Flávio Dino entrega desafio da Educação ao Felipe Camarão, consciente de que seu governo não pode fracassar nessa área.

 

dinocamarão
Flávio Dino apostou alto em Felipe Camarão e Antonio Nunes

Causou forte impacto no governo e fora dele a surpreendente minirreforma feita pelo governador Flávio Dino (PCdoB) na sua equipe, anunciada por ele próprio no final da tarde de terça-feira na sua conta no twitter. O advogado e administrador Felipe Camarão deixou o comando da nova e influente Secretaria de Estado de Governo e assumiu a gigantesca, problemática, mas essencial Secretaria de Estado da Educação. E para seu lugar na nova pasta foi nomeado o advogado Antônio Nunes, que vinha comandando o Detran/MA, que agora está sob a direção da advogada Larissa Abdalla. O dado a anotar da iniciativa é o fim da ciranda surpreendente, excepcional mesmo, vivida nesses 14 meses por Felipe Camarão, ao longo dos quais foi secretário de Administração e Previdência, de Cultura, de Governo e agora desembarcou na pasta da Educação, quatro segmentos importantes da estrutura do governo, que, no entanto, nada, ou quase nada, têm a ver entre si. Mas a julgar pela segurança que o governador vem exibindo ao realizar cada ajuste na equipe, Felipe Camarão tem alcançado bom desempenho por onde passou.

É opinião, se não unânime, largamente majoritária, que o deslocamento do advogado Antônio Nunes do Detran/Ma para a nova Secretaria de Estado de Governo foi um tiro certeiro do chefe do Governo. Ele revelou-se bom gestor no comando do Detran/Ma – órgão que muitos consideram um território sempre malvisto pela sociedade -, atacando fortemente os bolsões de ineficiência e de desvios no órgão, atuando com determinação e sendo reconhecido como um gestor duro e implacável, que conhece as regras do jogo e não costuma fazer concessões. São muitas as vozes que afirmam que sua passagem pelo Detran/Ma foi “revolucionária”. É com esse cacife que comandará a Secretaria de Governo, uma pasta decisiva para na coordenação das grandes ações da atual gestão, de modo a assegurar-lhes celeridade e eficácia. Nos bastidores do Governo ninguém duvida que Nunes vai jogar pesado para cumprir a tarefa que lhe foi entregue pelo governador.

O deslocamento de Felipe Camarão para a pasta da Educação é uma aposta alta do chefe do Executivo, pois dá, agora, a oportunidade de mostrar do bem sucedido “curinga” o seu grau de competência. Nas pastas por onde passou, Camarão mostrou sua capacidade gerencial e seus conhecimentos de administração pública e revelou-se um organizador indiscutivelmente qualificado e competente. Tanto que sob seu comando as duas primeiras pastas por onde passou ganharam nova dinâmica, enquanto a de Governo foi por ele devidamente instalada. Esse histórico indica que Antônio Nunes recebeu uma pasta novinha em folha, com objetivos bem definidos, e com uma vantagem: a possibilidade de ele mesmo impor ali a sua marca e a sua dinâmica.

A pasta da Educação é outra história. É um desafio muito maior do que todos os que o jovem administrador público já enfrentou juntos. Além do seu caráter essencial para o desenvolvimento e a evolução da sociedade em todos os sentidos, a educação é uma área desafiadora em vários aspectos. Dois deles: o seu gigantismo e a baixa qualidade do rendimento alcançado por meio da sua estrutura paquidérmica, lenta e ineficiente. Essa situação mantém o Maranhão na fronteira entre o limbo e os avanços da educação em alguns estados onde o processo está muito mais avançado. Os problemas a serem resolvidos fazem qualquer gestor tremer. Isso sem contar com o arrojo de implantar a escola de tempo integral, que é a menina dos olhos do governador nessa área. Felipe Camarão sabe não basta apenas fazer essa máquina gigantesca funcionar, porque, bem ou mal, ela já funciona. O desafio é fazê-la funcionar de modo que o estudante da escola pública maranhense conclua o segundo grau sabendo ler e escrever corretamente, dominar o essencial da matemática – as quatro operações, fração, equações de 1º e 2º graus, raiz quadrada, etc. –, deter as informações básicas de biologia, química e física, absorver e assimilar informações de história que o ajudem a compreender o que é, como surgiu e evoluiu e como funciona hoje a sociedade, entre outras bases da formação técnica e política.

Não se duvida de que o governador Flávio Dino sabia o que estava fazendo quando decidiu entregar a política educacional do seu governo ao advogado Felipe Camarão, nem que o secretário tinha consciência plena do tamanho do desafio com que foi presenteado quando aceitou o convite. Isso porque é provável que o governador Flávio Dino pode estar encerrando a “fase de testes” com o jovem, entregando-lhe o Sistema Estadual de Educação em caráter definitivo. A começar pelo fato de que a necessidade de bons resultados é tamanha que não cabe improviso nem impetuosidade juvenil.

O governador tem hoje o domínio pleno da realidade que seu governo tenta melhorar, principalmente em áreas essenciais como Educação, Saúde e Segurança Pública, por exemplo, e sabe que não tem o direito de cometer erros. Felipe Camarão, por sua vez, parece já ter maturidade suficiente para saber que fracasso na Educação significará fracasso de um governo que não pode fracassar.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Temer chega hoje para dar injeção de ânimo no PMDB
temer 2
Temer vai dar uma injeção de ânimo no PMDB maranhense

O PMDB vai embalar mais fortemente hoje a sua maratona com o objetivo de fortalecer suas bases e abrir canais com a sociedade civil com vistas a se fortalecer para as eleições municipais de outubro. Usando o seu prestígio, o braço estadual da agremiação recepciona o vice-presidente da República e presidente nacional do partido Michel Temer, que chega ao Maranhão para falar à juventude do partido e para representantes da sociedade civil organizada. A vinda de Michel Temer ao Maranhão é, antes de tudo, uma demonstração forte de prestígio dos líderes do partido no estado. O PMDB maranhense está iniciando um lento, mas efetivo, processo de renovação. Comandado pelo senador João Alberto, o partido já identificado por líderes jovens como os deputados estaduais Roberto Costa, Andrea Murad e Nina Melo, o deputado federal João Marcelo e o vereador Fábio Câmara – aos quais se somam muitos outros jovens militantes dispostos, como André Campos – se articula para, se possível, retomar o seu protagonismo no estado. Contando com bons quadros, o PMDB pretende fazer a diferença na corrida eleitoral às prefeituras, já cuidando de definir candidatáveis a prefeito em São Luís (Fábio Câmara e Andrea Murad) e em Bacabal (Roberto Costa), o PMDB recebe o presidente Michel Temer para ouvir dele as orientações maiores e as expectativas que cominam o partido no cenário nacional. Michel Temer alará, primeiro, a jovens pemedebistas. Depois, manifestará suas impressões a representantes da sociedade civil organizada – estudantes, líderes empresariais, intelectuais, artistas, profissionais liberais e mais quem interessar possa. O grande evento pemedebista acontecerá na sede da OAB, a partir das 9 horas.

 

Pleno do Judiciário tem novo desembargador substituto
josé jorge desemb
José Jorge substituirá Jaime Araújo

O Pleno do Tribunal de Justiça tem novo membro: José Jorge Figueiredo dos Anjos, juiz de 4ª entrância, que foi eleito – por merecimento – desembargador substituto, para preencher a vaga aberta com a disponibilidade do desembargador Jaime Ferreira de Araújo. Figueiredo dos Anjos substitui o juiz Luiz Gonzaga Almeida Filho, que então ocupava interinamente a cadeira pertencente ao desembargador afastado em decorrência de processo administrativo. Outros três juízes de 4ª entrância – Lucas Ribeiro Neto, Manoel Aureliano Ferreira Neto e Maria Francisca Galiza – participaram formalmente da concorrência. O juiz Luiz Gonzaga ingressou com recurso para participar da eleição, mas o mesmo foi negado pela Corte, sendo mantido o parecer da Corregedoria Geral da Justiça, que indeferiu a inscrição devido à ausência de justificativa em relação à produtividade no 1º Grau. Por maioria, o Pleno decidiu, na mesma sessão, que, a partir da publicação da decisão, todos os processos ficarão a cargo do desembargador substituto José Jorge Figueiredo dos Anjos. No Plantão Judiciário do 2º Grau, no qual estava o então desembargador Luiz Gonzaga, assume a vice-presidente do TJMA, Maria das Graças Duarte Mendes.

 

São Luís, 02 de Março de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *