Se estiver traduzindo rigorosamente as preferências do eleitorado, a pesquisa Exata/TV Guará sobre a corrida para a Prefeitura de São Luís revela um quadro de inércia momentânea, com os candidatos mais fortes praticamente estacionados nos patamares das pesquisas mais recentes. Ao mesmo tempo, emite mais elementos indicadores de que tendência de crescimento do prefeito Edivaldo Jr. (PDT), que alcançou 25%, é lenta, mas consistente, enquanto a posição de Eliziane Gama (PPS), com 21%, tende a se estabilizar nesse patamar, o mesmo acontecendo com a de Wellington do Curso (PP), que apareceu com 18% nas três últimas pesquisas. No segundo pelotão, a situação é diferente, com o registro de uma movimentação intensa entre os candidatos, que neste levantamento estão assim posicionados: Rose Sales (PMB) isolada com 7%, e Eduardo Braide (PMN) com 3%, Fábio Câmara (PMDB) com 2% e Zeluís Lago (PPL), Claudia Durans (PSTU) e Valdeny Barros (PSOL) patinando no lodaçal de 1%. A pesquisa tem uma margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, expressivamente elevada, não tendo sido divulgado o seu intervalo de confiança.
A liderança do prefeito Edivaldo Jr., que representa exatamente o percentual da margem de erro em relação à Eliziane Gama, tem uma explicação clara. No exercício do mandato e pleiteando a reeleição, Edivaldo Jr. vinha avançando na trilha da discrição, cercando-se de todos os cuidados para não dar aos adversários argumentos para acusá-lo de abusar do poder. Três anos e meio no cargo, período em que viveu altos e baixos, lhe deram o lastro administrativo e os instrumentos políticos para encarar essa disputa. Tanto que em pesquisa recente, sua rejeição, que já alcançara mais de 50%, caiu para menos de 35%. Candidato do PDT e no comando de uma coligação com 12 partidos, entre eles o PCdoB, do governador Flávio Dino, e o PTB, Edivaldo Jr. vem dando sinais de que está a cada dia mais seguro da viabilidade do seu projeto.
A pesquisa Exata/TV Guará acendeu mais uma vez o alerta amarelo no comando de campanha de Eliziane Gama, que apareceu com 21% das intenções de voto. Se não revelou uma reação favorável causada pela movimentação que a candidata vem fazendo desde que seu projeto eleitoral foi formalizado em convenção, o percentual obtido apontou que ela estabilizou sua posição na preferência do eleitorado, pois pela primeira vez não registrou queda nas intenções de voto. A pergunta que se faz agora é se ela conseguirá reverter a grande perda voltando a crescer na preferência do eleitorado. Eliziane Gama não tem o lastro político, a estrutura partidária nem os argumentos – ações de governo – que embalam a candidatura do prefeito Edivaldo Jr.. Todo o seu potencial eleitoral está concentrado nela mesma, já que nem todos os seus aliados dificilmente encararão a guerra eleitoral dela como se fosse deles. Isso quer dizer que toda a sua força política concentra-se nela própria, e por isso o futuro da sua candidatura está na sua capacidade de convencer o eleitor de ela, e não o grupo que a apoia – o PSDB e parte do grupo Sarney -, é que vai comandar as mudanças na eventualidade da sua eleição. Se a candidata não voltar a crescer, é porque o eleitorado não acreditou na aliança que ela lidera.
Dos três que formam o pelotão da frente da corrida para a Prefeitura de São Luís, o que tem posição mais imprevisível é Wellington do Curso, que aparece com 18% das intenções de voto nas ultimas pesquisas. O candidato do PP vinha numa jornada solitária em busca de aliança que lhe desse sustentação política e impulso eleitoral. Depois de muitas idas e vindas nos bastidores, firmou pacto forte com o senador Roberto Rocha, garantindo assim coligação com o PSB tendo como vice o vereador Roberto Rocha Jr.. Tanto quanto Eliziane Gama, o candidato do PP é um franco atirador com uma biografia rica e uma ousadia sem limites, fatores que, juntos, o tornam um candidato com grande potencial para seduzir eleitores, principalmente os mais novos. A pesquisa Exata/TV Guará confirma a inércia do candidato no patamar dos 18%, não indicando se ele será ou não capaz de ultrapassar essa barreira e se tornar uma ameaça concreta a Edivaldo Jr. e a Eliziane Gama. Se não lidera nas intenções de voto, Wellington do Curso tem um dado que lhe é extremamente favorável: sua rejeição é uma das menores, o que lhe gás para brigar pela liderança, o que poderá fazer durante a campanha nos mais de três minutos que terá na TV ao longo de 45 dias.
Como as demais, a pesquisa Exata/TV Guará indicou que, excetuando a vereadora Rose Sales, que alcançou 7%, os integrantes do segundo pelotão dificilmente terão condições de reagir e reverter o quadro atual da disputa. Mas com 10% de indecisos e 12% de eleitores que não querem votar em nenhum deles, a corrida continua aberta e com desfecho rigorosamente imprevisível, mesmo considerando que o prefeito Edivaldo Jr. já apareça com uma vantagem modesta, mas firme.
Em tempo : O Exata ouviu 806 entrevistados, entre os dias 6 e 8 de agosto. Foi registrado no dia 06 de agosto sob o protocolo MA-07443/2016. A margem de erro é de 4% para mais ou menos e o intervalo de confiança é de 95%.
PONTO & CONTRAPONTO
Situação em Paço do Lumiar ainda não está resolvida
Não é confortável a posição do líder da corrida pela Prefeitura de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB). As pesquisas o apontam na liderança, mas indicam também que o ex-prefeito Gilberto Aroso estaria caminhando para consolidar a candidatura e representar uma forte ameaça, assim como o prefeito Josemar Sobreiro (PSDB), que foi tido como politicamente morto, realizou uma convenção festiva e deixou claro que está mais vivo do que nunca, com gás ainda suficiente para comprometer o favoritismo de Dutra. Esse quadro fica complicado porque o Palácio dos Leões aposta todas as suas fichas na eleição de Domingos Dutra, tanto que o governador Flávio Dino está pessoalmente empenhado esforço para consolidar a liderança do candidato do PCdoB, determinado que está em ter seu candidato eleito em Paço do Lumiar. O Palácio dos Leões aposta alto da eleição de Dutra, tanto que o governador Flávio Dino fez questão de participar da convenção do candidato do PCdoB e não tem perdido oportunidade para fortalecer a candidatura de Domingos Dutra. Quem conhece o perfil do eleitor Paço do Lumiar afirma que ainda é muito cedo para algum dos candidatos cantar vitória, prevendo que muita água ainda rolará.
Stênio Rezende denuncia violência e corrupção em Vitorino Freire
A dura disputa política e eleitoral começa a ficar acirrada em alguns municípios. Um deles é Vitorino Freire, onde, segundo denunciou o deputado Stênio Rezende (DEM), está em curso uma onda de violência e corrupção. Em sua fala, Stênio Rezende lamentou profundamente a ocorrência de um ato praticado “por 20 maus elementos que, fortemente armados, não mediram esforços e saíram atirando na Casa de Repouso dos Policiais Militares, invadiram a agência do Banco do Brasil e resolveram levar o cofre”. O parlamentar informou que já externou suas preocupações ao secretário de Estado de Segurança, Jefferson Portela, pedindo mais policiais e viaturas para ajudar no combate a violência em Vitorino Freire e no Estado do Maranhão como um todo, “que estranhamente aumenta ainda mais no período que antecede as eleições”. Stênio Rezende disse que a insegurança toma conta de Vitorino Freire porque falta ação pública municipal, pois o município tem um dos piores prefeitos do Maranhão, que ao assumir a Prefeitura montou logo de saída 15 empresas para ganhar todas as licitações consideradas fraudulentas pelas autoridades. – A corrupção em Vitorino Freire é grave, verídica e o Ministério Público precisa tomar conhecimento e agir imediatamente contra esse absurdo -, declarou, acrescentando que o prefeito é dono do Jacaré Home Center, a segunda maior loja de material de construção de São Luís e a terceira do Estado do Maranhão. Stênio denunciou que os comerciantes de Vitorino não vendem sequer um tijolo para a Prefeitura. “Saiu um caminhão para São Luís buscar três sacos de cimento na Jacaré. O prefeito é irresponsável mas isso está acabando. A eleição está próxima e o povo saberá escolher o melhor gestor do município”, concluiu.
São Luís, 11 de Agosto de 2016.