Nomeação de Camarão para a Seduc mostra sintonia política no Governo Brandão

Sintonia no Governo: Felipe Camarão é confirmado na Educação por Carlos Brandão

O vice-governador Felipe Camarão (PT) volta ao comando da Secretaria de Estado da Educação, da qual foi titular durante mais de seis dos sete anos do Governo Flávio Dino. Com a escolha do companheiro de chapa para o cargo, o governador Carlos Brandão (PSB) tomou duas decisões certeiras. A primeira foi entregar a pasta ao grande responsável pelo avanço da política educacional do Governo do Maranhão nos últimos sete anos; e a segunda foi a colocação da marca do PT num dos espaços mais visíveis e importante do Governo. Com essa definição, o governador apostou que terá na política educacional um dos pontos mais fortes e bem-sucedidos do seu Governo. O vice-governador Felipe Camarão aceitou a missão determinado a concluir o grande projeto iniciado no Governo Flávio Dino, com o que o governador Carlos Brandão está inteiramente de acordo.

Felipe Camarão está entusiasmado em voltar ao comando da Seduc com o objetivo de tocar em frente programas como o Escola Digna, expandir a rede de Iemas e de multiplicar o número de escolas da rede estadual que funcionam em regime de tempo integral. Com o mérito e a experiência de haver implantado, desenvolvido e consolidado esses programas, ele retoma esse projeto decisivo, agora sob o comando do governador Carlos Brandão, que tem uma visão apurada da área educacional e pretende criar as condições para a implantação de novos programas. Ao aceitar voltar ao comando da Seduc, o vice-governador Felipe Camarão sinalizou com clareza que aposta alto no atual Governo.

No plano político, o vice-governador Felipe Camarão tem peso expressivo na aliança liderada pelo governador Carlos Brandão. É que ele é o nome do PT na aliança, o que o torna o principal interlocutor do Governo com o partido. No comando da Seduc, ele tem condições de estabelecer um diálogo mais direto e mais produtivo com o ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador petista do Ceará, do que outro secretário. Com esse espaço político e partidário, Felipe Camarão libera o governador Carlos Brandão para fazer a macro política direto com o presidente Lula da Silva (PT). Com a experiência de secretário de Educação no Governo Flávio Dino, Felipe Camarão aprendeu o caminho das pedras e saberá como chegar nas fontes importantes do Governo Federal.

Além do fato de ser competente e tarimbado como gestor e institucionalmente credenciado como vice-governador, Felipe Camarão assume a Seduc com o propósito de fortalecer o Governo e de se viabilizar como o nome mais visível da grande aliança para disputar a sucessão do governador Carlos Brandão, que deverá disputar uma cadeira no Senado em 2926. Nesse contexto, não há dúvida que o vice-governador colocará toda sua energia no esforço para realizar uma gestão consistente e bem-sucedida. E tem certeza de que contará com o apoio integral do governador Carlos Brandão, que trabalha para chegar em abril de 2026 à frente do G0verno que prometeu realizar durante a campanha de 2022.

Ligados institucionalmente como governador e vice-governador e politicamente por pertencerem à aliança PT/PSB, que saiu das urnas vitoriosa no Maranhão e no Brasil, Carlos Brandão e Felipe Camarão têm os mesmos interesses na equação do poder em curso no estado. O governador tem convicção de que fez a escolha certa para o comando da Educação. O vice-governador tem a compreensão de que o sucesso da sua gestão fortalecerá o Governo os credenciará para assumir novos compromissos com o eleitorado em 2026. Esse objetivo será perseguido independentemente de qualquer eventual alteração no desenho da aliança partidária.

O governador Carlos Brandão e o vice-governador Felipe Camarão conversaram muito antes de baterem o martelo, e chegaram à conclusão de que esse é o melhor caminho. A exemplo do que aconteceu no Governo anterior, a sintonia fina entre governador e vice só deve produzir resultados positivos.

PONTO & CONTRAPONTO   

Vereadores aprovam, por ampla maioria, o novo Plano Diretor de São Luís

Sob a presidência de Paulo Victor, Câmara discutiu e aprovou Plano Diretor de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís aprovou ontem, em primeira votação, as atualizações do Plano Diretor, corrigindo uma defasagem de 16 anos. Com a decisão, o projeto será submetido à votação definitiva do plenário em 10 dias e, se aprovado, dará à Prefeitura de São Luís as condições legais e normativas para planejar a estrutura e o crescimento da cidade, hoje com 1,2 milhão de habitantes.

Comandada pelo vereador-presidente Paulo Victor (PCdoB), a sessão em que a votação se deu foi marcada por manifestações contra e a favor do conteúdo do Plano Diretor. O presidente da Comissão Especial que montou o projeto – que estava encalhado desde 2019 -, vereador Astro de Ogum (PCdoB), defendeu as alterações feitas e que São Luís não pode mais esperar. Na mesma linha se manifestou o relator do projeto, vereador Gutemberg Araújo (PSC), para quem o Plano Diretor Aprovado ontem contém os caminhos para a modernização, alertando para o fato de que a Capital do Maranhão está gravemente defasada em relação às cidades do seu porte visitadas pela Comissão Especial. Dois vereadores – Marcial Lima (Podemos) e Jhonatan Soares (Coletivo Nós, do PT) – votaram contra.

Depois da aprovação final, o Plano Diretor será submetido ao crivo do prefeito Eduardo Braide (PSD), que poderá sancioná-lo ou vetar as alterações no todo ou em parte. Mas, independentemente disso, São Luís está muito próxima de ter o seu Plano Diretor atualizado, com normas para balizar o seu desenvolvimento do urbano.

José Luiz Almeida assume o comando da Justiça Eleitoral do Maranhão

José Luiz Almeida vai presidir as eleições municipais de 2024

A Justiça Eleitoral do Maranhão tem novo comando. Em solenidade concorrida, o desembargador José Luís de Oliveira Almeida assumiu ontem a presidência do TRE-MA, e o desembargador José Gonçalo de Souza Filho a vice-presidência da corte e a Corregedoria Geral Eleitoral. O presidente e o corregedor vão comandar as eleições municipais de 2024. Entre os presentes, o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), que é senador eleito em 2022.

O desembargador José Luiz de Oliveira Almeida é um juiz de carreira com atuação em diversas comarcas, e que chegou ao cume da magistratura maranhense por meio de uma trajetória marcada pela eficiência, pela integridade e pelo senso de justiça. Além de magistrado estudioso, reconhecido pelos sólidos fundamentos das suas decisões e pelos argumentos que usa nos debates no plenário do Tribunal de Justiça, cultiva o viés intelectual como cronista bem articulado.

É opinião geral que a Justiça Eleitoral do Maranhão, que recebeu da desembargadora Ângela Salazar, vai continuar em boas mãos.

São Luís, 02 de Março de 2023.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *