Com nomes fortes à disposição, Flávio Dino terá dificuldades para definir candidatos ao Senado

 

Flávio Dino dispõe de Weverton Rocha, José Reinaldo, Márcio Jardim e Eliziane Gama para o Senado
Flávio Dino dispõe de Weverton Rocha, José Reinaldo, Márcio Jardim e Eliziane Gama para escolher os dois candidatos da sua chapa para disputar o Senado da República

A julgar pela movimentação que agitou os bastidores da aliança partidária que tem comando no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino (PCdoB) começou a se movimentar de fato para resolver a equação mais complicada que até agora aterrissou na sua mesa de decisões políticas: definir os nomes que preencherão as duas vagas de candidato a senador na chapa que vai liderar como candidato à reeleição. O governador terá de bater martelo a favor de dois de uma lista de quatro nomes: José Reinaldo Tavares (PSB a caminho do DEM), Weverton Rocha (PDT), Eliziane Gama (PPS) e Márcio Jardim (PT). Os dois escolhidos terão o desafio de enfrentar nas urnas as candidaturas do deputado federal e ministro do Meio Ambiente Sarney Filho (PV) e do senador, ex-governador e ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB), entre outras em estado de amadurecimento, como a do prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo (PCdoB).

Por mais simples que possa parecer, não se trata de uma equação de solução fácil, pois vai agradar a dois grupos e desagradar a dois grupos, o que exigirá do governador uma forte dose de habilidade e outra de firmeza, para evitar que a estrutura da aliança partidária que sustenta seu Governo e o seu projeto de reeleição venha a sofrer desgastes ou até mesmo defecções. Os quatro nomes que disputam as duas vagas estão se movimentando, o que poderá produzir um resultado surpreendente, bem diferente do que foi rascunhado até aqui. Para o governador Flávio Dino, independentemente de firulas pessoais que poderão vir à tona após a definição dos dois nomes, o importante é vencer as eleições. “O resto se ajeita depois”, como costuma dizer um governista com os pés no chão.

Faz sentido a maioria esmagadora dos observadores apontarem o deputado Weverton Rocha como nome certo na chapa. É um político jovem, aguerrido, audacioso, que conquistou o coma do

PDT no Maranhão, é líder da bancada do partido na Câmara Federal e tem assento de destaque no comando nacional pedetista. Conta com o apoio incondicional do prefeito de São Luís, Edivaldo Jr. (PDT) e ocupa espaço expressivo no núcleo mais próximo de aliados do governador Flávio Dino. Até aqui, ninguém duvida de que o jovem líder pedetista é nome forte para o Senado, a começar pelo fato de que vem construindo com competência uma enorme rede de apoio político ao seu projeto de candidatura, que é um dos mais sólidos até aqui. Ao mesmo tempo, as pesquisas feitas até aqui para identificar as tendências do eleitorado têm mostrado que Weverton Rocha ainda não deslanchou no plano eleitoral. Poucos são os que duvidam de que, porém, de que ele é nome certo na chapa da Situação.

O ex-governador José Reinado Tavares, que chegou a ser apontado como carta fora do baralho na aliança governista, ganhou músculos nos últimos dias com a definição de que ele deixará o PSB para se filiar ao DEM, dentro deu grande acordo que levará o Democratas a integrar a base de sustentação do governador Flávio Dino. Embalado por uma ampla rede de apoio político, que congrega parlamentares, prefeitos e vereadores em todo o Maranhão, o atual deputado federal é apontado nas pesquisas como um dos pesos pesados para essa disputa, ocupando posições expressivas no na preferência do eleitorado.

Vista por mitos como caminhando para a aposentadoria política depois do fiasco que foi a sua candidatura à Prefeitura de São Luís em 2016, a deputada federal Eliziane Gama vem dando a volta por cima aparecendo em várias pesquisas como líder na preferência do eleitorado na corrida ao Senado. Ao contrário dos dois outros concorrentes, Eliziane Gama mostra potencial eleitoral, mas não conta ainda com um suporte político que possa embalar sua candidatura. Na semana que passou, ele ganhou o apoio de todas as denominações da Assembleia de Deus. A maior, mais politizada a influente corrente evangélica do Maranhão, um passo largo para consolidara sua candidatura.

Márcio Jardim, que ocupou até pouco tempo a Secretaria de Estado de Esportes, vem despontando como a opção do PT para pleitear uma das vagas de candidato a senador. Até aqui nenhuma voz governista disse sim ou não a esse projeto, mas dentro do PT o nome do ex-secretário ganha força, posição reforça com o fato de ele ter aparecido com 7% de intenções de voto, com tendência a evoluir. Além disso, recebeu o aval da cúpula nacional do PT para ser o nome que o partido indicará ao governador Flávio Dino para disputar a senatória, o que poderá fortalecer o seu projeto eleitoral.

As especulações são muito intensas, e a mais forte delas, forjada durante a semana que passou, é a de que o palácio dos Leões já teria batido martelo na dupla Weverton Rocha-José Reinaldo Tavares, vista por muitos como a composição mais forte. Há também quem aposte na dupla Weverton Rocha-Eliziane Gamam tendo também os que apontem a José Reinaldo-Eliziane Gama como a ideal, e por aí vai… A palavra final será dada pelo governador Flávio Dino, após naturalmente ouvir as lideranças da aliança governista.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Destaque

Inauguração da nova sede ganhou peso de ato de reafirmação do municipalismo no Maranhão

A fachada da nova sede inaugurada pelo presidente Cleomar Tema e autoridades, que aplaudiram o novo espaço
A fachada da nova sede inaugurada pelo presidente Cleomar Tema e autoridades, que aplaudiram o espaço

Poucas vezes o municipalismo maranhense foi alvo de um debate tão intenso como aconteceu sexta-feira (15) no ato de inauguração da “Casa do Municipalismo Prefeito Humberto Coutinho”, a nova sede Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), que completou 32 anos de existência. Em clima de festa, o presidente da entidade, Cleomar Tema Cunha, prefeito de Tuntum, reafirmou o objetivo de colocar e manter os problemas e as bandeiras dos municípios na mesa de debates, por entender que, independentemente das questões maiores dos Estados e do País, a realidade primeira a ser cuidada é a dos municípios. Com essa motivação, o que seria um ato festivo de inauguração de uma sede se transformou num ato político de importância indiscutível, a começar pelo fato de que dele participaram o vice-governador Carlos Brandão, que representou governador Flávio Dino (PCdoB), o desembargador Cleones Cunha, que representou o Poder Judiciário, o deputado Rogério Cafeteira (PSB), representando a Assembleia Legislativa, deputado federal Rubens Jr. (PCdoB), coordenador da bancada federal, o prefeito de São Luís, Edivaldo Jr. (PDT), presidente de honra da entidade, prefeitos de todo o Maranhão, deputados federais e estaduais, vereadores e representantes de outras instituições.

“Hoje, realizamos um sonho. O sonho de entregar aos prefeitos e prefeitas associados uma sede moderna, dotada de toda a infraestrutura necessária para prestar assistência à municipalidade”, disse Cleomar Tema, dando uma demonstração clara de que o municipalismo no Maranhão ganhou outra dimensão desde janeiro, quando a nova direção da Famem, por ele liderada, assumiu. De lá para cá, a entidade, que vinha se movendo numa posição periférica, sem maior expressão, ganhou um novo impulso, saindo da periferia institucional e política para o centro das decisões. Essa nova realidade foi bem demonstrada pelo deputado federal e ex-presidente da entidade, Hildo Rocha (PMDB): “A Famem tornou-se novamente atuante com o Cleomar Tema, que é um líder incansável na defesa dos municípios. Basta lembrar as conquistas alcançadas recentemente, como o aumento do FPM. Cleomar Tema tem o respeito e admiração de todos os prefeitos e prefeitas deste estado”.

O espaço inaugurado expressa com clareza a importância que a Famem ganhou como porta-voz do municipalismo maranhense. Trata-se de um moderno prédio de 1600 metros quadrados, localizado na Avenida dos Holandeses, no Calhau, com amplas instalações funcionais, todas dotadas de infraestrutura, principalmente de informática, em condições de prestar atendimento eficiente aos prefeitos maranhenses. Os associados ganharam duas salas, nas quais poderão trabalhar durante suas estadas em São Luís. Ali também existe instalado um auditório com 130 lugares, onde se podem realizar seminários, cursos e eventos relacionados com o municipalismo. Além do mais, a entidade cinta com uma equipe técnica de alto nível para orientar prefeitos em questões técnicas der administração e finanças. Os prefeitos recebem também assistência jurídica. Todo atendimento é gratuito.

O ato de inauguração foi marcado por homenagens. Além do batismo da na sede com o nome do atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), que a presidiu, foram distinguidos com a “Medalha do Mérito Municipalista José Ribamar Fiquene”, os ex-prefeitos Hildo Rocha (Morros). Júnior Marreca (Itapecuru Mirim) e  Deoclídes Macedo (Porto Franco). Todos considerados bons dirigentes e defensores ativos do municipalismo. Ao saudá-los, o presidente Cleomar Tema destacou que eles representavam ali todos os prefeitos do Maranhão. Também deputado federal José Reinaldo Tavares homenageado pelo apoio que deu aos municípios quando governou o Estado no período de abril de abril de 2002 a dezembro de 2006.

Todas as manifestações registradas no evento destacaram que a Famem vive um momento de reafirmação como entidade representativa dos municípios maranhenses e que a atual diretoria, liderada pelo presidente Cleomar Tema, está fazendo de fato a sua parte no processo político cujo objetivo central é o fortalecimento dos municípios.

Humberto Coutinho foi o grande homenageado na festa da Famem

Cleomar Tema entrega comenda a Felipe Ribeiro, que representou Humberto Coutinho
Cleomar Tema entrega comenda a Felipe Ribeiro, que representou o deputado Humberto Coutinho, que não pode compafrecer ao ato por problemas de saúde

Considerado um dos grandes defensores do municipalismo no Maranhão, como ficou demonstrado quando, na condição de prefeito de Caxias, presidiu a Famem, o hoje deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Humberto Coutinho, foi o grande homenageado do evento. Primeiro ele emprestou seu nome a nova sede da entidade, que se chapará Casa do Municipalismo Prefeito Humberto Coutinho A opção por seu nome para “batizar” a nova sede foi o resultado de uma ampla consulta feita pelo presidente Cleomar Tema, que apoiou inteiramente a escolha. Quando prefeito de Caxias, Humberto Coutinho foi eleito presidente da Famem numa peito bem disputada. No comando da entidade, Humberto Coutinho incorporou todos os postulados da cultura municipalista, tornando-se um defensor intransigente dos municípios e um dos principais incentivadores do que definiu como uma causa. Foi esse posicionamento que levou o presidente Cleomar Tema a propor a homenagem ao seu nome.

Durante o ato, o Humberto Coutinho recebeu também a Medalha do Mérito Municipalista Ribamar Fiquene. A comenda foi entregue ao seu representante, Felipe Ribeiro. “È uma honra muito grande, não só como amigo, mas como meu chefe, acompanhei a trajetória dele. A cidade de Caxias é a paixão dele. Eu fico muito feliz com a deferência dada pela Famem de nomear a Casa como o nome do prefeito Humberto Coutinho”, afirmou Felipe Ribeiro, que estava acompanhado do diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, Carlos Alberto, para quem a homenagem “é mais do que merecida, pois Humberto Coutinho é um homem do povo e de muito respeito.  Então, nada mais do que justo esta homenagem”. .

Flávio Dino é reconhecido como governador municipalista

O governador Flávio Dino também foi homenageado com a “Medalha do Mérito Municipalista José Ribamar Fiquene”. A honraria foi entregue pelo presidente da Famem, Cleomar Tema, ao vice -governador Carlos Brandão, que representou o chefe do Executivo. No ato, o líder municipalista destacou a iniciativa: “É uma homenagem muito importante porque ela reconhece o esforço do governo para estabelecer essa parceria e o governador Flávio Dino, tem sido um parceiro dos municípios, e, temos, juntos, buscado recursos junto ao Governo Federal. A  palavra de ordem com certeza é parceria” , afirmou. E acrescentou: “Temos um governador municipalista que fez um planejamento voltado para os municípios desde o início da gestão, e que trouxe vários programas como o Mais Asfalto,  o Escola Digna, políticas para a segurança e muitas outras voltadas para o município, e, por isso, merece essa homenagem”.

São Luís, 17 de Dezembro de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *