PMDB, PSDB e PV podem se unir e lançar João Castelo a prefeito de São Luís

 

castelo 2
Castelo pode liderar aliança do PSDB com PMDB e  PV 

Uma ampla e cuidadosa negociação já em curso forja uma aliança entre PMDB, PSDB e PV, que poderá resultar no lançamento de uma chapa para disputar a Prefeitura de São Luís, encabeçada provavelmente pelo deputado federal João Castelo. A aliança poderá comportar outros partidos, como o DEM, PSD, PSC, PSDC e outros, mas o núcleo básico da aliança será formado por pemedebistas, verdes e tucanos, segundo informação chegada à coluna ontem, no final da tarde. A composição em gestação ainda não bateu martelo, mas entre os seus articuladores não há qualquer divergência quanto ao nome do ex-prefeito João Castelo, que não tem  escondido de interlocutores que seu projeto imediato é disputar a cadeira principal do Palácio de la Ravardière no pleito do ano que vem, baseado principalmente na convicção de que tem condições de sair das urnas eleito.

Se vier a ser concretizada como acreditam as fontes ouvidas pela Coluna, a aliança PMDB/PSDB/PV poderá alterar expressivamente o cenário em que se desenvolverá a corrida às urnas em São Luís, no qual estão o prefeito Edivaldo Jr. (PDT), candidato à reeleição; a deputada federal Eliziane Gamas (PPS) e ainda quase uma dezena de candidatáveis. Isso porque ninguém duvida de que, se não tem mais a força de outros tempos, o ex-prefeito João Castelo ainda é um político de expressivo peso político e eleitoral. Sua candidatura, se confirmada, tem de ser levada em conta pelos demais candidatos. Isso porque ele terá o suporte do PMDB, que tem espaço importante no cenário eleitoral de São Luís. Tanto que alguns analistas tarimbados, incluindo alguns políticos experientes, avaliam que em qualquer situação o ex-prefeito entrará na corrida com pelo menos 20% das intenções de voto.

Se vingar, a união de PMDB, PSDB e PV dará ao seu candidato uma vantagem considerável em relação aos demais: um expressivo – provavelmente o maior – tempo no rádio e na TV, que na avaliação de analistas e marqueteiros pode ser o diferencial na corrida às urnas. Para uma das fontes que a Coluna ouviu sobre o assunto, Castelo tem carisma e habilidade para atrair a atenção do eleitorado, e com um tempo largo na propaganda eleitoral gratuita, poderá transformar essas condições em dividendos eleitorais. Mesmo levando em conta o fato de que enfrentará a força política e administrativa do prefeito Edivaldo Jr., que terá ainda a militância do PDT, ao qual se filiou na semana passada, e a habilidade midiática da deputada Eliziane Gama (PPS), que lidera as preferências do eleitorado, segundo as últimas pesquisas sobre a disputa em São Luís, Castelo acredita que pode vencer a disputa liderando uma aliança forte como a que está em construção.

A provável aliança PMDB/PSDB/PV resolverá de vez a indefinição do PMDB em relação à disputa em São Luís, eliminando qualquer possibilidade de candidatura do ex-deputado Ricardo Murad pelo partido. O PMDB muito provavelmente indicará o candidato a vice-prefeito, devendo, nesse caso, escolher um nome que represente a nova geração pemedebista, podendo o mesmo acontecer em relação ao PV.

As informações que chegaram à Coluna revelam que as tratativas para essa provável aliança partidária para disputar o comando da administração da Capital não são recentes. As mesmas informações revelam que o clima de otimismo tem predominado durante as conversas desde que elas foram iniciadas.

 

PONTOS & CONTRAPONTOS

03

Bancada vai hoje aos Leões

dino 8-horzO governador Flávio Dino vai reunir hoje a bancada governista para uma conversa no Palácio dos Leões. A iniciativa da reunião foi do próprio governador, que entregou a tarefa de articular a mobilização dos deputados alinhados ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT). A Coluna não teve acesso à pauta da reunião, mas informalmente levantou que o governador fará uma explanação sobre a situação do governo, apresentando os ganhos já auferidos por sua administração. Há também a expectativa de que Flávio Dino informará aos deputados sobre o quadro político e econômico nacional e seus reflexos  no Maranhão.

 

Guerra por Pedro do Rosário

toca serra 1-horzDepois dos vários e duros embates entre os deputados de Timon, Alexandre Almeida (PTN) e Rafael Leitoa (PDT), e dos estremecimentos entre os deputados Roberto Costa (PMDB) e Carlinhos Florêncio (PHS) motivados pelos problemas de Bacabal, uma nova guerra paroquial foi deflagrada na Assembleia Legislativa, esta colocando em confronto verbal os deputados Toca Serra (PSC) e Fernando Furtado (PCdoB), tendo como pomo da discórdia os problemas de Pedro do Rosário, um dos municípios mais pobres do estado e governado por Irlan Serra, irmão de Toca Serra Nas duas últimas sessões plenárias, Furtado e Serra se atacaram com discursos duros. O primeiro apresentou um diagnóstico dramático da administração daquele município, responsabilizando por isso o prefeito Serra. Toca Serra saiu em defesa do irmão e acusou Furtado de não dizer a verdade. Furtado encerrou seu discurso dizendo ser homem para resolver pendências com seus adversários “de qualquer jeito”. Serra rebateu dizendo que Furtado não tem credibilidade. Os dois deputados deixaram claro que a guerra em torno de Pedro do Rosário vai continuar.

 

Justa homenagem

borges 1O jornalista Raimundo Borges, diretor de Redação de O Imparcial e dono de uma larga experiência na cobertura dos fatos políticos, foi alvo de uma justa homenagem, ontem, na Assembleia Legislativa. Por iniciativa do deputado Wellington do Curso (PPS), Raimundo Borges foi cumprimentado pela Casa pelos 45 anos de atuação no jornal, boa parte dos quais no comando da Redação e como titular da coluna Bastidores. Repórter Tempo se associa à homenagem.

 

3 comentários sobre “PMDB, PSDB e PV podem se unir e lançar João Castelo a prefeito de São Luís

  1. O Castelo é o melhor candidato a prefeito de São Luis. Ele tem a habilidade de administrar e sabe como ninguém o que é melhor para o povo. Sonho em ver o Castelo disputando a eleição para governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *