Lahesio Bonfim é confirmado candidato do Novo com o apoio declarado de Romeu Zema

Lahesio Bonfim fala como pré-candidato do Novo, com a bênção de Romeu Zema (de óculos)

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim está confirmado candidato do Novo, partido da direita liberal, na disputa pelo Palácio dos Leões. A confirmação se deu na tarde de sábado, no Hotel Luzeiros, onde foi realizado o 3º Encontro do partido no Maranhão, com a presença da cúpula nacional do Novo, com destaque para o governador de Minas Gerais Romeu Zema, pré-candidato da agremiação ao Palácio do Planalto. O evento partidário lotou o grande auditório do hotel, com filiados do partido vindo de diferentes regiões do estado empolgados com a candidatura do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas sobre sucessão estadual. O ex-deputado estadual César Pires foi confirmado como um dos candidatos ao Senado.

Dois fatos chamaram a atenção no evento. O primeiro foi o entusiasmo da cúpula nacional com o projeto de candidatura de Lahesio Bonfim ao Palácio dos Leões, demonstrado principalmente pela fala do governador mineiro e presidenciável Romeu Zema, que definiu o evento como “extraordinário” e a candidatura de Lahesio Bonfim como “muito viável”. E o outro foi o fato de que os apoiadores de Lahesio Bonfim compareceram para apoia-lo, mesmo num dia tenso da política nacional, com a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o qual o Novo tem relação próxima. Ficou evidente que Lahesio Bonfim tem uma militância, ainda que não se possa mensurar o seu tamanho, mas mostrou disposição de ir para as ruas pregar a sua candidatura.

Com o cacife de quem foi o segundo colocado na eleição de 2022, com 24,87% dos votos, num pleito em que o governador Carlos Brandão (PSB) foi reeleito com 51,29% da votação, Lahesio Bonfim, agora filiado ao Novo, lançou sua pré-candidatura no dia 25 de janeiro, no pequeno município de Marajá do Sena, encrostado na região central do estado, com 7,7 mil habitantes e a 394 quilômetros de São Luís.

Sua estratégia era mostrar que faria o caminho inverso dos demais candidatos, que se lançam na Capital e saem em busca dos votos do interior, que são decisivo.  Ele planejou sair da região central, do chamado Maranhão “profundo”, para alcançar a Capital. De lá para cá vem num movimento progressivo.

As primeiras pesquisas o apontaram com menos de 5% das intenções de voto. De lá para cá, cresceu o suficiente para se posicionar entre 15% e 20%, com forte potencial de crescimento, tendo levantamentos que lhe deram até 26%. Ele vinha sendo o segundo colocado, quase todas lideradas pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD). Recentemente, porém, perdeu o segundo lugar para o emedebista Orleans Brandão. A pesquisa Econométrica investigou e encontrou um cenário segundo o qual, se Eduardo Braide não for candidato, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes passará a ser o principal adversário do candidato do Palácio dos Leões, o que aumentaria substancialmente o seu cacife de candidato.

(O prefeito Eduardo Braide, do PSD, nada declarou até agora sobre ser ou não ser candidato a governador)

Com o aval das cúpulas estadual e nacional do Novo, que acreditam no seu potencial para brigar pelo Palácio dos Leões, Lahesio Bonfim está agora credenciado para intensificar a sua pré-campanha, tendo já o ex-deputado estadual César Pires como pré-candidato do Senado e para criar as condições lançar chapas fortes à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. E a julgar pela empolgação dele próprio no encontro, o candidato do Novo, embalado pelo slogan “O Maranhão tem jeito”, vai agitar a corrida sucessória estadual.

As próximas pesquisas e a batida de martelo do prefeito Eduardo Braide, que não tem data marcada, vão definir o futuro do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes.

PONTO & CONTRAPONTO

Orleans Brandão se reúne com representantes das alas jovens do MDB, do PDT e do PT

Representante da Juventude do PT declara apoio
a Orleans Brandão em reunião no MDB

Centenas de jovens de vários municípios e de diferentes partidos políticos lotaram a sede do MDB, em São Luís, para declarar apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Estado. O encontro aconteceu na sede do MDB, onde o pré-candidato do partido disse, em linhas gerais, o que pretende fazer para a juventude, caso chegue ao Palácio dos Leões nas eleições do ano que vem.

O grupo que se reuniu com o pré-candidato emedebista foi formado por militantes da ala jovem do seu partido e por representantes do PDT e do PT. Foi uma ação politicamente inteligente, à medida que MDB, PDT e PT são partidos com alas jovens muito ativas.

No caso do MDB, esse segmento foi organizado pelo emedebista Roberto Costa, ex-deputado estadual por três mandatos, atual prefeito de Bacabal e presidente da Famem. E no que diz respeito ao PDT, a Juventude do partido foi durante anos e anos comandada pelo atual senador Weverton Rocha. A surpresa no encontro foram representantes do PT, que declararam apoio ao emedebista.

Orleans Brandão aproveitou ao máximo o encontro com representantes das alas jovens dos partidos aos quais é ligado. Ele disse que iniciou sua militância política ainda jovem no PSDB e defendeu que a participação dos jovens na política deve ser valorizada. Em relação ao seu programa de Governo, previu mais investimentos em programas que geram emprego, renda e qualificação, prometendo também incentivar os programas bem-sucedidos já em andamento.

Felipe Camarão intensifica pré-campanha e diz que seu projeto “não é pessoal nem familiar”

Felipe Camarão em discurso em
Itapecuru Mirim: “Não admito
que o Maranhão retroceda”

As pesquisas que o apontam na quarta colocação, já num patamar de um dígito, e o fortalecimento visível da pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão (MDB), não mudaram a linha de ação do vice-governador Felipe Camarão (PT). Essa estratégia foi confirmada na última quarta-feira em Itapecuru Mirim, onde ele realizou mais uma edição do “Diálogos pelo Maranhão”.   

O vice-governador manteve o tom firme e decidido, batendo forte no projeto sucessório levado à frente pelo governador Carlos Brandão e reafirmando sua candidatura pelo PT, muito embora sabendo que não conta com a maioria do partido, que está caminhando para se aliar de vez ao pré-candidato do MDB.

Na etapa de Itapecuru Mirim, o vice-governador foi direto, não só reafirmando o seu projeto de candidatura, como também criticando o plano sucessório do governador Carlos Brandão: “Eu vim apresentar para vocês um projeto político. Não vim apresentar um projeto pessoal e muito menos familiar. Eu não vou admitir em pleno ano de 2026 que o Maranhão retroceda. Antes de nós, muita gente lutou para acabar com essa prática oligárquica, nepotista e coronelística na história do Maranhão”.

E repetiu o mantra com que tem embalado os seus discursos no projeto “Diálogos pelo Maranhão”: “Eu vou lutar. Não tem quem me faça desistir”.

O vice-governador reafirmou, em redes sociais, que manterá inalterada, pelo menos por enquanto, a agenda do projeto “Diálogos pelo Maranhão”, por meio da qual vem incursionando pelas mais diversas regiões do estado.

São Luís, 23 de Novembro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *