O anúncio, ontem, da permanência de Sebastião Madeira no comando da Casa Civil e de Rubens Pereira à frente da Articulação Política, e do deslocamento de Luís Fernando Silva da Seplan para a Secretaria-Geral de Governadoria, o governador Carlos Brandão (PSB) consolidou a permanência integral do chamado “núcleo duro” no seu Governo. Antes deles, foram confirmados o ex-governador José Reinaldo Tavares (Programas Estratégicos) e Aparício Bandeira (Infraestrutura) – nos bastidores do Governo, há quem preveja que o vereador-presidente licenciado Paulo Victor (PCdoB), secretário de Cultura, já tem espaço nesse núcleo. Esses secretários, além de comandarem pastas importantes, formam um time informal de conselheiros do governador em assuntos de governo e na seara da política. São auxiliares da mais absoluta confiança do chefe do Poder Executivo.
A relação do governador Carlos Brandão com o ex-governador José Reinaldo Tavares, de cujo Governo do secretário de Meio Ambiente e chefe da Casa Civil por anos, é de amizade acima de qualquer diferença. Tanto que foi do então vice-governador que fez a indicação do ex-governador para uma das diretorias da Emap no Governo Flávio Dino, e que, ao assumir, o nomeou secretário de Programas Estratégicos. É um dos mais frequentes interlocutores do governador. Além da sua experiência ainda jovem de prefeito de Vitorino Freire, onde cresceu em meio à luta entre dos Bandeira contra os Rezende, e da atuação como engenheiro civil na Sinfra, Aparício Bandeira mantém forte relação de amizade com Carlos Brandão, que o tem como nome acertado para cumprir o seu programa de obras.
Deputado federal por quatro mandatos e prefeito de Imperatriz por dois mandatos, o médico Sebastião Madeira foi oposição e situação, mas se firmou como aliado do grupo e foi indicado para a Casa Civil pelo então governador Flávio Dino (PSB). Seu desempenho no comando da pasta, como gestor e como articulador político, surpreendeu até mesmo raposas muito tarimbadas, que duvidavam da sua competência. Político afeito ao diálogo, Sebastião Madeira se tornou o principal porta-voz do governador Carlos Brandão no campo institucional. O ex-prefeito de Matões do Maranhão e ex-deputado estadual Rubens Pereira – “Rubão”, como é chamado nos bastidores -, é considerado hoje o mais eficiente e habilidoso articulador político da aliança governista. Conhece todas as lideranças políticas e partidárias em atuação no Maranhão, desenhando com precisão o cenário político de qualquer município maranhense. Discreto e atuante, teve papel importante na articulação da aliança governista. Sua permanência no Governo tem o aval do deputado federal Rubem Jr. (PT), seu filho.
Ex-prefeito de São José de Ribamar, com grande influência na primeira fase do Governos de José Reinaldo Tavares e em dois momentos dos três Governo de Roseana Sarney (MDB), Luís Fernando Silva tem longa trajetórias no serviço público, onde é considerado um quadro de excelência em questões de planejamento. É considerado um dos nomes mais influentes do atual, atuando como auxiliar na área técnica (secretário) e também participando de avaliações políticas. Na nova pasta (Secretaria-Geral de Governadoria), vai cuidar da implantação da elaboração e implantação de projetos especiais. Já o secretário de Cultura, Paulo Victor, vem da Câmara Municipal, onde ganhou a presidência com o apoio político do então vice-governador Carlos Brandão e passou a ser influente no seu Governo quando ganhou a presidência da Câmara Municipal. Seu espaço no Governo foi aberto quando ele assumiu a Secretaria de Cultura e realizou um bem-sucedido festejo junino em 2022. De volta ao cargo, vai atuar de olho na Prefeitura de São Luís.
Sem existência formal, o “núcleo duro” assessora o governador Carlos Brandão em diferentes assuntos, dando também ao chefe do Poder Executivo importantes contribuições no campo das realizações. Mas tem também um papel importante no que diz respeito a questões de natureza política.
PONTO & CONTRAPONTOS
Assembleia se reúne hoje à tarde em Imperatriz
A partir das 15 horas de hoje, Imperatriz passará a ser a capital legislativa do Maranhão, com a instalação, ali, da Assembleia Legislativa. A instalação do Poder Legislativo na Princesa do Tocantins será feita em sessão solene dirigida pela presidente do parlamento estadual, deputada Iracema Vale (PSB). A itinerância da Assembleia Legislativa vai dar suporte legal à “segunda” posse do atual Governo, com a formalização do secretariado, que ocorrerá na noite de sábado, no Centro de Convenções de Imperatriz.
A Assembleia Legislativa está instalada no Palácio Dorgival Pinheiro, sede da Câmara Municipal. Ali, sob a presidência da deputada, os deputados se reunirão em sessão ordinária e debaterão e votarão matérias que constarão da pauta. Como sempre acontece nas sessões realizadas em itinerância, deputados da região costumam se manifestar cobrando solução para problemas que dependem da ação do Governo do Estado. E como é sabido, a Região Tocantina e afetada por vários problemas econômicos, sociais e de infraestrutura.
Dos 42 deputados, a deputada Abigail Cunha (PL) participará da sessão de hoje como parlamentar e no ato de amanhã como secretária de Estado. Ela foi escolhida para assumir a Secretaria da Mulher, confirme anúncio feito ontem pelo governador Carlos Brandão, na última tuitada do dia sobre a formação da sua equipe de Governo. Atual primeira-dama de Barra do Corda, Abigail Cunha foi subchefe da Casa Civil no último Governo de Roseana Sarney (MDB).
Reunião com Lula decidirá o futuro de Juscelino Filho no Governo
O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil) terá seu futuro no comando do Ministério das Comunicações decidido nesta-segunda-feira, conforme apontou ontem o presidente Lula da Silva em entrevista concedida ontem ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News FM. Juscelino Filho vem sofrendo duras acusações sobre sua atuação como deputado federal.
Esta semana, porém, o jornal O Estado de S. Paulo o denunciou na condição de ministro: responsável pela pasta das Comunicações, Juscelino Filho teria usado diárias e um jatinho da FAB para participar de um leilão de cavalos de raça no interior de São Paulo.
O assunto foi posto na entrevista com o presidente Lula da Silva, que respondeu: “O ministro Juscelino está viajando, está no exterior, discutindo num encontro de telecomunicações. Eu já pedi para o ministro Rui Costa convocar ele, para a gente ter uma conversa. Porque ele tem o direito de provar sua inocência, mas se ele não conseguir provar sua inocência, ele não pode ficar no Governo. Eu garanto a todo mundo a presunção da inocência”.
Em resumo: se provar sua inocência, Juscelino Filho sairá da reunião como ministro das Comunicações; se não conseguir, sairá como deputado federal, bastante chamuscado.
São Luís, 03 de Março de 2023.