O deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) voltou a ganhar ânimo para alimentar o seu projeto de se candidatar à Prefeitura de São Luís. Na terça-feira (31), segundo informação divulgada ontem pelo bem informado Blog do Gilberto Léda, o procurador eleitoral Hilton Melo, não acatou o argumento do PSD, cujo suplente, Inácio Melo, assumiria a vaga na Assembleia Legislativa na hipótese de Neto Evangelista ter seu mandato cassado. O partido de Neto Evangelista, o União Brasil, foi acusado de usar candidatura feminina de “faz de conta” para preencher a cota der gênero. A suposta esperteza atribuída ao União Brasil na montagem da sua chapa para a Assembleia Legislativa nas eleições de 2022 colocou o seu projeto de candidatura em situação de risco. Com a manifestação do procurador eleitoral, não acatando a denúncia do PSD, Neto Evangelista vê aumentar as chances de ser considerado inocente no imbróglio e, com isso ter caminho livre para se lançar na disputa para o Palácio de la Ravardière.
De acordo com as mais recentes pesquisas confiáveis sobre a corrida sucessória na Capital, Neto Evangelista é um dos quatro candidatos mais bem situados. Ele faz parte do segundo bloco, no qual disputa a terceira posição com o ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. (sem partido), enquanto o prefeito Eduardo Braide (PSD) lidera com folga o primeiro bloco seguido pelo deputado federal Duarte Jr. (PSB). A pendência na Justiça Eleitoral, provocada pelo suplente Inácio Melo (PSD), que pede a anulação dos votos do União Brasil, o que, se acatado, tiraria Neto Evangelista da Assembleia Legislativa e, por via de consequência, da disputa à Prefeitura de São Luís. A manifestação do procurador eleitoral Hilton Melo reduz expressivamente o risco de Neto Evangelista perder o mandato e, na mesma proporção, aumenta sua chance de ser o candidato do União Brasil na Capital.
Neto Evangelista tem um espaço político eleitoral importante no tabuleiro político de São Luís. Tanto que na corrida à Prefeitura em 2020, como candidato do DEM, numa aliança com o PDT, ele foi o terceiro colocado no 1º turno, com 16,24% da votação, o equivalente a 83.138 votos, enquanto Duarte Jr. (Republicanos) saiu das urnas do 1º turno com 22,15%, ou seja, 113.440 votos, e Eduardo Braide (Podemos) com 193.578 votos. No 2º turno, aliou-se a Eduardo Braide, que venceu a disputa com Duarte Jr.. Portanto, se Neto Evangelista vier a ser candidato a prefeito e mantiver esse cacife, será um concorrente importante no contexto da disputa. Isso porque, mesmo que não alcance a vitória, terá peso decisivo nos arranjos para o 2º turno, como aconteceu em 2020.
Além disso, tem feito uma carreira parlamentar competente e consistente, estando no terceiro mandato consecutivo. Ele herdou o cacife político do pai, o vereador e deputado estadual João Evangelista, que presidiu a Câmara Municipal de São Luís e a Assembleia Legislativa. É o único representante do União Brasil no parlamento estadual, posição que lhe dá autoridade para pleitear a vaga de candidato a prefeito. E não será surpresa se, em confirmando a candidatura, o parlamentar venha a ter de novo o PDT como aliado, já que o partido controlado pelo senador Weverton Rocha já decidiu que não lançará candidato próprio e, ao que parece, não somará com o prefeito Eduardo Braide, foi rascunhado meses atrás.
O TRE deve liquidar essa fatura ainda neste ano. Se isso acontecer e a decisão for favorável ao União Brasil, como aponta o procurador eleitoral Hilton Melo, o deputado Neto Evangelista terá passaporte validado para entrar com segurança na briga pela Prefeitura de São Luís, na qual até agora o prefeito Eduardo Braide lidera com folga, seguido do deputado federal Duarte Jr..
PONTO & CONTRAPONTO
Vice-presidente vem ao Maranhão no dia 8 receber títulos de cidadania
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin (PSB), desembarca em São Luís na próxima quarta-feira (8), para receber duas homenagens, o título de Cidadão Maranhense e o título de Cidadão de São Luís, concedidos, respectivamente, pela Assembleia Legislativa e pela Câmara Municipal.
A cidadania maranhense dada ao vice-presidente por meio de Projeto de Resolução proposto pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), com a justificativa de que o também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço tem sido um grande parceiro do Maranhão, citando como exemplo o apoio ao projeto de implantação de um complexo industrial da Inpasa, em Balsas, para a produção de etanol a partir do milho e outros derivados, como proteína vegetal.
A cidadania ludovicense foi também concedido pela Câmara Municipal, por meio de Projeto de Resolução proposto à mesa Diretora pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSDB).
A presidente da Assembleia Legislativa e o presidente da Câmara Municipal foram incentivados pelo governador Carlos Brandão (PSB), que cultiva sólida relação de amizade e parceria institucional com o vice-presidente Geraldo Alckmin, desde que ambos militaram no PSDB.
Dino reage a especulação com mensagem bem humorada
Mesmo em meio a intenso tiroteio, disparado de um lado por adversários do Governo que não o querem no Supremo Tribunal Federal, e por petistas que não querem forte, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, encontra ânimo para encarar eventuais perdas com bom humor.
Ontem, a jornalistas Natuza Neri, comentarista da Globo News, revelou no ar que, após ela dizer que ministros de Lula da Silva teriam lhe dito que a preferência dele para o Supremo Tribunal Federal teria “subido no telhado”, ou seja, perdido força, o ministro Flávio Dino lhe mandou a seguinte mensagem:
“Espero que esse telhado tenha escada, para que eu possa descer em paz”.
São Luís, 03 de Novembro de 2023.