Econométrica: Brandão fecha os 100 dias com avaliação positiva de 2/3 dos maranhenses

Carlos Brandão vê seu Governo ser avaliado por mais da metade dos maranhenses, segundo pesquisa do Econométrica

O governador Carlos Brandão (PSB) está bem na fotografia do momento aos olhos da população, segundo pesquisa do instituto Econométrica cujos números dizem que 66% dos maranhenses aprovam seu Governo, contra 28,6% que que não aprovam, ficando de fora uma margem de 5,4% que não souberam ou não quiseram se manifestar. A pesquisa ouviu 1.333 cidadãos entre os dias 18 e 20 deste mês, dias depois de o Governo completar os primeiros 100 dias e, garante a empresa, o intervalo de confiança é de 95%. Esse levantamento chega pouco mais de uma semana depois dos números da pesquisa Quest, que encontraram o governador do Maranhão em 7º lugar entre os governadores mais bem avaliados, pelos canais digitais, posicionado em 2º lugar entre os nordestinos. Embora feitas em mundos completamente diferentes, as duas pesquisas se validam, à medida que os números de uma ratificam os números da outra. A avaliação positiva do Governo é reflexo nítido de dois ambientes, o administrativo e o político.

No campo administrativo, o Governo até agora tem mantido as conquistas do anterior e dando passos para avançar nas mais diferentes áreas, conforme o discurso da campanha, consolidando assim a credibilidade que o governador Carlos Brandão ganhou durante sete anos e três meses como vice, nove meses do complemento do mandato iniciado por Flávio Dino (PSB) e os primeiros três meses e meio do novo mandato, este conquistado em um só turno. Ou seja, a manifestação da maioria certamente leva em conta todo esse período, ainda que enfatizando o presente.

Goste-se ou não do Governo Brandão, é fato que ele foi bem no Governo complementar – abril/dezembro de 2022 – e vem demonstrando estar disposto aumentar e multiplicar os acertos, como, por exemplo, levar os restaurantes populares a todos os 217 municípios – atualmente estão em 168. Os investimentos em andamento nas áreas de saúde, educação e infraestrutura – especialmente a rodoviária –  são vitais para a manutenção da boa avaliação do Governo e, por via de desdobramento, do prestígio do governador. Compromissos cumpridos como a entrega de 300 obras – na verdade foram mais de 350, segundo conferência feita pelo chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira – nos 100 primeiros dias – e a instalação, na quinta-feira (20), do Comitê Interinstitucional de Proteção do Ambiente Escolar, colocando o Maranhão na vanguarda desse programa de âmbito nacional contra a violência nas escolas, são indicativos de que o Governo caminha nos trilhos.

No campo político, o governador Carlos Brandão está nadando de braçada. Internamente, montou um tabuleiro em que deixou a Oposição sem voz e sem ação nos municípios, na Assembleia Legislativa e na bancada federal. Isso não quer dizer que não tenha opositores, pois eles existem, a exemplo do senador Weverton Rocha (PDT), entre outros. Mas a ação política do governador tem reduzido expressivamente o poder de fogo dos seus oponentes. Sem força para jogar aberto, seus adversários apostam num improvável rompimento com o ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, a partir de uma tensão, que existe, mas que é muito mais fabricada pelos entornos dos dois, do que produto de um distanciamento real.

No campo externo, o governador Carlos Brandão tem sabido cultivar relações em Brasília, colocando-se na linha de frente dos apoiadores do presidente Lula da Silva (PT). O governador tem construído canais produtivos na sua convivência com o comando nacional do PSB tem sido produtiva, o que não o tem impedido de abrir e alimentar canais de comunicação com partidos dos mais diferentes campos, mesmo aqueles que estão na contramão do Governo central. Está caminhando para ficar à vontade quanto ao seu futuro político, com poder de fogo até para mudar de partido, dependendo do cenário que foi desenhado pelas eleições municipais de 2024.

A pesquisa Econométrica captou com precisão estatística o retrato do momento no Maranhão. E nele o governador Carlos Brandão e seu Governo estão bem posicionados.

Em Tempo: O governador Carlos Brandão fará um balanço dos resultados obtidos em três meses em ato agendado para esta segunda-feira (24), às 9h, no auditório Terezinha Jansen, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

PONTO & CONTRAPONTO

Dino joga pesado contra violência nas escolas

Flávio Dino: jogo duro contra terroristas nas escolas

O ministro Flávio Dino está cumprindo à risca o compromisso assumido pelo presidente Lula da Silva no sentido de combater a violência e garantir segurança nas escolas. E tem feito questão de anunciar e esclarecer, nas suas redes sociais, cada passo do Ministério da Justiça nessa direção.

No sábado, o ministro da Justiça e Segurança Pública publicou a seguinte mensagem:

“Ultrapassamos o dia 20 sem nenhuma ocorrência registrada de ataques em escolas. A Operação Escola Segura cumpriu o seu papel e vai continuar integrando governo federal, estados e municípios. A reunião do presidente Luka com os Poderes, governadores e prefeitos, foi fundamental para essa exitosa integração no âmbito do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública). Agradeço a todos os profissionais da Segurança Pública e à equipe do Ministério da Justiça pela coordenação”.

Na sexta-feira, ele havia publicado o seguinte:

“Temos, no momento, 3.403 policiais federais e estaduais atuando diretamente nas investigações e ações de inteligência da Operação Escola Segura. Já foram realizadas 302 prisões ou apreensões. E 270 mandados de busca executados. Agradeço aos Estados e Municípios que estão atuando em rede conosco”.

Conclusão: Tolo de quem achar que o ministro da Justiça e Segurança Pública esteja blefando.

Camarão manda recados ao PT

Felipe Camarão: avançando na relação
com o PT e assume protagonismo

O vice-governador Felipe Camarão participou, sábado, da Plenária Municipal do PT em Imperatriz. O ato partidário reuniu lideranças regionais, que avaliaram o cenário municipal, estadual e nacional e a presença do PT em cada um deles. Cada vez mais engajado da linha de ação petista, Felipe Camarão, hoje a mais estrela do partido no Maranhão, além de ser o principal depositário do futuro do partido, deixou recados no ar.

O primeiro: “Não podemos ficar falando apenas para nós mesmos, precisamos furar a nossa ‘bolha’ e comunicar a todos e todas nossas ações, mostrar que estamos trabalhando para o bem do povo do Maranhão. E eu conclamo a todos aqui para andarmos juntos nessa proposta”.

O segundo: “Quero agradecer a militância que esteve aqui conosco debatendo os rumos do nosso Partido para que o presidente Lula faça um grande mandato, para que o governador Carlos Brandão faça um grande mandato aqui no Maranhão e para que a gente possa se tornar protagonista das políticas públicas em nosso estado”.

O seu discurso para o partido começa a indicar que o vice-governador está inclinado a assumir o comando do braço maranhense do PT e comandá-lo na sua quase certa candidatura ao Governo do Estado em 2026.

São Luís, 23 de Abril de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *