O ex-presidente Lula da Silva (PT) desembarca hoje em São Luís, para uma visita política de dois dias. O líder petista chega ao Maranhão para conversar com diferentes grupos em busca de alianças que possam consolidar o favoritismo do seu projeto de candidatura no enfrentamento ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição presidencial do ano que vem. O primeiro e principal interlocutor do ex-presidente será o governador Flávio Dino (PSB), que apoia o seu projeto de voltar ao Palácio do Planalto, mas prega também a construção de uma grande aliança para enfrentar o atual presidente. No Maranhão, Lula da Silva tem liderança confortável e incontestável, sendo detentor de muito poder de fogo político e eleitoral, o que faz dele o candidato a ser batido. Ao mesmo tempo, ele sabe que sua candidatura sofrerá forte pressão, o que o faz agora estreitar laços com o governador Flávio Dino. Na sua incursão, pretende ampliar o seu raio de ação política no estado, sendo o PT o seu grande instrumento de ação.
O entendimento com o governador Flávio Dino já vem sendo costurado desde que o ex-presidente ainda se encontrava preso em Curitiba. Tanto que o primeiro e maior passo do seu partido em relação à corrida eleitoral ao Governo do Estado já foi dado: o PT está alinhado ao Palácio dos Leões e seus líderes locais já se movimentam declarando apoio à pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão (PSDB) à sucessão do governador Flávio Dino. Na mesma seara, o senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato assumido ao Governo do Estado, vem trabalhando intensamente no sentido de atrair o apoio do PT ao seu projeto de poder, ao mesmo tempo no seu partido o ex-ministro Ciro Gomes não abre mão do seu projeto de se candidatar a presidente. Lula da Silva, claro, vai usar todo o seu poder de sedução para ganhar o apoio do PDT no Maranhão sem colocar em risco sua aliança com o governador Flávio Dino.
O líder petista já deu inúmeras demonstrações de que no Maranhão o governador Flávio Dino e seu grupo são os seus aliados preferenciais. Demonstrou também que o caminho do PT no estado é a aliança com PSB, PCdoB e PSDB, que hoje formam o núcleo básico da aliança partidária liderada por Flávio Dino, que inclui também partidos ferozmente adversários do PT, como é o caso do DEM e do PP, para citar apenas dois exemplos. A aliança com o PT, já tida como fato consumado até pelas pedras de cantaria da Praia Grande, precisa de uma amarração formal do comando petista. Isso porque dentro do PT maranhenses há vozes que não rezam na cartilha de Lula da Silva, que querem o PT aliado ao pedetista Weverton Rocha. O ex-presidente vai trabalhar para fazer a conciliação.
O líder petista vai incursionar fora do território partidário liderado pelo governador Flávio Dino. Fonte petista confirmou à Coluna que ele fará uma visita à ex-governadora Roseana Sarney, presidente do MDB maranhense, e que foi sua aliada no Maranhão por mais de uma década. Petistas que viveram mais intensamente a aliança petista/sarneysista acreditam fortemente na possibilidade de o MDB do Maranhão apoiar o projeto do ex-presidente de voltar ao Palácio do Planalto. É que, mesmo que o rompimento da aliança PT/MDB tenha se dado na derrubada do Governo Dilma Rousseff (PT), por meio do impeachment que levou o emedebista Michel Temer ao poder, petistas e emedebistas maranhenses acham que sobrou espaço para uma reaproximação, que até mesmo resultar numa aliança eleitoral. Na mesma linha de ação o ex-presidente estaria interessado em atrair o apoio do PSOL, embora sejam poucos os que acreditam numa aliança PT/PSOL no Maranhão.
O ex-presidente Lula da Silva permanecerá em São Luís até Sexta-Feira, devendo partir bem mais forte do que quando chegou.
PONTO & CONTRAPONTO
Apoiado pelo PSD, Edivaldo Jr. prepara largada da sua pré-campanha
O ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PSD) prepara maratona de pré-campanha incursionando no interior embalado por duas certezas. A primeira é a de que sua candidatura ao Governo do Maranhão ganhou o status de prioridade para o comando nacional do PSD, e que o presidente do partido, Gilberto Kassab, estaria pessoalmente empenhado em dar ao candidato Edivaldo Holanda Jr. os meios possíveis para viabilizar uma campanha eficiente. A segunda, o comando estadual do PSD incorporou a candidatura majoritária e já trabalha para mobilizar todos os pedaços do Grupo Sarney em torno dela, a começar pela presidente do MDB, ex-governadora Roseana Sarney. A candidatura de Edivaldo Jr. terias caído nas graças do ex-presidente José Sarney, que aqui e ali orienta politicamente o presidente do PSD, deputado federal Edilázio Jr.. E não será surpresa se o PV também se incorporar ao projeto pelo ex-prefeito de São Luís, que discretamente pretende pisar fundo no acelerador.
Equipe da TV Assembleia recebe o Prêmio BNB de Jornalismo
Em tempos sombrios para o Jornalismo pleno, é extremamente salutar e reconfortante lembrar que ainda existem prêmios destinados a reconhecer a importância e a qualidade do trabalho de profissionais. Ontem, por exemplo, uma equipe da TV Assembleia, formada pelo repórter Fábio Cabral, pelo editor Ângelo Moraes e pelo cinegrafista Fábio Lima, recebeu o Prêmio BNB de Jornalismo 2020 pela reportagem “Empreendedor investe em trabalho de impacto social”.
A láurea foi entregue aos vencedores pelo superintendente do BNB no Maranhão, Denivan Borges, em ato realizado no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, na presença da diretora adjunta de Comunicação, jornalista Sílvia Tereza, e a subdiretora de TV e Rádio, jornalista Glaucione Pedroza.
O Prêmio BNB de Jornalismo é um dos mais antigos e respeitados da região e tem como foco as atividades econômicas, principalmente no que diz respeito ao empreendedorismo. Centenas de profissionais de jornal impresso, espaços jornalísticos virtuais, TV e rádio já participaram desse prêmio, documentando jornalisticamente as mais diversas situações, realidades, episódios e fatos que movem a economia da Região Nordeste, que tem no BNB uma das principais fontes de incentivo. No caso, além do reconhecimento dos seus méritos profissionais, a equipe da Assembleia Legislativa recebeu R$ 8 mil e o certificado da sua conquista.
A conquista do Prêmio BNB de Jornalismo 2020 foi uma demonstração cabal de que uma emissora pública pode abrir espaço para que seus profissionais possam praticar um jornalismo saudável do ponto de vista da informação, e com qualidade técnica.
A Coluna cumprimenta Fábio Cabral, Ângelo Moraes e Fábio Lima pela conquista.
São Luís, 18 de Agosto de 2021.