, a concessão de uma gentileza do chefe do Executivo à parlamentar emedebista e sua aliada.

A versão palaciana da história, que chegou à Coluna por fonte acreditada, na manhã de ontem, é a seguinte: na quinta-feira, ainda vivendo o recesso parlamentar em São Luís, mas enfrentando problemas de saúde, a deputada não se sentiu segura para enfrentar um voo para Brasília, onde participaria hoje da eleição da nova Mesa da Câmara Federal. Diante da pressão do comando nacional do MDB, que quer todos os seus deputados participando da sessão e votando no candidato Hugo Mota para presidente, Roseana Sarney tentou se licenciar para permitir que o suplente Hildo Rocha participe da sessão. Logo soube que não há licenciamento no recesso, o que impediria que Hildo Rocha assumisse o mandato e participasse da votação.

A política, como tem insistido a Coluna, não tem limites quando se trata de imprevisibilidade: alguém lembrou à deputada que, caso ela fosse nomeada para um cargo de 1º escalão no Governo do Estado, ela, mesmo no recesso parlamentar, que terminaria ontem, estaria automaticamente licenciada, permitindo a Hildo Rocha assumir e votar hoje na eleição da Mesa Diretora, conforme orientação do comando emedebista. O governador Carlos Brandão estava em Brasília, onde foi alcançado por Roseana Sarney, que lhe colocou a situação, apresentou a solução e pediu o seu apoio. O governador concordou, mas mandou consultar o secretário recém nomeado Raimundo Cutrim, que também concordou com a solução. Ato contínuo, Raimundo Cutrim foi exonerado e Roseana Sarney nomeada para substitui-lo. Com o ato de nomeação da deputada no bolso do paletó, Hildo Rocha seguiu para Brasília e assumiu a vaga ontem mesmo, tornando-se apto para votar.

O ato de nomeação saiu no início da noite e, como era de se esperar, chegou à blogosfera e aos portais de notícia como uma bomba imprevista. E como chegou sem qualquer explicação política, desencadeou naturalmente uma onda de especulações, na qual a Coluna entrou, mas com os pés no chão, desenhando o cenário e levantando possibilidades de atuação de Roseana Sarney como secretária de Assuntos Legislativos do Governo Carlos Brandão. Sua permanência no cargo só durará alguns dias, quando ela será exonerada e Raimundo Cutrim será renomeado. E tão logo seja exonerada, Roseana Sarney se licenciará do mandato, deixando Hildo Rocha em Brasília por longos quatro meses.

Independentemente do que aconteceu, que apanhou todos de surpresa, Repórter Tempo mantém inalterada sua expectativa bem otimista em relação a uma possível atuação da ex-governadora e ex-senadora e atual deputada federal Roseana Sarney como secretária extraordinária de Assuntos Legislativos do Governo Carlos Brandão. A julgar pelo volume de experiências que acumulou desde que assessorou o pai, então presidente José Sarney na relação com a classe política nos primeiros momentos da retomada da democracia até quando, como senadora, foi líder do Governo Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional, Roseana Sarney tem conhecimento e vivência de sobra nos mais diferentes aspectos que envolvem as relações políticas.

Fica a lição de que, também na política, nem tudo o que parece é. Pelo menos à primeira vista.

PONTO & CONTRAPONTO

Pedro Lucas vence disputa interna e é indicado líder do UB na Câmara Federal

Pedro Lucas Fernandes, Carlos Brandão e Antônio Arrueda

Confirmado o que estava escrito nas estrelas do União Brasil: o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, que preside o braço do partido no Maranhão, foi escolhido para liderar a bancada da agremiação na Câmara Federal.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, em Brasília, em ato comandado pelo presidente do UB, Antônio Arrueda, e que contou com a presença do governador Carlos Brandão (PSB).

A escolha do parlamentar maranhense, que já foi líder, se deu após uma intensa disputa dentro do partido, onde várias correntes medem forças. Por não pertencer a nenhuma delas e ser reconhecido pelos seus esforços no sentido de unificar a legenda, bem como o seu discurso na Câmara Federal.

Pedro Lucas Fernandes foi chancelado pela maioria dos votantes do pleito interno, tendo disputado a indicação com vários colegas do partido. E sua missão será também a de trabalhar para manter o União Brasil na base de apoio do presidente Lula da Silva, que tem o deputado federal Juscelino Filho como ministro das Comunicações.

Pedro Lucas Fernandes deve continuar como presidente do partido no Maranhão.

Braide indica Dr. Joel como líder na Câmara

Dr. Joel e Eduardo Braide, que anuncia
sua escolha para líder do Governo

O prefeito Eduardo Braide (PSD) confirmou o que já vinha sendo dado como certo nos bastidores da política ludovicense: nomeou o vereador Dr. Joel (PSD) líder do Governo na Câmara Municipal de São Luís. Joel Nunes é médico e foi um dos mais importantes e leais auxiliares da atual gestão municipal, na qual atuou como secretário de Saúde.

Com a nomeação, o prefeito define a linha de ação do seu Governo no parlamento municipal, que terá no líder Dr. Joel um defensor determinado e convicto, até porque tem parte efetiva na atual gestão da Capital, tendo mostrado competência em gestão pública, principalmente no período da pandemia, incorporando a defesa da vacinação.

Como líder do Governo, o vereador Dr. Joel vai enfrentar desafios que estão se desenhando, como uma oposição forte, formada pelos vereadores do PSB e aliados, liderados pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), como aconteceu no mandato passado.

A vantagem é que a acachapante reeleição em turno único deu ao prefeito o gás político que precisava para encarar ataques adversários, principalmente se o projeto de disputar o Governo do Estado ganhar forma.

O líder Dr. Joel terá papel decisivo na construção de uma relação republicana do prefeito Eduardo Braide com o parlamento municipal.

São Luís, 01 de Fevereiro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *