Grupo Mateus abre capital e pode captar até 5 bilhões para investir e consolidar seu gigantismo

 

Grupo Mateus pode ganhar mais espaço regional com mais um passo ousado do seu capitão, Wilson Mateus, que decidiu abrir o capital e captar dinheiro no mercado

A última sexta-feira (14/08) entrará para a história como um momento de impacto e larga importância na história comercial do Maranhão. Nessa data, nos instantes finais do expediente, o Grupo Mateus protocolou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o documento preliminar da oferta inicial de ações (IPO), operação por meio da qual prevê a captação, em Outubro, de nada menos que R$ 4,1 bilhões, bolada monumental, que pode chegar a R$ 5 bilhões e com a qual reforçará seu caixa, consolidará sua estrutura e turbinará seu crescimento. Com a entrada no mercado de ações, o Grupo Mateus, hoje reconhecido como um dos gigantes do varejo no Nordeste, deixará de ser uma empresa familiar – só tem quatro sócios -, para se tornar um megacomplexo empresarial a ser gerido pelo empresário Wilson Mateus com o apoio de sócios. E para se ter uma ideia do tamanho da operação deflagrada na noite se sexta-feira, ela está sendo liderada pela XP Investimentos, tendo o Bradesco BBI como agente estabilizador, e a participação direta do BTG Pactual, do Itaú BBA, do BB Investimentos, do Santander e do Safra, ou seja, a nata do mercado de capitais.

O documento que formula a oferta inicial de ações revela o gigantismo do Grupo Mateus.  Ao longo de 34 anos de trabalho duro, movido pela obsessão de investir tudo o que ganhava, e muitos lances de ousadia incorporando empresas comerciais que haviam estacionado no tempo, como o Grupo Lusitana, que não resistiu ao domínio familiar liderado pelo lendário empresário Manoel Ferreira, e outras mais agressivas, como a rede Preço Bom, criada pelo empresário Carlos Gaspar, Wilson Mateus montou um império. O seu grupo é hoje formado pelas marcas Mix Atacarejo, Supermercado Mateus, Eletro Mateus e Camiño Supermercados, além de uma plataforma de e-commerce. Essas bandeiras estão espalhadas pelo Maranhão, Tocantins e Pará por meio de 137 lojas físicas, sendo 29 atacarejos, 24 supermercados, dois hipermercados, 66 lojas de eletroeletrônicos, 16 lojas de vizinhança e nove centros de distribuição. Bem azeitado, o ano passado, o grupo faturou R$ 9,9 bilhões e teve lucro líquido de R$ 338 milhões.

O Grupo Mateus não está desembarcando no mercado de capitais por acaso nem por algum ímpeto impulsivo do seu construtor e chefe maior, Wilson Mateus, um sujeito de aparência modesta, de hábitos simples, que usa roupas baratas – quase sempre calças jeans e camisas de algodão de talho convencional -, carregando no bolso uma caneta Bic, e que, circulando dentro de uma das suas lojas, dificilmente será identificado como o dono. A entrada da empresa no mercado de ações está diretamente ligada ao seu atual gigantismo. E o interesse que tem despertado no mercado de capitais é fruto amadurecido da estrutura que montou e da sua competitividade que o mantém forte na região onde atua. “Isso proporciona um crescimento e uma rentabilidade contínuos. Além disso, a companhia conseguiu criar uma estrutura de logística e de venda digital in house, o que é louvável”, diz um especialista envolvido na operação.

Na avaliação de quem entende do riscado comercial, a oferta inicial de ações do Grupo Mateus é uma das mais aguardadas da temporada de captação no mercado brasileiro. Há até quem preveja que, com base no seu movimento atual e no seu potencial de crescimento nas diversas áreas em que atua, a captação pode chegar a R$ 5 bilhões, ou seja, R$ 900 milhões a mais do que a expectativa inicial do comando da empresa e dos coordenadores da operação. De acordo com a proposta de abertura de capital, os recursos captados serão investidos em projetos expoancionistas.

Homem de negócios que tem demonstrado enxergar muito mais que um palmo além do seu nariz, Wilson Mateus sabe que, por mais competente que seja sua gestão, uma empresa desse porte corre um risco enorme se mantida sob um controle societário familiar, principalmente agora, quando a pandemia do novo coronavírus vem impondo mudanças radicais no funcionamento de empresas comerciais, especialmente os supermercados. Sabe também que, muito além de uma gestão profissionalizada, comandada por executivos  experientes e competentes, a estabilidade e o crescimento do Grupo dependerão também de capital sólido e acionistas de grande envergadura. Tanto que os recursos a serem captados serão investidos na abertura de novas lojas.

O desembarque do Grupo Mateus no mercado de ações é o caminho natural de empresas do seu porte e com garra para crescer. E é exatamente por isso que a operação protocolada na CVM representa, sem favor, um marco na história econômica do Maranhão.

Em Tempo: as informações sobre a operação em curso e sobre o tamanho e os números do Grupo Mateus foram publicadas na edição de sábado (15) da coluna econômica “Capital”, de O Globo, assinada pelo jornalista Rennan Setti.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

PSB confirma Bira do Pindaré e marca convenção para oficializar candidatura

Bira o Pindaré (camisa branca) aclamado candidato a prefeito pelo comando do PSB

O deputado federal Bira do Pindaré está confirmado como pré-candidato do PSB à prefeitura de São Luís e sua candidatura será confirmada na convenção do partido marcada para o dia 12 de Setembro. Até agora não há sinais de que o PSB venha a coligar com outras agremiações, embora já se saiba que nenhuma das grandes – como PT, PCdoB, PDT, DEM, MDB, entre outras -, parecendo claro que Bira do Pindaré liderará um projeto solo do partido. O PSB andou conversando com o PSOL sobre a possibilidade de coligação, mas a conversa não progrediu. Bira do Pindaré conversou também com o PT, onde tem muitos aliados, e também o bate-papo não avançou. Agora, todas as evidências de que o candidato do PSB deve fazer uma campanha livre de amarras, adotando o discurso que considerar conveniente em reação aos seus concorrentes. Durante o encontro, os socialistas reafirmaram o compromisso em continuar com uma pré-campanha de base, conversando com as pessoas, com as comunidades e respeitando todos os protocolos sanitários por uma questão de responsabilidade com todos. Como é sabido que Bira do Pindaré tem uma base respeitável em São Luís, que ele espera atrair durante a campanha, e por discurso o projeto “Pense São Luís”, criado para dialogar com a população ludovicense e especialistas sobre os desafios e soluções para a Capital.

 

Pesquisa DataIlha avisa que pode estar errado quem  subestimou Tema em Tuntum

Dida do Tio Luís e Cleomar Tema: candidatura mostra força do prefeito

Pesquisa do instituto DataIlha sobre a corrida sucessória em Tuntum, realizada no período de 3 a 5 deste mês e divulgada ontem pelo Jornal Pequeno, acendeu a luz amarela para o deputado estadual Fernando Pessoa (Solidariedade), até então apontado como franco favorito. O levantamento aponta o candidato do PSB, Dida do Tio Luís, apoiado pelo prefeito Cleomar Tema (PSB), na dianteira das preferências. Os números da pesquisa induzida: Dida do Tio Luís com 52,1% e Fernando Pessoa com 35,7%, com 5,9% dizendo que votarão em branco e 6,3% respondendo que não sabe ou não querendo responder. Quando se começou a falar sobre a corrida sucessória em Tuntum, muitos observadores, embalados por pesquisas que apontavam a liderança folgada do deputado Fernando Pessoa subestimaram o poder de fogo do prefeito Cleomar Tema, que naquele tempo nem candidato tinha ainda. Com a autoridade de quem é prefeito de Tuntum pela quinta vez, um item curricular que nenhum líder alcançou na política municipalista maranhense, Cleomar Tema avisou que a virada era apenas uma questão de tempo. A pesquisa mostra que o prefeito sabia o que estava dizendo e, contrariando os que apostavam na derrota do seu candidato, que seria a sua própria derrota, mostra agora que ainda tem cacife respeitável em Tuntum. O deputado Fernando Pessoa tem agora um grande desafio pela frente: mostrar que a realidade é outra. Uma tarefa complicada, a começar pelo fato de que ao longo do tempo o DataIlha tem se mostrado um confiável aferidor de tendências eleitorais.

Em Tempo: Contratada pelo blog do jornalista Djalma Rodrigues, a pesquisa DataIlha ouviu 459 eleitores, tem margem de erro de 4%, nível de confiança de 95% e está registrada no TER sob o protocolo MA-0527-2020.

São Luís, 17 de Agosto de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *