A postura oposicionista do deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) vinha ensejando debates mornos na Assembleia Legislativa, à medida que suas estocadas pontuais no Governo do Estado tinham como respostas esclarecimentos e contra-ataques do líder do Governo, deputado Neto Evangelista (União Brasil), com o reforço eventual de outros deputados. Houve momentos mais tensos, embates com boa dose de acidez, mas como o de quarta-feira (12), quando a bancada governista reagiu duramente a uma postagem feita pelo deputado Othelino Neto nas suas redes sociais mostrando uma paciente que, segundo ele, estaria esperando há dois anos por uma cirurgia eletiva no Hospital Carlos Macieira.
A reação governista foi dura e mostrou que o grau de tolerância do Palácio dos Leões com as investidas do parlamentar está sendo reduzido dia a dia. Principalmente diante do fato de que, segundo as vozes governistas, que se revelou informação sem qualquer fundamento. Antes, na terça-feira (11), uma reação enfática ocorrera por conta de outro vídeo postado nas redes sociais do deputado Othelino Neto dando conta de uma crise entre comerciante do Entreposto Pesqueiro e os do Mercado do Peixe, na Avenida Beira-Mar, que travam uma guerra por lucros. Othelino Neto disse que o problema estaria na não conclusão da reforma do Mercado do Peixe, por atraso de pagamento.
A reação governista veio num discurso forte do vice-líder do Governo, deputado Zé Inácio (PT), na sessão de terça-feira (14). Ele definindo a atuação de Othelino neto como a de uma “Oposição de WhatsApp”. Ao mesmo tempo, mostrou que o ataque ao Governo fora injusto, uma vez que, ao contrário do que fora dito, a reforma do Mercado do Peixe está concluída, e que a encrenca entre mercadores de peixe nada tem a ver com o Governo do Estado. Em tom duro, Zé Inácio acusou Othelino Neto de basear seu discurso em “informações imprecisas e não verificadas”.
Na sessão de quarta-feira (12), o líder governista Neto Evangelista (União Brasil) contestou informação postada por Othelino Neto denunciando que uma suposta paciente do Hospital Carlos Macieira estaria há quase dois anos esperando por uma cirurgia eletiva. Neto Evangelista foi enfático ao afirmar que a denúncia é inverídica. E disparou: “Toda fake news deve ser combatida. E essa do deputado Othelino é muito grave. Ele se utilizou de uma data que não corresponde com a do prontuário da paciente. Portanto, olhem a gravidade do que a oposição está fazendo: jogando de qualquer jeito, com informações erradas, para tentar atacar o governador Carlos Brandão. (…) Não dá para tratar uma coisa séria como a saúde pública usando essa política tupiniquim, fazendo politicagem”.
O líder governista concedeu cinco apartes, todos criticando os movimentos do deputado Othelino Neto. O deputado Jota Pinto (Podemos) revelou que entrou em contato com a família da paciente citada na denúncia de Othelino Neto e que constatou que a denúncia era inverídica. O petista Zé Inácio avaliou que Othelino Neto “gosta de fazer oposição por meio de WhatsApp”. Já o deputado Ricardo Arruda (MDB) alertou para o uso de fake news na política, avaliando que a oposição joga errado ao usar informação falsa. E o deputado Florêncio Neto (PSB) alfinetou: “Devemos utilizar o nosso mandato para fazer gestos concretos. Acredito que isso pode ser o movimento de toda esta Casa, inclusive do deputado Othelino, que hoje tem a sua esposa como titular de um mandato no Senado, e que pode sim ajudar nesse diálogo”. E o deputado Davi Brandão (PSB) foi mais duro: “Toda vez que tiver alguma mentira querendo se sobressair à verdade, nós estaremos aqui para mostrar a realidade”.
Igualmente duro foi a fala do deputado Antônio Pereira (PSB) reagindo ao fato de o deputado Othelino Neto ter chamado o governador de “caloteiro”. Ele chamou a atenção para o fato de que, quando fora secretário do Governo em Brasília, Othelino Neto não enxergou calote na gestão estadual. E classificou de incoerência e deselegância atacar o governador acusando-o de calote.
O deputado Othelino Neto não participou da sessão de ontem, mas no plenário corria a certeza de que a reação aos seus ataques ao Governo e ao governador será cada vez mais dura.
PONTO & CONTRAPONTO
André Fufuca recebe a Medalha Manuel Beckman da Assembleia Legislativa e reforça projeto senatorial
O ministro do Esporte, André Fufuca, recebeu ontem com a maior honraria da Assembleia Legislativa: a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, a maior comenda do Poder Legislativo maranhense. A entrega da comenda aconteceu em sessão solene do parlamento estadual, conduzida pela presidente Iracema Vale (PSB), com a participação direta do proponente, o deputado estadual Davi Brandão (PSB).
André Fufuca, que hoje é deputado federal licenciado e já foi deputado estadual, foi agraciado, segundo o deputado Davi Brandão, pelos seus méritos como político e pelos benefícios que tem trazido para o Maranhão como ministro do Esporte.
No campo político, destacam-se os fatos de que ele foi eleito deputado estadual com 21 anos e que chega aos 35 anos como deputado federal no terceiro mandato, já tendo presidio o seu partido, o PP, em nível nacional, foi líder da bancada do PP e foi vice-presidente e presidente da Câmara Federal, já consolidado como um dos políticos mais importantes em atividade no Maranhão, e do País, levando-se em conta a sua idade e a sua trajetória até aqui.
Como ministro de Estado do Esporte, André Fufuca tem trabalhado para dotar o Maranhão de uma boa estrutura para o desenvolvimento dos jovens maranhenses no campo esportivo, que pode ser traduzido também em cidadania. O mais jovem membro do Ministério do Governo Lula da Silva (PT), o ministro tem mexido com os vespeiros dos desportos no Brasil. Sua última bola em gol foi trazer a Copa de Futebol Feminino para o Brasil. O seu prestígio com o presidente Lula foi medido pela sua designação para ser o representante do Brasil nas Olimpíadas de Paris, este ano.
Ontem, no seu discurso, o deputado Davi Brandão justificou a concessão da Medalha Manuel Beckman ao ministro André Fufuca: “Esperamos que esse reconhecimento sirva também como um incentivo para que continue com o seu excelente trabalho, sempre pautado pela ética, dedicação e amor”, disse.
Por sua vez, a presidente do parlamento estadual, Iracema Vale, comentou: “Ele está encarando uma missão em todo o país, que é o de democratizar as práticas esportivas. É com muito orgulho que o Parlamento concede a maior honraria desta Casa”.
O governador Carlos Brandão foi representado pelo chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que disse o seguinte: “O Maranhão todo se orgulha do seu trabalho, da sua trajetória e de como você desenvolve tão bem as missões que lhes foram confiadas. O deputado e ministro Fufuca tem um ativo de imenso valor, além do talento na política e competência no exercício do seu mandato e do Ministério”, destacou
Visivelmente emocionado diante do que viu e ouviu, e muito à vontade entre os deputados estaduais, André Fufuca agradeceu a concessão, que teve aprovação unânime na Assembleia Legislativa: “É um prazer imenso voltar para a Assembleia. A Casa onde eu comecei na política e pela qual tenho um carinho muito grande. Receber essa condecoração, a mais importante do Poder Legislativo, é um fato que nos enche de orgulho, alegria e, acima de tudo, responsabilidade”.
A honraria reforçou no meio político a impressão de que o ministro pretende dar um passo além da Câmara Federal e se candidatar a senador em 2026.
Repercussão do indiciamento fragiliza a situação de Juscelino Filho no ministério
Nada confortável a situação do ministro das Comunicações Juscelino Filho depois do seu indiciamento dele pela Polícia Federal pelo suposto. Em princípio, o Palácio do Planalto estava numa posição de expectativa, com o presidente Lula da Silva aguardando mais informações sobre o caso.
Ontem, correu a informação de que o presidente Lula da Silva (PT) teria dito que vai per uma conversa franca do o ministro assim que retornas da Itália, onde participa de uma reunião do G-7 em Roma.
O que poderia ser mais um traço no já explorado das emendas destinadas a Vitorino Freire, o indiciamento do ministro Juscelino Filho por organização criminosa ganhou uma repercussão em todo o mundo, a começar pelo Brasil. E isso desgasta fortemente o Governo e complica ainda mais a situação do ministro.
Antes acusado de tolerância em casos assim, o presidente Lula da Silva deu mostras na Itália de que vai botar toda essa história em pratos limpos. Se o ministro for culpado, vai ser demitido.
Agora é contagem regressiva para a volta de Lula da Silva ao Brasil e aguardar sua decisão do presidente em relação ao ministro das Comunicações.
São Luís, 14 de Junho de 2026.