Com o controle do partido, Verde leva MDB de São Luís a apoiar reeleição de Braide

Cléber Verde leva o apoio do MDB
de São Luís a Eduardo Braide

Os últimos dias reforçaram evidências de que, ao contrário do que muitos imaginavam, o braço ludovicense do MDB vai mesmo contrariar o comando estadual e apoiar a candidatura do prefeito Eduardo Braide (PSD) à reeleição, quando a cúpula regional emedebista quer o partido apoiando formalmente a candidatura do deputado federal Duarte Jr. (PSB). Pelo que está se desenhando com clareza, o presidente do MDB na Capital, deputado federal Cléber Verde, está vencendo a queda-de-braço com a direção estadual e reforçando a cada dia o apoio do partido ao projeto de reeleição do prefeito Eduardo Braide. Cléber Verde atua como aval da direção nacional do MDB, que é a responsável pelo seu desembarque no partido, depois que perdera o controle do Republicanos para o deputado federal Aluísio Mendes.

A explicação para essa situação está no fato de que no mesmo dia em que assinou ficha de filiação no MDB, Cléber Verde foi entronizado como presidente da Comissão Provisória do partido em São Luís. E também nessa mesma data, consumada a filiação e a nomeação, ele surpreendeu – na verdade chocou – o comando estadual do partido ao anunciar que o MDB de São Luís apoiaria a gestão e o projeto de reeleição do prefeito Eduardo Braide. Dada alguns dias depois que a cúpula partidária ter sinalizado apoio a Duarte Jr., a declaração de Cléber Verde levou o comando estadual do MDB a se manifestar afirmando que a posição do partido em São Luís seria decidida em comum acordo pela direção municipal e a estadual e o aval do governador Carlos Brandão (PSB).

Como que ignorando as manifestações da cúpula regional, comandada pelo empresário Marcus Brandão, que retirara membros do partido de cargos na Prefeitura de São Luís, o presidente do MDB na Capital não só manteve as duas secretarias já administradas por indicados seus, como também ampliou sua área de influência da administração, reforçando seus laços políticos com o prefeito Eduardo Braide e se distanciando da orientação da cúpula estadual. Sem fazer qualquer concessão e contando com o apoio da cúpula nacional do MDB, através da qual ingressou na agremiação, o deputado Cléber Verde vem deixando claro que não vai abrir mão de levar o partido à base de apoio do prefeito Eduardo Braide, descartando qualquer possibilidade de seguir a cúpula estadual no apoio ao deputado Duarte Jr..

Além do aval do presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), com quem acertou seu ingresso no partido, Cléber Verde tem um trunfo que praticamente lhe garante manter o apoio a ao prefeito Eduardo Braide: ele tem o controle da Comissão Provisória do MDB em São Luís. Foi ventilada a possibilidade de esse trunfo ser descartado com uma eventual de uma convenção partidária para formalizar o Diretório e a Comissão Executiva do partido em São Luís. Mas o acerto de Cléber Verde com a direção nacional lhe assegurou o controle do partido, via Comissão Provisória, até a convenção para a escolha de candidato a prefeito e a vereador. Esse acerto deixa a direção estadual de mãos atadas em relação ao partido em São Luís.

No momento, o deputado Cléber Verde está praticamente confirmando o apoio formal do MDB ao prefeito Eduardo Braide, sem que a direção estadual do partido nada possa fazer. A intervenção está descartada, por que não teria o aval da direção nacional. E medir força dentro da Comissão Provisória não funcionaria, pois dos cinco membros que decidem, Cléber Verde tem três votos féis contra dois. Assim, a única via de solução é a negociação, que é a arma mais poderosa da política, mas essa está emperrada pela falta de interesse do presidente do partido na Capital, que já amarrou acordo com o prefeito Eduardo Braide e não emite qualquer sinal de que possa voltar atrás.

O desfecho dessa situação está a caminho.

PONTO & CONTRAPONTO

CPI dos Contratos define roteiro; Braide deve questiona-la na Justiça

Álvaro Pires preside a CPI

A CPI da Câmara Municipal criada para investigar suspeitas de irregularidades em contratos emergenciais formados pela Prefeitura de São Luís na atual gestão realizou ontem sua primeira reunião. Batizada CPI dos Contratos, o órgão legislativo é formado pelos vereadores Inácio Pires (PSB), eleito presidente, Pavão Filho (PSB), vice-presidente, Astro de Ogum (PCdoB), relator e Daniel Oliveira (PSD), Ribeiro Neto (PSB) e Thiago Freitas (PRD). A CPI e tem prazo de 90 dias para apresentar o relatório das investigações.

Além escolha dos dirigentes, a reunião de ontem serviu apenas para que o presidente e o relator definissem alguns procedimentos, elaborassem um roteiro de trabalho e apontassem as autoridades municipais que serão ouvidas nos próximos três meses. A primeira oitiva foi marcada para quarta-feira (28).

Ao justificar a instalação da CPI por ele proposta, o vereador Inácio Pires fez alguns comentários e centrou fogo na decisão do prefeito Eduardo Braide de demitir os 16 membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL). “A gente precisa entender esse fato e a sociedade precisa saber”, disse o presidente, se referindo a uma dispensa de licitação de um contrato de prestação de serviços no valor de R$ 18 milhões. Além da dispensa em si, o presidente não citou nenhum indício de irregularidade na medida.

O prefeito Eduardo Braide (PSD) ainda não se manifestou sobre o assunto. Mas um membro da equipe próxima ao prefeito observou que o fato de o líder do Governo, Daniel Oliveira ser membro da CPI é um indicador de que o Palácio de la Ravardière vai brigar contra as investidas dos opositores. E também pretende questionar a CPI na Justiça, como fez com outras CPIs, que foram desativadas por falta de objeto.

Com o apoio de Eliziane, entidades evangélicas realizam ação social para milhares

Eliziane Gama apoia Caravana

Os números são impressionantes: 60 mil atendimentos, sendo 10.188 em Colinas, 13.305 em Itapecuru-Mirim, 8.408 em Bacabal, 10.719 em Chapadinha, 10.773 em Barreirinhas e 12.788 em Barra do Corda e agendada para São Mateus no próximo dia 31.    É esse o resultado da Caravana Fome e Sede de Justiça, um dos maiores eventos sociais, que oferece expressiva variedade de serviços. Trata-se de uma realização das organizações Igrejas Evangélicas do Maranhão e Federação das Entidades Cristãs do Maranhão e que tem o apoio da senadora Eliziane Gama (PSD).

A Caravana conta com grande número de profissionais especializados nas áreas de saúde para toda a família, mutirão de catarata e pterígio, consultas odontológicas, consultas com oftalmologistas e escolha da armação de óculos, atendimento para gestantes, espaço de saúde do homem, exames médicos, orientação jurídica, assistência social, recreação infantil, entre outros. A iniciativa busca atender maranhenses em situação de vulnerabilidade social, oferecendo serviços essenciais e justiça social.

“Convidamos todos os moradores de São Mateus e regiões vizinhas para participar desta iniciativa que transforma vidas. Será um marco na série de ações sociais que a Caravana Fome e Sede de Justiça está realizando em todo o Maranhão com o apoio do Governo do Estado, prefeituras, instituições parceiras, voluntários, profissionais e colaboradores”, destacou a senadora Eliziane Gama.

A Caravana Fome e Sede de Justiça é uma realização das Igrejas Evangélicas do Maranhão e da Federação das Entidades Cristãs do Maranhão (FECMA), com o apoio da senadora Eliziane Gama do Governo do Estado e das prefeituras municipais e de parceria com e instituições como Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Fiema, Sesi Senai, Fecomércio, Sesc, Senac, Superintendência Federal da Pesca, IFMA, UFMA, UEMA, IEMA, Seduc Viva/Procon. Sedes, Semu, Secap, Sine, Cruz Vermelha, Correios e várias empresas.

Ao mesmo tempo, a Caravana realiza a Cruzada Evangelística.

São Luís, 25 de Maio de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *