Factóide sobre saúde não funciona, Brandão e Dino consolidam aliança e Velten governa com equipe tarimbada  

 

Carlos brandão e Flávio Dino atuam articulados e consolidam aliança partidária, apesar da especulação sobre saúde 

“Retornarei na próxima semana sem dar peso algum a comentários maldosos. Apenas respeitando e valorizando – ainda mais – minha família, meus amigos e todos aqueles que, assim como eu, querem um estado cheio de autoestima e acreditando que podemos construir juntos”. Foi como o governador licenciado Carlos Brandão (PSB) reagiu a uma marola de especulações sobre o seu estado de saúde. O zumzum sem lastro foi visto por alguns observadores como um factóide maldoso destinado a colocar as redes sociais e o meio político em estado de ebulição, e enxergado por outros como uma jogada rasteira de adversários políticos interessados em minar o seu lastro na corrida às urnas. Com a reação de ontem, o governador Carlos Brandão avisou que está voltando à forma, e que ao retornar vai entrar de cabeça no jogo político e eleitoral, mas sem descuidar da gestão. No campo político, a aliança PSB/PT/PCdoB/PP/Cidadania/PSDB, cuidadosamente articulada pelo ex-governador Flávio Dino (PSB), que sem alarde vem cuidando de mantê-la unida.

Quando assumiu o comando do Governo como titular, em abril, o governador Carlos Brandão recebeu também o comando das forças políticas alinhadas à base governista, uma tarefa que fora do governador Flávio Dino até o dia da sua renúncia, no início daquele mês. Naquele momento, Carlos Brandão passou a cuidar das articulações para fortalecer a sua pré-candidatura à reeleição, conversando com prefeitos, parlamentares e com líderes importantes das áreas empresarial e sindical e dos mais diversos segmentos da sociedade civil. Antes da viagem para se submeter à cirurgia, vinha tratando dessa área, enquanto o ex-governador Flávio Dino vinha trabalhando para consolidar a aliança, principalmente na amarração da base da aliança, que é a união PSB/PT/PCdoB/PP.

O afastamento temporário de Carlos Brandão não alterou a rotina do Governo. Isso porque o governador interino Paulo Velten, que preside o Poder Judiciário e tem noção clara de como funciona a máquina do Poder Executivo, encontrou os postos-chaves da administração estadual em mãos firmes, como o experiente e bem articulado tucano Sebastião Madeira, quatro vezes deputado federal e duas vezes prefeito de Imperatriz, no comando da Casa Civil, o ex-governador e ex-ministro José Reinaldo Tavares à frente da Secretaria de Governo, e o ex-prefeito de São José de Ribamar e várias vezes secretário de Estado Luís Fernando Silva na pasta do Planejamento. Nesse período, o governador licenciado acompanhou o andamento do Governo por telefone e pela internet, sem interferir no comando do governador Paulo Velten.

No campo político, tudo o que aconteceu até ontem no âmbito da corrida ao Palácio dos Leões estava previamente desenhado nos radares de Carlos Brandão e Flávio Dino. Nenhum dos dois foi apanhado de surpresa, por exemplo, com a guinada do senador Weverton Rocha (PDT) para a direita bolsonarista. Já esperavam que o pré-candidato pedetista teria o deputado Josimar de Maranhãozinho como aliado, levando junto o PL, mas não todos os prefeitos do seu partido, uma vez que parte deles esteve com ele, Carlos Brandão, tendo alguns lhe declarado apoio. Na sua frente de ação, o ex-governador Flávio Dino trabalhou certo, alinhavando todos os pontos da aliança do PSB com o PT, consolidando a indicação de Felipe Camarão como candidato a vice na chapa liderada por Carlos Brandão, na qual é pré-candidato ao Senado. O resultado da articulação foi conhecido domingo, no Encontro Tático Eleitoral do PT, quando Felipe Camarão foi confirmado por aclamação para a vaga de vice.

A tentativa de criar um clima de instabilidade com especulação maldosa sobre o estado de saúde do governador Carlos Brandão não funcionou. O governador se recupera normalmente e está preparando seu retorno, sua aliança para as eleições está consolidada, graças à atuação do ex-governador Flávio Dino, e o Governo segue sem problemas sob o comando do governador interino Paulo Velten, auxiliado por uma equipe tarimbada e leal.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Decisão sobre vice no Maranhão tem aval da cúpula nacional do PT

Lula da Silva 

O comando nacional do PT deve aprovar integralmente o relatório contendo o resultado do Encontro Tático Eleitoral realizado no final da semana passada e cujo item principal é a confirmação de Felipe Camarão como vice na chapa do governador Carlos Brandão. O relatório será enviado pelo presidente regional do PT, Francimar Melo, com o aval da cúpula do partido no Maranhão. Informalmente, a direção nacional petista foi informada da decisão já no final da tarde de domingo, tão logo Felipe Camarão foi aclamado pelos participantes da reunião partidária. O ex-presidente Lula da Silva também foi informado e concordou a escolha e com a maneira como ela se deu. O relatório formal será avaliado pela direção nacional para o “OK” final, como é a praxe no PT.

 

Edivaldo Jr. cogita escolher uma mulher para a vaga de vice na sua chapa

Edivaldo Jr. 

A escolha do advogado e ex-secretário de Educação Felipe Camarão (PT) para vice na chapa do governador Carlos Brandão (PSB), e a do deputado estadual Hélio Soares (PL) para companheiro de chapa do senador Weverton Rocha (PDT) estaria estimulando o ex-prefeito de São Luís e pré-candidato do PSD ao Governo do Estado Edivaldo Holanda Jr. a avaliar a escolha de uma mulher para compor sua chapa como vice. Com isso ele, ele daria um toque diferenciado, indo de encontro às diversas campanhas por maior participação feminina na política. A ex-primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, seria uma das entusiastas da estratégia.

São Luís, 07 de Junho de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *