0501
A situação econômica do país é grave e seus reflexos financeiros nas contas do Governo Federal e dos governos estaduais são fortemente impactantes, o que exige uma dura racionalização dos gastos públicos num período que deverá se estender até meados de 2016. Foi essa, no geral, a mensagem que o governador Flávio Dino (PCdoB) passou a 26 deputados estaduais que integram a sua base de apoio, liderados no ato pelo presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho (PDT) e com os quais se reuniu, no Palácio dos Leões, na noite de quinta-feira. O governador fez também um relato das ações do governo nas áreas de educação, infraestrutura e saúde, respondendo a indagações dos parlamentares. E no final, os deputados foram informados de que as emendas por eles incluídas no Orçamento serão liberadas na medida das condições financeiras e que, para estreitar ainda mais os laços com a base parlamentar, a Secretaria de Articulação Política e Assuntos Federativos terá uma representação formal na Assembleia Legislativa.
Não é nova a prática de o governador do Estado se reunir com a sua base parlamentar, mas não é comum sua realização em períodos em que o governo ainda está se firmando. A reunião de ontem foi a sinalização de que o governador Flávio Dino tem as rédeas da máquina administrativa do Maranhão sob controle e de que a gestão iniciada em janeiro encontrou seu rumo. Isso ficou claro quando o chefe do Executivo, tendo ao lado o chefe do Legislativo e os secretários responsáveis pelas áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura, fez um relato detalhado de todas as ações do governo nessas áreas e apresentou um balanço que agradou aos integrantes da sua base parlamentar.
Flávio Dino começou sua fala agradecendo o apoio que vem recebendo na Assembleia Legislativa, onde conta com uma bancada formada por pelo menos 32 deputados, parte deles saída do grupo hoje na oposição. Dino tem todos os motivos para agradecer à sua base, que até agora não lhe faltou nem lhe criou embaraços. Desde que a nova Assembleia Legislativa assumiu, em fevereiro, nenhuma matéria para ali encaminhada pelo governador sofreu qualquer tipo de restrição, sendo que a maioria delas foi aprovada com votos de deputados da oposição. A base é articulada pelo presidente Humberto Coutinho, aliado de primeira hora do governador, e pelo líder do bloco governista, deputado Eduardo Braide (PMN).
E para ajustar ainda mais o bom relacionamento do Executivo com o Legislativo, a Secretaria de Articulação Política e Assuntos Federativos terá uma representação no Palácio Manoel Bequimão, que será comandada pelo secretário-ajunto da pasta, Ronaldo Chaves. Caberá a ele fazer o papel de ponte entre os deputados e as mais diversas áreas do governo, e também auxiliar o secretário de Articulação Política no trabalho de harmonização da base governista.
Flávio Dino chamou também a atenção da bancada governista para a crise econômica que assola o país e afeta gravemente a máquina pública. Informou que o seu governo não receberá mais um centavo de transferência voluntária do governo federal neste ano e que o caixa do Estado está sendo objeto de um controle férreo, para que as finanças do governo permaneçam sob controle. E fez uma previsão nada animadora: a crise financeira vai se estender a 2016, o que desenha a perspectiva de que as coisas só virão a melhorar efetivamente em 2017. Até lá, o governo, que mantém as finanças organizadas, vai usar dos os instrumentos ao seu alcance para manter a administração funcionando plenamente. E na medida das possibilidades financeiras, manterá seu programa de obras e os programas de inclusão social.
PONTOS & CONTRAPONTOS
Alto astral
O prefeito Edivaldo Jr. (PDT) reuniu ontem jornalistas num almoço em homenagem a São Luís pela passagem do seu 403º aniversário. E o que se viu no amplo salão do restaurante Espaço Gaia foi um prefeito sorridente e descontraído, bem diferente dos dois primeiros anos de gestão, quando andava com a expressão sempre fechada. Dezenas de jornalistas atenderam ao convite do secretário municipal de Comunicação, jornalista Batista Matos. O prefeito distribuiu cumprimentos, parou para conversar em rodas de jornalistas e assessores, ouviu observações e sugestões. A reunião com jornalistas foi uma espécie de “largada” da programação destinada a comemorar o aniversário da Capital. O prefeito vai aproveitar o período festivo para mostrar que está trabalhando intensamente, principalmente em obras de infraestrutura que interligam os eixos rodoviários de São Luís.
São Luís, 5 de Setembro de 2015.