Pinheiro: pesquisa mostra cenário em mudança na corrida à Prefeitura

André da RalpNet lidera, mas Doutor Kaio
e João Bastista Segundo estão no páreo

As disputas por prefeituras costumam confirmar tendências no que diz respeito às preferências do eleitorado, mas também pregam peças alterando cenários nos quais se acreditava que seriam mantidos. A mais recente pesquisa que mediu a corrida à Prefeitura de Pinheiro, feita pelo Instituto Qualitativa, sinaliza que algo nesse sentido pode está em curso na disputa pelo comando da Princesa da Baixada. Seus números trouxeram à tona um cenário em que o favoritismo do candidato André da RalpNet (Podemos) encolheu fortemente, indicando que a briga pela Prefeitura de Pinheiro caminha para uma disputa acirrada e com desfecho imprevisível.

Ali, o levantamento aferiu que André da RalpNet tem 34,55% das intenções de voto, seguido de Doutor Kaio, que aparece com 22%, João Batista Segundo com 18,25%, Geraldo Jr. com 2,75%, e ainda Coronel Senilson (2%), Professor Dinas (1,75%), e Filho de Coqueiro (0,75%). Além disso, 12,75% não souberam ou não quiseram responder, enquanto 5,75% não votariam em nenhum ou anulariam o voto ou votariam em branco.

O quadro da corrida em Pinheiro está claro. André da RalpNet (Podemos) saiu na frente, com larga vantagem sobre João Batista Segundo e Geraldo Jr., atraindo o apoio entusiasmado da Federação Brasil Esperança (PT/PCdoB/PV), da senadora Ana Paula Lobato (PDT) e do deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade), formando uma poderosa base de apoio. Mas esse embalo foi contido com o lançamento de Doutor Kaio (?) pelo prefeito Luciano Genésio (?), que parecia fragilizado, mas que está dando uma surpreendente demonstração de força, avisando que está politicamente vivo e que seu candidato pode virar esse jogo.

Os números da pesquisa do Instituto Qualitativa mostram com clareza a possibilidade de uma virada em Pinheiro. Um caminho seria uma aliança de Doutor Kaio com João Batista Segundo, cujos percentuais somados representam nada menos que 40% das intenções de voto, seis pontos a mais do que os 34,55% de André da RalpNet. Se a aliança juntar André da RalpNet com João Batista Segundo, a soma das intenções ultrapassaria 50%. Ou seja, tudo pode acontecer na cena política de Pinheiro e o resultado da eleição pode fortalecer ou fragilizar a senadora Ana Paula Lobato no seu berço político, ou o prefeito Luciano Genésio, que está mostrando que ainda tem fôlego e que pode fazer diferença na disputa.

Vale chamar a atenção para a etapa decisiva do jogo eleitoral que começa agora, com a definição das candidaturas e a campanha propriamente dita, que será deflagrada para valer em meados de agosto e durará 45 dias. No caso de Pinheiro, André da RalpNet tem, ao mesmo tempo, a situação mais confortável, mas também a mais delicada, porque saiu na frente turbinado, perdeu muita musculatura, e agora tem pela frente o desafio de manter o que lhe sobrou. Basta analisar o cenário utilizando a margem de erro de cinco pontos e encontrar-se-á combinação em que Doutor Kaio chegará muito próximo, mas também havendo outra em que a distância aumentará expressivamente.

Resumo da opereta pinheirense: ao contrário da impressão de imbatível que causou até pouco tempo atrás, André da RalpNet não tem sua vitória garantida, o mesmo acontecendo com Doutor Kaio e com João Batista Segundo. Mas há uma diferença entre eles: o favorito perde peso enquanto o segundo e o terceiro tendem a ganhar, o que torna a corrida sucessória em Pinheiro um caso especial em meio a tantos cenários, tantas tendências e tantos avanços e recuos.

Em Tempo: A pesquisa do Instituto Qualitativa ouviu 400 eleitores pinheirenses nos dias 24 e 25 de julho, tem margem de erro de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos, intervalo de segurança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-09431/2024.

PONTO & CONTRAPONTO

Braide e Duarte Jr. se movem prevendo acordos para um segundo turno

Eduardo Braide e Duarte Jr. montam campanha
também pensando em dois turnos

Os comandos das campanhas do prefeito Eduardo Braide (PSD) e do deputado federal Duarte Jr. (PSB) já trabalham certos de que a disputa pela Prefeitura de São Luís está definitivamente polarizada, e montam as suas estratégias para identificar possíveis aliados a serem seduzidos para um segundo turno.

Os apoiadores de Eduardo Braide, que já temo apoio do MDB e do Republicanos, trabalham com a possibilidade de atrair o PDT na segunda rodada, caso o candidato do brizolismo não chegue ao chegue lá, como aconteceu em 2020.

Se a polarização se confirmar e houver segundo turno, os estrategistas de Duarte Jr. vão trabalhar para manter a base partidária da candidatura do socialista, avaliando também a possibilidade de atrair o deputado estadual, Wellington do Curso (Novo), caso ele não passe para o turno final.

Esses movimentos serão mais evidenciados ao longo da campanha.  

Paula Azevedo tenta reverter afastamento e voltar ao comando de Paço do Lumiar

Paula Azevedo se diz injustiçada
e quer voltar ao cargo

Com a ajuda do PCdoB, a prefeita afastada de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, está utilizando todas as brechas judiciais possíveis para reverter o seu afastamento e reassumir o cargo. Ela pretende voltar a despachar no gabinete principal da prefeitura luminense antes das eleições.

Nas conversas reservadas, Paula Azevedo tem dito que não pretende se envolver com a corrida eleitoral, preferindo se dedicar à administração, com o objetivo de preparar a máquina municipal para passar ao seu sucessor, seja ele quem for.

Por sua vez, o prefeito interino, Inaldo Pereira (PSDB), está movendo céu e terra para permanecer no comando da máquina até o final da atual gestão, no dia 31 de dezembro, quando o novo prefeito assumirá. Ao contrário da prefeita afastada, ele está posicionado ao lado do candidato do PSB, Fred Campos, já visto por muitos como o próximo alcaide de Paço do Lumiar.

No meio político, com exceção de alguns aliados dela, a impressão dominante é a de que Paula Azevedo não mais retornará ao cargo.

São Luís, 31 de Julho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *