Humberto Coutinho volta ao batente e manifestação de deputados mostra o seu poder de fogo político

 

Humberto Coutinho de volta aso batente na Assembleia Legislativa
Humberto Coutinho de volta ao batente na Assembleia

O plenário da Assembleia Legislativa viveu ontem um momento singular. Sob os ecos de uma crise política sem precedentes e que abala a República, o deputado Humberto Coutinho (PDT) reassumiu o comando do Poder Legislativo vendo sua liderança ser confirmada por todos os deputados, inclusive os que fazem Oposição cerrada ao atual Governo, do qual é “co-piloto”, segundo declaração recente do governador Flávio Dino (PCdoB). Cerca de dois meses depois de se submeter a duas cirurgias e convalescer em Caxias, no seio da família, ele retornou à Assembleia Legislativa como um líder que fez falta e que, por sua maneira de fazer política, ganhou dos seus pares o raro status de unanimidade. Ao longo da sessão, nada menos que 17 deputados usaram o microfone em aparte do deputado Marco Aurélio (PCdoB) para saudar o retorno do presidente ao comando da Casa, justificando esse estado de ânimo com o argumento de que Humberto Coutinho é um dos maiores líderes do Maranhão nos dias atuais, o que justifica apontá-lo como uma “unanimidade” dentro do Poder sob sua responsabilidade e na macro política em andamento.

Já era esperado que na sua volta ao batente, o presidente Humberto Coutinho fosse recebido com alegria e satisfação por seus pares. Mas a recepção de que foi alvo ontem superou todas as expectativas, corroborando a impressão de que ele consegue ser o ponto de equilíbrio no emaranhado político e partidário que povoa o plenário do Legislativo. Humberto Coutinho foi recepcionado entusiasticamente por colegas, assessores e servidores no hall do Palácio Manoel Bequimão. Foi como se a Casa estivesse recebendo de volta um herói de guerra. No plenário, as manifestações de satisfação pelo seu retorno ocorreram de maneira isolada, mas ganharam densidade quando o deputado Marco Aurélio (PCdoB) ocupou a tribuna no Grande Expediente com o objetivo exclusivo de saudar o retorno do “presidente, do amigo, do conselheiro, do articulador, em fim, do nosso líder, que agora de volta nos devolve a tranquilidade nesses dias tão difíceis”.

Apartearam o parlamentar tocantino os deputados Othelino Neto (PCdoB), 1º vice-presidente, do líder Rogério Cafeteira (PSB), Roberto Costa (PMDB), Edilázio Jr. (PV), Sérgio Frota (PSDB), Luciano Leitoa (PDT), Max Barros (PRP), Stênio Rezende (DEM), Rigo Teles (PV), Bira do Pindaré (PSB), Levi Pontes (PCdoB), Edivaldo Holanda (PTC). Todos enfatizaram o caráter reto do presidente, como também destacaram a sua alentada trajetória de cinco mandatos e exaltando as suas qualidades de líder e articulador. “O senhor faz muita falta nesta Casa, porque sua liderança é tão forte que transcende ao Poder Legislativo”, disse Othelino Neto. “Presidente, o senhor nos dá alegria, tranquilidade e perspectiva de futuro”, disse Roberto Costa.  O deputado Bira do Pindaré foi enfático afirmar que “todos reconhecem que o senhor é um líder que não foge das responsabilidades nem dos desafios”. “Quero saudar a volta do presidente Humberto Coutinho, que tem o nosso reconhecimento pela sua liderança e pela sua imparcialidade”, disse Max Barros. Num aparte emocionado, Levi Pontes destacou “o amor que Humberto Coutinho nutre pelas pessoas, por Caxias e pelo Maranhão”. Todas as manifestações feitas no bojo do discurso do tocantino Marco Aurélio bateram com insistência nas teclas “liderança”, “habilidade política”, “experiência”, “fé” e “tolerância”.

Humberto Coutinho se esforçou para estabelecer um clima de naturalidade à sessão, mas seus esforços foram em vão. As manifestações mexeram com seu equilíbrio emocional, levando-o a admitir a alteração no seu estado de ânimo e se manifestar em agradecimento:

– Quero agradecer ao apoio que tive de todos os deputados. Hoje, depois de mais de dois meses ausente desta Casa, vim aqui para pegar esta energia positiva de Vossas Excelências e, graças a Deus, todos os deputados aqui presentes me receberam de braços abertos e isso me emociona. Ainda não estou totalmente recuperado. A luta foi grande, mas tenho a certeza que este convívio vai acelerar mais rápido a minha cura.  Agradeço a cada um de vocês. Agradeço também ao deputado Othelino Neto por seu desempenho na minha ausência e que não teve nenhum problema conosco. E também à imprensa, que sempre foi cortês comigo.

Em resumo: se ainda não tinha ainda a exata dimensão do seu poder de fogo na seara política, o deputado Humberto Coutinho certamente foi ontem para casa politicamente mais forte.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Encontro de prefeitos deve encerrar com guinada radicam e promissora na área de Saúde

Flávio Dino e Tema Cunha: passo decisivo para a Saúde com habilitação de todos os municípios
Flávio Dino e Tema Cunha: passo decisivo para melhorar a  Saúde com habilitação de todos os municípios maranhenses

São Luís sediará hoje o Encontro Estadual da Famem, um evento municipalista que poderá entrar para a história registrando, se não o maior, um dos maiores números de prefeitos presentes, como também o dia em que 107 municípios serão habilitados para a gestão plena de Saúde, tornando o Maranhão o primeiro estado brasileiro com todos os seus municípios nessa condição. Se tudo correr dentro do previsto, o governador Flávio Dino (PCdoB) autorizará a habilitação desses municípios, atendendo a uma  reivindicação da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), articulada durante meses pelo presidente da entidade e prefeito de Tuntum Cleomar Tema Cunha, e entrará para a História como o chefe do Executivo que sacramentou a mudança para fortalecer o processo de melhoria nos serviços de Saúde nos municípios.

Nas contas dos organizadores do Encontro, nada menos que de 180 prefeitos confirmaram presença no Encontro, que acontecerá no auditório da Fiema, a partir das 13h, com a presença, além do governador do Estado e secretários de diversas áreas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), deputados estaduais e deputados federais. A pauta inclui outros temas de importância capital para os municípios, como a busca de recursos da União para programas especiais tocados por Prefeituras, e também as emendas parlamentares, que envolvem as esferas estadual e federal. O Encontro, portanto, foi pensado com o objetivo de aproximar, cada vez mais, prefeitos da administração estadual e, dessa maneira, discutir os problemas da municipalidade e apontar soluções para resolvê-los.

A programação prevê debates acerca das reivindicações dos gestores, de ações governamentais e projetos desenvolvidos pela Federação em favor dos municípios. A Habilitação de 107 municípios em gestão Plena de Saúde melhorará a prestação de serviços na área, uma vez que significará maior dinamismo, maior agilidade e mais qualidade na prestação desses serviços nos municípios. A medida deverá ser oficializada pelo governador Flávio Dino, que durante o Encontro dialogará diretamente com prefeitos, deverá fazer anúncios de outros benefícios para os municípios do Maranhão. O presidente da Famem, Cleomar Tema Cunha destaca que esse será o primeiro de uma série de eventos com o objetivo de estreitar os laços entre o Governo estadual e os gestores municipais.

– O governador Flávio Dino é um municipalista convicto e tem dado demonstrações de sua preocupação com o desenvolvimento dos municípios, através de uma administração voltada para a população, sem nenhum viés de cunho político partidário. O Encontro será coroado de êxito, até porque os prefeitos estão se manifestando favoráveis ao evento – destacou o presidente.

 

Vem ai o Distritão, que mudará o conceito de eleição proporcional

As eleições do ano que vem terão uma novidade pode tirará o sono dos deputados federais e deputados estaduais: a reforma polpitica deve sair em agosto e nela será proposto o que nos bastidores é chamado “Distritão”. Para quem não sabe, esse sistema de escolha dos parlamentares subverte o conceito de eleição proporcional, pois serão eleitos os deputados mais votados, independente do grupo ou da bancada que estiver em formação. O jantar do presidente Michel Temer (PMDB) com o ministro Gilmar Mendes, que preside a Justiça Eleitoral e a movimentação no fim de semana no Palácio do Jaburu podem ter muito a ver com Lava Jato e outros problemas que a orbitam podem até ter versado sobre a defesa do presidente na Câmara Federal. mas é verdadeira a versão do ministro de que ele e o presidente trataram minuciosamente sobre os recursos que vai impetrar no âmbito da Saúde familiar. Os deputados que tratem se movimentar e correr em busca de informações, porque, segundo a fonte da Coluna, o Distritão será o principal item da proposta de Reforma Política, que deve ser votada até meados de setembro.

São Luís, 04 de Julho de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *