Brandão reúne condições políticas para o desafio de fazer bom governo em três anos

Postadas pelo próprio governador Carlos Brandão, as imagens mostram a alinha afinada entre ele, o secretário Othelino Neto e a senadora Ana Paula Lobato

A ativação da Representação do Governo do Maranhão em Brasília, tendo à frente o deputado estadual licenciado Othelino Neto (PCdoB), pode ser registrada como o último ajuste feito pelo governador Carlos Brandão (PSB) para consolidar as bases do seu novo Governo. Ali compareceu a senadora Ana Paula Lobato (PSB), mulher de Othelino Neto, num gesto revelador de que, ao contrário do que continuam especulando, o governador Carlos Brandão está com o seu lastro político consolidado e o seu Governo pronto para deslanchar. Essa grande articulação começa pelo apoio que tem na Assembleia Legislativa sob a presidência da deputada Iracema Vale (PSB) e chega ao bom relacionamento com o Governo Federal.

O governador Carlos Brandão embarca neste domingo para a China, integrando a comitiva oficial do presidente Lula da Silva (PT), mas com a atenção voltada para o roteiro do seu Governo. Suas anotações estão lhe dizendo que ele, se estiver se movimentando com a intenção de brigar por uma das duas cadeiras de senador nas eleições de 2026, terá de acelerar o cumprimento das suas metas. Isso porque só poderá permanecer no Governo até o dia 02 de abril de 2026, daqui a exatos três anos e oito dias. Um espaço de tempo reduzido se ele estivesse começando do “zero”, mas um período razoável para ele, que está no comando há quase um ano.

Uma das últimas definições no processo de montagem do Governo, que se deu sem maiores atropelos, a nomeação do deputado Othelino Neto para a Representação em Brasília atendeu a ambos em todos os aspectos. O governador terá um auxiliar experiente e esclarecido como seu representante junto ao Governo Federal. Economista e Jornalista por formação, e auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Othelino Neto tem desenvoltura para dialogar com autoridade federal de qualquer nível, um requisito fundamental para defender os interesses do Maranhão na Esplanada dos Ministérios. Sua tarefa será facilitada pelo fato de o seu partido, o PCdoB, ser linha de frente na base de apoio do Governo central. E o governador Carlos Brandão sabe que fez a coisa certa nesse campo.

Para o deputado Othelino Neto, assumir a Representação em Brasília foi o melhor dos mundos depois de ter comandado a Assembleia Legislativa por cinco anos e tendo a consorte Ana Paula Lobato no exercício do mandato senatorial. Nada poderia ser mais adequado, à medida que ele tem plenas condições cumprir com eficiência as obrigações do cargo e assessorar informalmente o mandato da senadora. Em pouco tempo, o secretário Othelino Neto conhecerá os meandros da Esplanada dos Ministérios, onde as conexões certas e bem trabalhadas podem produzir os resultados que o governador Carlos Brandão precisa.

Isso significa que, para alcançar as metas que se impôs, o governador Carlos Brandão comandará um Governo intenso e de ação rápida. Para isso a equipe precisa estar azeitada e com as condições possíveis para trabalhar. Parte delas está em Brasília, nos cofres ministeriais, no contexto em que aa atuação do chefe da Representação do Governo do Maranhão é de importância capital. Qualquer atropelo ou ineficácia nessa seara significará perdas e danos elevados para o Governo do Maranhão. Com a experiência de quem já foi deputado federal por dois mandatos, conhecendo, portanto, o caminho das pedras, o governador Carlos Brandão tem noção clara desse contexto.

Nesse tabuleiro entra também o apoio da bancada federal, da qual a senadora Ana Paula Lobato é membro destacada, principalmente como integrante da bancada do PSB, partido linha de frente na base de apoio do Governo Lula da Silva. Essa frente de apoio no plano federal conta também com a força do ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), o mais importante aliado do governador Carlos Brandão, e da atuação do ministro Juscelino Filho (Comunicações).

Em resumo, as condições administrativas e políticas estão criadas para três anos de muito trabalho.

PONTO & CONTRAPONTO

Partidos escalam líderes para mostrar que estão fortes

Propaganda: Amanda Gentil, Roseana Sarney e Márcio Jerry escalados para falar por seus partidos

Os partidos mais organizados estão usando seus quadros mais importantes para mandar recados ao eleitorado. Nesse momento, ocupam espaços no rádio na TV com mensagens de afirmação, com o objetivo de mostrar que estão fortes.

O Republicanos escalou a deputada federal Amanda Gentil, que está no ar com um discurso em que valoriza a presença de três mulheres – ela, e suas colegas Roseana Sarney (MDB) e Detinha (PL) – na bancada federal, e no qual afirma que a legenda vai trabalhar pelo Maranhão.

O MDB escalou a deputada Roseana Sarney, que o preside no estado. No discurso, a presidente emedebista resgata um velho mote, usado com eficiência nos seus quase 14 anos à frente do Governo do Estado. Segundo sua fala, o MDB aprendeu e vai continuar “cuidando das pessoas”.

E o PCdoB velho de guerra colocou no ar o seu mais importante e emblemático quadro no Maranhão, o deputado federal Márcio Jerry. Na sua mensagem, o partidão exalta “os avanços” alcançados nos dois governos Flávio Dino e que estão sendo continuados pelo Governo Carlos Brandão.

Há uma certa expectativa em relação ao que dirá o senador Weverton Rocha, que deverá se manifestar pelo PDT, e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, o chefe maior do PL.

Dada como certa a nomeação de Zé Carlos Araújo para o Incra

Zé Carlos Araújo é nome certo para comandar o Incra no MA

Depois de longa e tensa espera, os aliados maranhenses do Governo Lula da Silva (PT), começam a ser convocados para os braços da máquina federal no estado.

Já é dada como certa a nomeação do ex-deputado federal Zé Carlos Araújo (PT) para o comando regional do Incra. Se confirmada a nomeação, o presidente Lula da Silva terá acertado no centro do alvo. Economista por formação e com um lastro de anos e anos como servidor graduado da Caixa no Maranhão e com o reforço de dois mandatos de deputado federal, Zé Carlos é um quadro de excelência. É visto como a escolha correta para o Incra, um órgão de importância superior e de gestão complexa.

A princípio, especulava-se que esse cargo seria entregue ao ex-deputado federal Bira do Pindaré, presidente estadual do PSB, que ganhou a Secretaria de Agricultura Familiar, área em que atua fortemente como defensor das comunidades quilombolas.

Outras definições estão sendo aguardada com ansiedade pelos petistas de alto coturno.

São Luís, 25 de Março de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *