Camarão, Braide e Lahesio se movimentam visando fortalecer projetos de candidatura aos Leões

Felipe Camarão com Lula da Silva no aniversário do PT, Eduardo Braide e Graziella
Braide com artista convidado na “Cidade do Carnaval” e
Lahesio Bonfim fazendo uma proposta inviável

Faltando mais de 15 meses para as convenções partidárias que definirão candidaturas para as eleições de 2025, nomes com potencial para disputar o Governo do Estado começam, de fato, a se movimentar com foco nos seus projetos de candidatura. Neste fim de semana, três deles – Felipe Camarão (PT), Eduardo Braide (PSD) e Lahesio Bonfim (Novo) – ganharam as redes sociais em diferentes situações, mas todas elas voltadas para o fortalecimento dos lastros por meio dos quais tentarão chegar ao poder estadual. Em dois dos três casos, foram movimentos muito ostensivos, de caráter político-eleitoral. O vice-governador Felipe Camarão participou, em Brasília, da festa de aniversário de 45 anos do PT, onde recebeu as bênçãos do presidente Lula da Silva e da cúpula do seu partido; o prefeito Eduardo Braide continuou turbinando sua imagem comandando as grandes festas carnavalescas que a Prefeitura está realizando na “Cidade do Carnaval”, no Aterro do Bacanga; e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim usou um tom deselegante para pedir publicamente que o prefeito Eduardo Braide indique a primeira-dama de São Luís, Graziella Braide como sua vice.

O vice-governador Felipe Camarão participou intensamente da festa de aniversário do PT, onde foi tratado como candidato do partido ao Governo do Estado – caso o governador Carlos Brandão (PSB) se desincompatibilize para disputar uma cadeira no Senado. Ele ouviu manifestações de apoio do próprio presidente e dos demais integrantes da cúpula petista, como a líder Gleisi Hoffmann. Com esse cacife, Felipe Camarão vai intensificar sua movimentação para compor a chapa em que seja o governador e candidato à reeleição, tendo Carlos Brandão como candidato a senador. Por conta de divergência na aliança partidária, o atual titular do Governo ainda não se manifestou com clareza nem de forma definitiva sobre o assunto.

O prefeito Eduardo Braide, que depois de sair por cima de uma greve dos transportes coletivos armada por donos de empresas, e de haver introduzido o “UberBraide” na vida da população de São Luís, e na esteira de duas pesquisas que apontaram como favorito na corrida ao Palácio dos Leões, tem comandado as festas carnavalescas na chamada “Cidade do Carnaval”, montada pela Prefeitura em estado de quase euforia diante do tratamento efusivo que vem recebendo da massa de brincantes. Vale lembrar que o prefeito Eduardo Braide até agora não emitiu qualquer sinal sobre a sucessão estadual, embora muitos deem como certa a sua participação na disputa.

Num outro extremo, numa atitude politicamente ousada e socialmente deselegante, Lahesio Bonfim, que já se lançou candidato a governador num ato há três semanas em Marajá do Sena, pediu ao prefeito Eduardo Braide que lhe dê sua esposa, para ser sua candidata a vice na disputa ao Governo do Estado. A proposta em si, por mais inviável que seja, faz algum sentido político. Mas perdeu validade por ter sido feita de maneira indelicada, quase grosseira, à medida que tratou a primeira-dama de São Luís como um objeto político, como se ignorasse tratar-se da médica Graziella Braide, uma mulher altiva e profissionalmente respeitada. Manchada por essa descortesia, a proposta de Lahesio Bonfim a Eduardo Braide dificilmente será levada em conta. Vale registrar que Eduardo Braide lidera as intenções de voto por larga margem sobre Lahesio Bonfim, segundo as duas últimas pesquisas.

Felipe Camarão, Eduardo Braide e Lahesio Bonfim nada têm em comum, e se entrarem para valer na maratona ao Palácio dos Leões, travarão uma guerra sem trégua, exatamente porque têm lastros e objetivos diferentes. Felipe Camarão será o porta-voz da esquerda moderada, do PT e do presidente Lula da Silva; Eduardo Braide vai refletir muito antes de bater o martelo sobre se será ou não candidato; e Lahesio Bonfim é um franco-atirador, que está em campanha aberta e será candidato de qualquer maneira, ao que tudo indica como porta-voz do bolsonarismo no estado.

PONTO & CONTRAPONTO

Pedro Lucas não considera disputa para o Senado e mira a reeleição para a Câmara Federal

Pedro Lucas visa reeleição

Tudo indica que dificilmente o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União) abrirá mão de uma reeleição viável para entrar na disputa por uma cadeira no Senado em 2026.

No segundo mandato na Câmara Federal, ele vem ganhando espaço amplo, alcançando a liderança da bancada do partido, desbancando várias raposas da agremiação, além de manter o controle sobre a legenda no Maranhão, numa parceria bem ajustada com o ministro das Comunicações Juscelino Filho (União).

Incluído numa pesquisa recente sobre candidatura ao Senado, o parlamentar federal ficou em quarto lugar, atrás do governador Carlos Brandão (PSB), que lidera as preferências, e dos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), que brigam pela reeleição.

Pedro Lucas Fernandes faz uma conta simples: na hipótese de o governador Carlos Brandão entrar na disputa, que é quase certo, que uma das cadeiras será dele, a que sobrar será disputada “a ferro e fogo” pelos senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama e pelo deputado federal e atual ministro do Esporte André Fufuca (PP)

Um cenário de altíssimo risco, que não vale a pena encarar, principalmente quando se tem uma reeleição bem encaminhada.

Rubens Júnior se firma na linha de frente do PT na Câmara Federal

Rubens Jr.: amplo espaço no PT

O deputado federal Rubens Jr. se tornou um dos quadros mais importantes do PT na Câmara Federal. Sua experiência política e parlamentar – dois mandatos de deputado estadual e três de deputado federal – e sua cultura jurídica, especialmente no campo legislativo, o tornaram referência na bancada petista, que o aciona com frequência para resolver problemas nessa área. De 2023 para cá, foi linha de frente do partido no enfrentamento de várias questões delicadas, assim como foi indicado como relator de vários projetos importantes. Sua manifestação mais recente foi a defesa que fez da reeleição da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), questionada na Suprema Corte pelo Solidariedade, dentro do alinhamento do seu partido com o grupo liderado pelo governador Carlos Brandão.

São Luís, 24 de Fevereiro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *