Casa de Veraneio: Dino acerta em cheio ao transformar um símbolo ostensivo do poder em Casa de Ninar

 

to de inauguração da Casa de Apoio Ninar , mães presentes e espaço de trabalho
Flávio Fino comanda a inauguração da Casa de Ninar na presença de mães; um dos espaços para tratamento

Por mais que seus opositores tentem encontrar uma brecha para criticar o uso que ele fez da Residência de Veraneio do Governo do Estado, localizada na Praia de São Marcos, Flávio Dino (PCdoB) vai entrar para os registros históricos como o governador que abriu mão de uma confortável regalia e transformou o vistoso complexo residencial num lugar chamado Casa de Apoio Ninar, que vem a ser um centro de tratamento para crianças portadoras de doenças neurológicas, como as que nasceram com microcefalia. Por enxergar no imóvel um símbolo ostensivo e faustoso inadequado o lazer para ele e sua família, Flávio Dino prometeu, durante a campanha eleitoral, que, se eleito fosse, uma das suas medidas seria colocá-lo à venda e que usaria o dinheiro apurado para construir um hospital. Eleito e no comando do Estado, pensou melhor e decidiu dar-lhe um destino muito mais nobre, que se tornou realidade na manhã de terça-feira. Foi uma decisão radical e inteligente, pois além de dar-lhe uma destinação nobilíssima, o Governo conservou o imóvel como patrimônio público.

A agora ex-Residência de Veraneio conhecida como “Residência de São Marcos”, vai entrar para a crônica da política maranhense como um símbolo de poder que além de abrigar todos os governadores desde que foi construída nos anos 70 do século passado, também hospedou visitantes de ilustres – governadores em visita do Maranhão -, embaixadores, artistas, enfim figuras proeminentes, como também familiares e amigos de farra. Ali aconteceram comemorações animadas, como as registradas no período de Governo de Roseana Sarney (PMDB), no período de 1995 a 2002 e de 2009 a 2014, com festas no período junino e nas celebrações de finais de ano, eventos capitaneados pela então governadora.

A Casa de São Marcos foi por mais de quatro décadas usada como referência para encontros políticos, decisões que mudaram, por exemplo, o curso de campanhas eleitoras, com o desfecho de eleições dramáticas e tomadas de decisão que resultariam atitude políticas traumáticas. Ali, por exemplo, o governador Epitácio Cafeteira (PMDB), já flertando com o então presidente Collor de Mello, deu vários passos e declarações no sentido de romper com o ex-presidente José Sarney (PMDB), que queria ser candidato a senador pelo Maranhão. Residindo em São Marcos e ali se reunindo com seu staf político, Cafeteira comandou as articulações que terminaram por “exilar” Sarney no Amapá. O depois de uma lua de mel de quatro anos, os dois romperam e venceram nas urnas.

casaveraneio
Morando na Casa de Veraneio, João Alberto comandou a virada que levou Edison Lobão a vencer João Castelo

 

Na Casa de Veraneio, João Alberto mudou a campanha Um fato emblemático decidido na Residência de São Marcos.  Em outubro de 1990, o então senador João Castelo (PRN), apoiado pelo presidente Fernando Collor (PRN) e surfando no avassalador slogan “Agora é Castelo!”, venceu o primeiro turno da disputa pelo Governo do Estado contra Edison Lobão (PFL), apoiado ex-presidente José Sarney (PMDB). Na noite que se seguiu ao anúncio do resultado, o então governador João Alberto (PFL) convocou os líderes do grupo para decidir o que fazer no segundo turno, já que a eleição parecia perdida. Já eleito senador pelo Amapá, o ex-presidente José Sarney abriu a reunião colocando a necessidade de um novo slogan para Lobão. João Alberto pediu a palavra e disparou a preciosidade: “Agora é Lobão”. A sacada do então governador foi tão certeira que imediatamente os organizadores da campanha receberam a missão de escrever o slogan no maior número possível de muros do Maranhão inteiro. A Ilha de São Luís, Imperatriz, Caxias, Pinheiro e Mirador amanheceram cobertas de “Agora é Lobão!”  João Castelo sentiu a pancada, protestou, acusou Lobão de roubar-lhe o slogan, mas não teve jeito, “Agora é Lobão!” pegou e se transformou no primeiro movimento da virada que levaria o senador Edison Lobão ao Palácio dos Leões, numa das vitorias mais espetaculares e improváveis da história eleitoral do Maranhão.

Agora, numa época em que o poder é mais força e prestígio e menos glamour, com a chegada de uma geração que tem outra compreensão do que é e para que serve o patrimônio público, o governador Flávio Dino resolveu mudar o destino do complexo residencial hoje sitiado por espigões que lhe tiraram a privacidade e o inviabilizaram para uso residencial. Fez as contas e concluiu que não valeria a pena trocá-lo por alguns milhões e gastar esse dinheiro na construção de um prédio hospitalar, por exemplo. Decidiu transformá-lo num espaço nobre para apoiar crianças necessitadas de atenção, cuidados e, sobretudo, carinho. A Casa de Apoio Ninar será um centro de convivência onde pais, especialmente as mães, aprenderão, com o auxilio de especialistas, cuidar dos seus filhos deficientes, em sua maioria pessoas com pouco ou nenhum recurso. É um espaço que em vez de abrigar poucos privilegiados em cômodos amplos e confortáveis, aconchegará até 180 crianças e seus acompanhantes com o conforto necessário e o acompanhamento de 58 profissionais, entre os quais pediatras, terapeutas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e assistentes sociais.

Em resumo: o governador Flávio Dino acertou em cheio ao escolher para a Casa que foi um símbolo do poder o destino de tornar-se um símbolo de amor.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Sabatina de Raquel Dodge no Senado passa por Lobão e Rocha e Fufuca de novo mais perto do comando da Câmara

poder
Roberto Rocha, Edison Lobão e André Fufuca no centro bem posicionados no poder no Congresso Nacional

Os representantes maranhenses no Congresso Nacional continuam exibindo habilidade e ocupando espaço. A passagem da procuradora da República Raquel Dodge, nomeada pelo presidente Temer para ser a próxima procuradora geral da República, pelo Senado, onde será sabatina na próxima semana será conduzida por dois senadores maranhenses, Roberto Rocha (PSB) e Edison Lobão (PMDB). O primeiro foi brindado com a relatoria do processo de sabatina e apresentou um relatório em que sugere a aprovação sem reserva da procuradora, cuja biografia funcional é uma das mais densas e ricas do Ministério Público Federal. Roberto Rocha teve seu relatório aprovado sem qualquer reserva na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que tem o senador Edison Lobão como presidente e com poder para acelerar ou retardar a tramitação do processo cujo desfecho será o plenário da Casa. E o deputado federal e 2º vice-presidente da Câmara Federal André Fufuca (PP) passará quatro dias mais próximo do centro do poder quando, na próxima semana, o presidente Michel Temer viajar para a Alemanha e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (PMDB-RJ) assumir a presidência da República.

 

Entendimento entre Flávio Dino, Humberto Coutinho e Fábio Gentil resolve crise em Maternidade caxiense

fabiodino 1
Fábio Gentil e Flávio Dino acertam apoio a hospital pedido por Humberto Coutinho

O Governo do Estado vai bancar metade da folha de funcionários da Universidade Carmosina Coutinho, em Caxias, garantindo repasse mensal de R$ 675 mil à Prefeitura da Princesa do Sertão. Entendimento sentido foi firmado ontem pelo governador Flávio Dino e o prefeito caxiense Fábio Gentil (PRB), no Palácio dos Leões. O entendimento teve participação decisiva do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), que na semana passada fez um apelo ao chefe do Governo no sentido de ajudar a superar a crise financeira por que passa o hospital caxiense.

A Maternidade Carmosina Coutinho vem enfrentando graves dificuldades financeiras desde para manter os serviços médicos que atendem toda a região dos cocais. Diante do quadro, o deputado Humberto Coutinho, fundador do complexo hospitalar, decidiu se envolver no problema para ajudar na busca de uma solução. O receber o governador Flávio Dino, que foi visitá-lo na sua recuperação pós-cirúrgica, o presidente da Assembleia Legislativa pediu-lhe para resolver o problema, tendo o chefe do Executivo determinado ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para abrir entendimentos com o prefeito Fábio Gentil, que após avaliar o problema, concordaram que o apoio do Governo do Estado seria no pagamento de metade da folha de pessoal da Maternidade, ficando o restante das despesas com a prefeitura de Caxias.

Na reunião de terça-feira, o governador Flávio Dino e o presidente Humberto Coutinho bateram o martelo na solução negociada e ontem o acordo foi comunicado ao prefeito de Caxias. “A partir de agora, espero que os problemas deixem de existir, porque o Governo do Estado passará a responder por 50% das despesas da Maternidade, cabendo à prefeitura a outra parte. O acordo desafogará o caixa municipal, que terá mais recursos para investir nos serviços, medicamentos e bem estar das parturientes que procurarem a unidade hospitalar”, enfatizou Humberto Coutinho.

“Estou muito contente com a solução encontrada pelo deputado Humberto Coutinho, que é médico e profundo conhecedor dos problemas da saúde, especialmente da maternidade Carmosina Coutinho, que construiu e manteve em funcionamento durante a sua gestão na Prefeitura. Espero que a partir de agora, o prefeito Fábio Gentil tenha as condições necessárias para manter o serviço em alto nível como sempre existiu na administração Humberto Coutinho”, disse o governador Flávio Dino.

O repasse dos recursos do Estado à maternidade será iniciado tão logo as formalidades burocráticas sejam cumpridas.

São Luís, 05 de Julho de 2017.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *