O deputado federal Duarte Jr. (PSB) iniciou há algumas semanas uma forte investida para atrair braços de apoio e consolidar o seu projeto de ser o candidato do seu partido e da aliança governista à Prefeitura de São Luís, confirmando a sua posição de principal adversário do prefeito Eduardo Braide (PSD), até aqui franco favorito, segundo todas as pesquisas. O parlamentar vem trabalhando duro para tecer uma grande rede de aliados e com ela viabilizar o seu projeto de candidatura. Ele iniciou esse movimento há cerca de um mês, e o forte da ação é estabelecer linha direta com o maior número possível de vereadores e líderes políticos que atuam no circuito de bairros em São Luís. Na busca de suporte, ele vem abrindo diálogo em várias frentes, procurando o apoio de partidos e de vereadores, que são os mais eficientes cabos eleitorais nas disputas na Capital. E se não for atrapalhado por algum imprevisto danoso ou por um movimento mais forte, que o atropele dentro da base, caminhará seguro para ser o candidato do PSB e da aliança governista, que conta com PT, PCdoB e PV, integrantes de uma federação, e com outros partidos menores.
Segundo colocado nas pesquisas, bem atrás do prefeito Eduardo Braide, mas muito à frente do ex-prefeito Edivaldo Jr. (sem partido), que aparece na terceira colocação, o deputado Duarte Jr. vem trabalhando seriamente em duas frente. Primeiro, ele realiza um trabalho de peso na Câmara Federal, onde participa dos debates sobre temas de ponta como educação e saúde, apresenta propostas legislativas, participa de Comissões de Inquérito – como a CPMI dos Atos Golpistas, por exemplo – e atua enfaticamente na base de apoio ao Governo do presidente Lula da Silva (PT), enfrentando a tropa-de-choque bolsonarista. Sua atuação chamou a atenção do Palácio do Planalto, de onde tem recebido seguidos afagos dos líderes governistas e do chefe da Nação. E essa atuação lhe dá o apoio da cúpula nacional do PSB e o aval da direção maior do PT.
Dono de um forte lastro eleitoral em São Luís, de onde saiu a maior parte dos mais de 100 mil votos que recebeu para a Câmara Federal, tendo sido o adversário do prefeito Eduardo Braide no segundo turno da eleição de 2020, Duarte Jr. já começa a ser olhado como um político mais pé no chão, que já não age por impulso, mas pela razão e pelo pragmatismo. E isso o tem levado procurar aliados, conversar para superar diferenças e mostrar o que pretende. Essa nova postura, que está sendo ajustada a cada movimento, já o levou à cúpula municipal do PT, comandada pelo ex-vereador Honorato Fernandes, numa reunião avaliada pelos dois como positiva. Nessa linha, vem conversando com a cúpula do PCdoB, particularmente com o presidente da agremiação, deputado federal Márcio Jerry, e espera construir uma ponte com o PV.
Ele tem dirigido seu foco para a Câmara Municipal, onde já conta com o apoio de pelo menos oito vereadores, um deles Marlon Botão (PSB) e outro Nato Jr., que na semana passada deixou o PDT e também assinou ficha de filiação no PSB. O pré-candidato socialista tem se movimentado para conseguir o apoio consolidado dos vereadores Astro de Ogum, Concita Pinto e Fátima Araújo, todos do PCdoB, assim como tem conversado com Aldir Júnior (PL) e Beto Castro (PMB). E se conseguir o apoio do PT, como está sendo desenhado, levarão apoio dos cinco co-vereadores do Coletivo Nós (PT). Segundo uma fonte a ele ligada, ele deve sair para a campanha com o apoio de pelo menos 10 vereadores “fechados”.
A grande chave para a consolidação definitiva e consistente da pré-candidatura do deputado federal Duarte Jr. em São Luís será o apoio firme e bem articulado do ministro Justiça e Segurança Pública Flávio Dino (PSB) e do governador Carlos Brandão (PSB), que o apoiaram abertamente em 2020. E se conseguir o do vice-governador Felipe Camarão (PT), associado ao do presidente Lula da Silva, irá para o embate em condições de disputar, ainda que tendo pela frente a favorita candidatura do prefeito Eduardo Braide à renovação do mandato.
PONTO & CONTRAPONTO
Lei estadual vai proteger os Lençóis dos danos de monoculturas como soja e eucalipto
Os 155 mil hectares do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde estão os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, estão com sua integridade ambiental protegida contra a ação danosa das grandes plantações, especialmente a soja e o eucalipto, que o agronegócio vem ampliando no Maranhão, em particular na região do Baixo Parnaíba. Essa proteção está garantida por lei estadual, de autoria da deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, sancionada quinta-feira pelo governador Carlos Brandão (PSB) em ato realizado em Barreirinhas.
A Lei Nº 434/2023 cria mecanismos que para conter o avanço de novas lavouras destinadas ao cultivo de monoculturas na região, como plantações, em larga escala, de eucalipto e soja, assegurando assim que a região não sofra os impactos ambientais decorrentes da produção agrícola em larga escala. Os danos mais graves mais perigosos para a região onde se encontra o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são a perda de habitat, o aumento da poluição das águas e a degradação do solo.
O novo suporte legal proíbe a plantação em larga escala nos municípios pertencentes ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Proíbe também a abertura de novas áreas para monoculturas e a expansão de lavouras e plantações existentes em área que integras o complexo natural. Além disso, Lei cria o Programa Estadual de Proteção e Desenvolvimento Sustentável dos Lençóis Maranhenses, cujo objetivo é delimitar, para proteção, áreas prioritárias, de modo a que se faça a conservação e recuperação de ecossistemas, o incentivo à implantação de sistemas agroflorestais e o estímulo ao ecoturismo e ao turismo sustentável.
– Com a implementação da lei, haverá um futuro mais sustentável para as comunidades locais e para as futuras gerações. Essa lei representa um passo fundamental na preservação deste importante ecossistema e na promoção do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental – declarou a deputada Iracema Vale, visivelmente entusiasmada com a sanção de sua lavra, avalizada pela Assembleia Legislativa e consolidada pelo governador Carlos Brandão.
Paulo Victor reforça ação política e leva André Fufuca a bairros de São Luís
Quem esperou que o fato de sair da corrida à Prefeitura de São Luís inibiria a ação política do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PSDB), errou no cálculo. Tão logo bateu o martelo da desistência e anunciou a decisão, causando certo impacto no cenário político da Capital, ele tirou alguns dias de folga e foi arejar as ideias na França.
O presidente do parlamento da Capital retornou do Velho Continente com todo o gás. Reassumiu o comando da Casa, presidiu a sessão que aprovou a LDO com 14 emendas e fazendo questão de votar pela aprovação de todas; mais do que isso, disparou alguns torpedos críticos na direção dos que se posicionaram a favor do Palácio de la Ravardière. Dando assim um aviso claro e direto que vai manter sua artilharia na direção da gestão municipal.
No sábado, o vereador Paulo Victor levou o ministro do Esporte, André Fufuca, e também a deputada federal Amanda Gentil (Republicanos), para conhecer a realidade esportiva em bairros de São Luís, como a Cidade Operária e o Bairro de Fátima, duas comunidades emblemáticas da Capital. No contato informal com líderes comunitários, principalmente os ligados à área esportiva, o presidente da Câmara defendeu investimentos nas diversas modalidades, que, segundo lembrou, sobrevivem graças à boa vontade e à dedicação de professores.
– Agradeço ao ministro Fufuca por atender o nosso convite para conhecer a realidade dos atletas e das estruturas esportivas da nossa cidade, que sobrevivem graças à vontade e à dedicação de professores e mestres iguais aos que estão aqui – disse.
Na contrapartida, o ministro André Fufuca declarou: “A gente fez questão de visitar dois pontos importantes para o fomento do esporte na nossa Capital. Estivemos ao lado do nosso querido amigo Paulo Victor, para conhecer essas estruturas e fazer o fomento não só ao atleta, mas também firmar o compromisso de melhorar esses espaços que tanto contribuem para a prática do esporte em São Luís – disse o ministro do Esporte.
São Luís, 15 de Outubro de 2023.