Pesquisa mostra Rildo com força para vencer os dois turnos e se eleger prefeito de Imperatriz

Rildo Amaral pode vencer Josivaldo JP nos dois
turnos; Marco Aurélio fica em quarto lugar

A corrida à Prefeitura de Imperatriz começa a montar um roteiro de definição. Esse cenário foi desenhado por pesquisa do instituto DataM, segundo a qual se a eleição fosse agora, o deputado estadual Rildo Amaral, candidato do PP, iria para o 2º turno com o deputado federal Josivaldo JP (PSD), e venceria a eleição com 41,6% dos votos contra 29,8% do candidato do PSD. A pesquisa DataM ouviu 500 eleitores entre os dias 22 e 24 de maio, tem margem de erode 4,5%, para mais ou para menos, intervalo de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-09447/2024. O cenário encontrado pela pesquisa já reflete a mudança radical com a entrada de Imperatriz no clube dos municípios com mais de 200 mil eleitores e elegem seus prefeitos em dois turnos, caso nenhum dos candidatos obtenha metade mais um dos votos válidos.

Na pesquisa estimulada, o resultado do 1º turno seria o seguinte: Rildo Amaral apareceu com 29,4% seguido de Josivaldo JP com 24,1%, Mariana Carvalho (Republicanos) com 10,1%, Nilson Takashi (Novo) com   6.8%, Marco Aurélio (PCdoB) com 6,4%, Justino Filho (2,4%), Francisco Soares (2,2%), Zé Antônio (2,0%), e Fábio Hernandes (0,2%). Brancos e nulos somaram 7,8% e indecisos, 8,5%. É um resultado compatível com as previsões de políticos tocantinos, que inicialmente se impressionaram com a arrancada de Josivaldo JP, que três meses atrás chegou a colocar dois pontos percentuais de vantagem, mas perceberam que ele havia estancado.

A investigação estatística feita pelo DataM revelou que o deputado estadual Rildo Amaral (41,6%) se elegeria prefeito no confronto direto contra Josivaldo JP (29,8%) no 2º turno. Brancos e nulos somariam 18,7% e indecisos 9,9%. Esse cenário “bate” com as previsões de raposas felpudas da política de Imperatriz. E com um detalhe a mais: Rildo Amaral está entre os menos rejeitados (6.6%), com quatro pontos percentuais a menos do a rejeição de Josivaldo JP, que chegou a 10,7%.

A liderança do deputado Rildo Amaral, ainda na fase prévia da pré-campanha, para a eleição do novo prefeito de Imperatriz tem a ver com uma série de fatores importantes. Começa com ele próprio candidato, que é ex-vereador de vários mandatos e deputado estadual em segundo mandato, e do fato de ser candidato do PP, tendo forte apoio do deputado federal e atual ministro do André Fufuca, líder do partido e montando o seu projeto de chegar ao Senado em 2026, e também o incentivo discreto do Palácio dos Leões. E a tendência na hipótese de 2º turno é o resultado do apoio de aliados que ficarão na 1ª rodada, como o ex-deputado Marcado Aurélio, a quem apoiou na eleição de 2020.

Pelo que está sendo desenhado, o eleitor de Imperatriz está se afastando cada vez mais da ideia malsucedida de eleger outsiders para a Prefeitura, a exemplo do atual prefeito Assis Ramos, que vai deixar o cargo “queimado”, após oito anos de gestão para muitos desastrada. Usando fortemente as emendas parlamentares, Josivaldo JP joga tudo para se consolidar como liderança forte e com futuro largo. Se vencer a eleição, ninguém o segurará na política regional. Se for derrotado, sairá das urnas chumascado, mas ainda com peso para se reeleger deputado federal.

Os demais candidatos, em especial o ex-deputado Marco Aurélio e a suplente de deputado federal Mariana Carvalho parecem não ter gás suficiente para reverter suas modestas posições na corrida para o comando da antiga Vila do Frei. Segundo a pesquisa DataM, eles estão muito atrás dos dois líderes, têm muito chão para vencer se conseguirem poder de fogo para vencer. E com o fato de que entre eles está Nilson Takashi (Novo), que pode azedar suas limonadas. E, finalmente, a entrada do desgastado prefeito Assis Ramos ao lançar seu candidato, Zé Antônio (PDT), como apoio do senador Weverton Rocha (PDT), candidato à renovação do mandato nas eleições de 2026.

A pesquisa DataM mostra que a corrida à Prefeitura de Imperatriz parece não está mais em aberto.

PONTO & CONTRAPONTO

Judiciário vai criar canal de diálogo e conciliação entre Câmara e Prefeituras de São Luís

O vereador-presidente Paulo Victor entrega o
documento ao desembargador-presidente Froz Sobrinho

O Poder Judiciário poderá criar um canal para atuar como mediador das demandas envolvendo a Câmara Municipal de São Luís e a Prefeitura de São Luís. Essa iniciativa se tornou viável ontem, durante visita de trabalho que o presidente do parlamento municipal, vereador Paulo Victor (PSB), acompanhado de um grupo de vereadores, fez ao presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Froz Sobrinho, que estava acompanhado do 1º vice-presidente, desembargador Raimundo Bogéa.

O pleito do Legislativo municipal está detalhado no documento entregue ao desembargador-presidente Froz Sobrinho pelo vereador-presidente Paulo Victor. Nele, o comando do parlamento ludovicense assinala o grande número de demandas entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de São Luís, que são judicializada por não encontrarem amparo em negociações. Além disso, a relação entre a Câmara e a Prefeitura está politizada e tensa.

O presidente do TJ ressaltou o trabalho que o Judiciário tem desenvolvido com o objetivo de aproximar a Justiça da população. “Sabemos das dificuldades da população, e a visita dos representantes da Câmara de Vereadores eleva a nossa responsabilidade. O prestígio é da Justiça, estamos representando os 37 colegas do Tribunal, e todos têm a mesma sensibilidade. A Justiça moderna faz um empenho muito grande de ser um instrumento de conciliação, de tentar resolver as situações sem necessidade de demandar uma ação”, assinalou.

E declarou: “Estamos prontos para solucionar essas demandas”.

Por sua vez, o número dois da Corte, desembargador Raimundo Bogéa, pontuou que a intenção é criar um canal de diálogo entre a Câmara e a Prefeitura, no sentido de formar uma comissão propositiva. “Com essa comissão conseguiremos viabilizar um caminho para solucionar as demandas apresentadas, e o empenho vai ser grande da nossa parte nesse sentido”, explicou.

O presidente da Câmara de São Luís avaliou o evento e destacou: “Hoje, a Câmara Municipal de São Luís se faz presente para mostrar os projetos em favor da cidade, e pedir, sobretudo, uma colaboração institucional, para que a harmonia entre os Poderes Municipais seja aprimorada. A nossa busca pela harmonia, essa pacificação política, é pela cidade de São Luís, em respeito à população”, assinalou o vereador-presidente Paulo Victor.

Ariston aposta alto na implantação da ZPE em Bacabeira

Ariston Ribeiro comemorou a validação da ZPE para Bacabeira

“Acho que foi aprovada nossa grande esperança para o Maranhão, tal seja, a ZPE, que deverá ficar localizada em Bacabeira, e que vai impulsionar muito a nossa indústria. Nós temos um porto muito próximo da Europa e dos Estados Unidos e, com isso, nosso estado vai melhorar muito”.

Essa expectativa foi manifestada ontem, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Ariston Ribeiro (PSB) em relação ao projeto que prevê a implantação de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE) no município de Bacabeira, onde o parlamentar tem base eleitoral, aliado que é da prefeita Fernanda Gonçalo (Mobiliza).

Integrante do grupo político liderado pelo prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo (Mobiliza), o deputado Ariston Ribeiro destacou a validação do projeto da ZPE no Maranhão pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). A ZPE do Maranhão, área de livre comércio com o exterior, que permite a instalação de projetos industriais com potencial mapeado de R$ 15 bilhões em investimentos e geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. 

“Quero agradecer aqui a todas as pessoas que iniciaram esse projeto, em especial, ao governador Carlos Brandão, ao ex-governador José Reinaldo Tavares, atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos à prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, e a todas as demais pessoas que se envolveram nesse projeto”, agradeceu o parlamentar.

O deputado Ariston Ribeiro explicou que, com a aprovação da criação da ZPE de Bacabeira, o CZPE poderá avaliar a instalação de projetos industriais na região. O primeiro já foi apresentado ao Conselho Nacional, prevendo a instalação de uma refinaria modular de combustível.

Ariston Ribeiro demonstrou plena confiança quer o projeto vai vingar.

São Luís, 29 de Maio de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *