Turbinado pelo prestígio de Roseana, MDB definirá candidato aos Leões e deve confirmar apoio a Dino  

 

Com o apoio  de Roberto Costa, Roseana Sarney comandará o MDB para escolher entre Weverton Rocha, Carlos Brandão e Edivaldo Jr. para 2022

O comando do MDB recebeu com ânimo moderado a nova pesquisa Escutec – publicada na edição de fim de semana de O Estado – na qual a ex-governadora Roseana Sarney, presidente do partido, aparece liderando com folga a corrida para o Governo do Estado em todos os cenários. Pelo menos até ontem à noite, a liderança na preferência dos eleitores ouvidos não mudou o projeto da líder emedebista de manter o partido fora da disputa para os Leões e para o Senado, mantendo firme o projeto de conduzir o braço maranhense do MDB à eleição bancadas fortes na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Essa posição não eximirá o partido de abrir diálogo com pré-candidatos, preferencialmente o senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), podendo ainda conversar como pré-candidato do PSD, Edivaldo Holanda Jr..

A ideia da cúpula emedebista é levar o partido a uma posição de consenso em torno de um candidato a governador, segundo o vice-presidente e mais ativo articulador da legenda, deputado estadual Roberto Costa. E assim criar um ambiente para que as forças do partido declarem apoio à candidatura do governador Flávio Dino (PSB) ao Senado. Isso porque a ex-governadora Roseana Sarney tem sido categórica em afirmar que não será candidata à vaga de senador. “Já existe ambiente para que o partido se posicione pela candidatura do governador Flávio Dino. E isso só depende de boas e produtivas conversas dentro do MDB”, assinala Roberto Costa.

Até o momento, o MDB está dividido em duas correntes no que diz respeito à disputa para o Governo do Estado. Uma inclinada a se posicionar em favor da candidatura do senador Weverton Costa (PDT), que vem mantido relação estreita com o deputado Roberto Costa desde que o MDB se juntou ao PDT na base de apoio ao então candidato Eduardo Braide (Podemos) na disputa pela Prefeitura de São Luís.  A outra, formada pelos deputados federais João Marcelo e Hildo Rocha e pelos deputados estaduais Arnaldo melo e Socorro Waquim, quer que o partido se mobilize em torno do vice-governador Carlos Brandão, cuja trajetória tem muita proximidade com as forças identificadas como fatias do que já foi o Grupo Sarney.  Corre também nos bastidores que os líderes emedebistas, a começar pela ex-governadora Roseana Sarney, estão abertos a conversas com o ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr., já tendo o presidente do partido, deputado federal Edilázio Jr. e o seu principal articulador, deputado estadual César Pires sinalizado esse caminho em recente visita à líder emedebista.

É dominante no MDB a avaliação de que a pesquisa Escutec confirmou de vez a força política e eleitoral da ex-governadora Roseana Sarney, e com ela o prestígio da agremiação. Esse cacife lhe dá autoridade para conduzir o partido a uma ampla articulação para definir sua posição em relação à disputa para o Governo, e também a uma aliança que resulte no apoio do MDB à candidatura do governador Flávio Dino ao Senado. Isso é possível porque o deputado Roberto Costa vem há tempos construindo essa relação mantendo diálogo com as lideranças governistas, ação que tem resultado nas posições do partido a favor do Governo na Assembleia Legislativa. O governador Flávio Dino, por seu turno, tem visto esses movimentos com bons olhos. No meio político, a impressão dominante é a de que, em que pesem as diferenças que separam os dois grupos, o caminho do MDB será o de apoiar Flávio Dino para o Senado.

O MDB vai para o debate interno comandado pela ex-governadora Roseana Sarney consciente de que deve o partido deve se posicionar em relação à disputa majoritária e consciente do seu peso no tabuleiro político. E deve definir uma posição consensual, segundo expectativa do deputado Roberto Costa, que é vice-presidente do MDB e cuja ação política é feita inteiramente em sintonia com a presidente Roseana Sarney.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Governador confirma revelação da Coluna sobre escolha de candidato

Flávio Dino confirmou em Timon que método para escolha de candidato será mantido

O governador Flávio Dino confirmou, sábado (2), em Timon, integralmente as informações divulgadas por Repórter Tempo na edição de sexta-feira (1) sobre a manutenção do método para a escolha do candidato do grupo governista à sua sucessão, bem como a previsão de que a escolha deve ser consumada ainda neste ano, provavelmente em novembro. Em entrevista à Rede Meio Norte, Flávio Dino reafirmou a manutenção do acordo firmado com os partidos no início do ano, e assinalou que a movimentação dos pré-candidatos, para ele natural, vem causando “muita ansiedade desnecessária”. O governador foi claro e enfático ao afirmar que em nenhum momento contrariou qualquer item do acordo, e assegurou que a escolha do candidato será uma decisão do grupo e não uma escolha sua, pessoal. Para ele, o processo tem de ser republicano, incluindo o compromisso de que o escolhido terá o apoio dos demais. A entrevista do governador foi concedida em meio à forte repercussão do conteúdo da Coluna na edição de sexta-feira, tendo as informações funcionado, de um lado, como reforço ao processo político intenso e saudável, e, por outro, como duchas de água fria nas “ansiedades” identificadas pelo chefe do Poder Executivo.

 

Braide mantém silêncio sobre corrida aos Leões e só deve se manifestar no ano que vem

Eduardo Braide: ainda silêncio

O avenço do tempo e das articulações dentro das forças governistas para a escolha do candidato do grupo à sucessão do governador Flávio Dino, uma pergunta ganha peso a cada dia: como irá o prefeito Eduardo Braide (Podemos) na corrida ao palácio dos Leões? Partidários do senador Weverton Rocha passam a convicção de que o apoio do prefeito de São Luís ao senador pedetista é questão resolvida, com o apoio do prefeito ao líder pedetista, em troca do apoio que recebeu no segundo turno da disputa. Já partidários do vice-governador Carlos Brandão estão convencidos de que o prefeito de São Luís o apoiará, mesmo que candidato tucano tenha apoiado o deputado Duarte Jr., que era do seu partido (Republicanos) na corrida à Prefeitura. Fontes ligadas ao prefeito dizem que o prefeito só vai falar sobre o assunto no ano que vem.

São Luís, 05 de Outubro de 2021.

Um comentário sobre “Turbinado pelo prestígio de Roseana, MDB definirá candidato aos Leões e deve confirmar apoio a Dino  

  1. Roseana tem fôlego de gato. Começa bem e acaba mal.

    Ela seguirá o mesmo caminho do Aécio Neves e disputará uma eleição a Deputada Federal. E com um detalhe de sorte: o passe dela, com os votos que pensam que ela tem, deverá ser disputado pelos reais candidatos ao Governo que deverão turbinar a eleição dela a Deputada, assegurando uma quantidade de votos condizente à expectativa anabolizada de votos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *