Pesquisas vão balizar a etapa decisiva da corrida ao Governo do Maranhão

 

Carlos Brandão, Weverton Rocha, Edivaldo Holanda Jr. e Lahesio Bonfim terão suas posições vistas em pesquisas

Duas pesquisas para medir as intenções do eleitorado na disputa pelo Governo do Maranhão estão registradas na Justiça Eleitoral. Uma do instituto Paraná Pesquisas, contratada pela TV Ribamar e que será divulgada nesta quinta-feira (8), e outra da Econométrica, contratada pelo jornal O Imparcial, que virá a público no sábado (10). Feitos a três semanas das eleições, esses dois levantamentos certamente desenharão o cenário da corrida às urnas neste momento e podem servir de referência para as tendências do eleitorado em relação aos candidatos que estão de fato na briga pelo voto. Não há como prever resultado de pesquisa, mas, com base nos levantamentos mais recentes, é lícito supor que a grande disputa desse instante está sendo travada entre Weverton Rocha (PDT), Edivaldo Holanda Jr. (PSD) e Lahesio Bonfim (PSC) pela segunda posição, que é o passaporte para um eventual segundo turno, pois é grande a probabilidade de o governador Carlos Brandão (PSB) aparecer na liderança.

Todos os indícios evidenciados até agora indicam que a eleição será decidida em dois turnos, sendo o mais provável que ele se dê entre Carlos Brandão e Weverton Rocha. A última pesquisa do Econométrica mostrou Carlos Brandão com uma vantagem de 11 pontos percentuais sobre Weverton Rocha, que por sua vez apareceu fortemente pressionado por Edivaldo Holanda Jr. e Lahesio Bonfim, passando a impressão de que há uma grande carga de imprevisibilidade em relação à segunda posição. Os candidatos do PDT, do PSD e do PSC incrementaram suas campanhas, sendo que a guinada mais radical foi dada por Weverton Rocha, cujo projeto de poder perderá sentido se ele não chegar à segunda volta. Edivaldo Holanda Jr. e Lahesio Bonfim, por sua vez, não concorrem com essa carga de pressão.

O governador Carlos Brandão vem fazendo uma campanha referencial, saindo de dois pontos percentuais para, num crescendo lento, mas firme, alcançar a liderança da corrida, sendo visto por muitos como um candidato com chance de liquidar a fatura já no primeiro turno, possibilidade fortemente repelida por seus adversários. As pesquisas mais recentes fortalecem essa expectativa, embora o indicativo mais forte seja o de que haverá um segundo turno na corrida aos Leões. E as duas pesquisas previstas para esta semana deverão desenhar o retrato do momento, que pode ser a tendência para o desfecho do dia 2 de outubro, prevendo também uma decisão de dois turnos.

O governador Carlos Brandão vem fazendo uma campanha eficiente, com base nas realizações do Governo Flávio Dino, de quem foi vice e que é seu candidato ao Senado, e na força da aliança política partidária que tem o ex-presidente Lula da Silva (PT), que lidera a corrida para a presidência da República contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, Carlos Brandão conta com o prestígio e a força política do ex-governador Flávio Dino, de longe o maior nome da política maranhense na atualidade, com amplas chances de sair das urnas eleito senador. Por sua vez, Weverton Rocha deu uma guinada radical na sua campanha, descendo do salto alto e flertando com a humildade, deixando, portanto, a arrogância para trás. O seu programa no horário eleitoral gratuito de segunda-feira (5) deixou isso muito claro.

Edivaldo Holanda Jr. parece ter acordado de vez para a realidade, tomando uma injeção de ânimo e levando um novo clima para a sua campanha, como evidenciou o mais recente programa para o horário gratuito na TV. Essa mudança de postura é um recado aos concorrentes: o ex-prefeito de São Luís está vivo na disputa e com disposição para brigar até os últimos instantes da campanha para alcançar vaga num eventual segundo turno. É o mesmo propósito de Lahesio Bonfim, que aposta alto na sua ida para a rodada final da corrida ao voto.

Vale, portanto, aguardar o resultado das pesquisas que estão no forno.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

TV Assembleia homenageia São Luís com documentário sobre Ana Jansen

Saudável e benvinda a iniciativa da TV Assembleia de comemorar os 410 anos de São Luís exibindo um documentário sobre a mais legendária das suas figuras históricas, Ana Jansen, a matriarca que por décadas dominou a cena da cidade com forte influência política, grande poder econômico, ideias avançadas para a época e notabilizada pela crueldade com que tratava seus escravos. “Me chame Donona Jansen” irá ao ar amanhã (8), às 20h, simultaneamente na emissora e no seu canal no Youtube.

O documentário foi produzido na própria TV Assembleia a partir de um projeto elaborado pelo diretor de Comunicação do Poder Legislativo, Edwin Jinkings. Jornalista experiente, o diretor de Comunicação imaginou um documento no qual Ana Jansen é mostrada por diversos ângulos, ora como a matriarca cruel e implacável com escravos e inimigos, ora como uma mulher com posições consideradas vanguardistas para a época (século 18). O resultado da pesquisa cuidadosa permite enxergar no seu perfil traços que vão muito além da mulher poderosa e influente que dominou a vida social e política da Capital por longo tempo. Tanto que ela é hoje simbolizada por uma carruagem fantasma que circula à noite nas ruas de São Luís.

– A TV Assembleia comemora o aniversário da nossa secular São Luís levando ao ar atrações especiais, pensadas para celebrar a cidade, sua cultura e sua gente. O documentário ‘Me chame Donana Jansen’ é um desses presentes e faz um recorte da história a partir de momentos protagonizados por Ana Jansen, personagem que está eternizada pelos ludovicenses como lenda – assinala Edwin Jinkings, destacando também o programa ‘Cultura em Pauta’, com convidados especiais e apresentação de Emanuel Jesus, que vai ao ar neste dia 8, às 21h.

Fruto de cuidadosa pesquisa, “Me chame Donana Jansen” visita endereços e logradouros ligados à história da matriarca, relembra causos que marcaram sua trajetória, reunindo ainda entrevistas com descendentes e pesquisadores especialistas na personagem. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa).

 

Irmãos Cutrim fazem força para renovar mandatos

Glaubert Cutrim e Gil Cutrim buscam a reeleição

Gil Cutrim (Republicanos) tenta renovar o mandato de deputado federal; Glaubert Cutrim (PDT) se movimenta para reeleger-se deputado estadual. Mesmo em partidos diferentes, os irmãos Cutrim têm conseguido fazer uma campanha como aliados, conciliando, quando possível, interesses nas mesmas bases eleitorais. No meio político, é voz corrente que os dois têm chance de reeleição, à medida que prepararam suas bases durante os mandatos em curso. Gil Cutrim mostrou que sabe o que quer quando contrariou seu partido, o PDT, para votar diversas matérias importantes no Congresso alinhado às forças do Governo, situação quer o levou a mudar de marido, mas sem abrir mão da condição de aliado do presidente Jair Bolsonaro.  Na mesma linha, o deputado Glaubert Cutrim, hoje vice-presidente da Assembleia Legislativa, foi um dos primeiros a se associar à candidatura do senador Weverton Rocha para o Governo do Estado e hoje é um dos principais articuladores da campanha.

Muita gente aposta que os dois sairão eleitos das urnas.

São Luís, 07 de Setembro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *