Alerta: Dino afirma que o patriotismo de Bolsonaro é falso e tem o propósito de destruir a Democracia

 

Flávio Dino denunciando o “patriotismo falso” de Jair Bolsonaro

O governador Flávio Dino (PSB) fez ontem um alerta aos maranhenses e à Nação sobre o conceito distorcido de patriotismo pregado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o objetivo de tornar o 7 de Setembro um marco nas tentativas que o chefe da Nação e seus aliados vêm fazendo para inviabilizar a Constituição democrática de 1988. Para o governador, o patriotismo do presidente é “falso, oco, feito de palavras ao vento, palavras ofensivas, agressivas, ódio, medo”, e movido pela ideia central que é “rasgar a Constituição e destruir a Democracia”. E afirmou, enfático: “Isso não é uma atitude patriótica, não é ter espírito cívico”.

O alerta do chefe do Executivo maranhense foi feito em vídeo e divulgado na sua conta no Instagran. Ele chamou a atenção para o fato de que o conceito de patriotismo é uma das “muitas disputas que se entrecruzam neste 7 de Setembro”, sendo que “uma delas é relativa à compreensão do que é efetivamente ser patriota”. O governador aponta para o fato de que o presidente e seus aliados estão tentando usar a mais importante data cívica do Brasil “para uma virada de mesa e destruir tudo aquilo que conquistamos”.

–  E o preço que nós estamos pagando está revelado numa crise de energia mal administrada, na inflação de alimentos, no câmbio desalinhado, na fome das pessoas, na falta de esperança da juventude, na ausência absoluta de obras e de políticas públicas. É por isso que esse patriotismo deve ser rejeitado, deve ser derrotado – assinalou.

Na sua fala, Flávio Dino deixou claro que o ponto forte de uma sociedade democrática é o pluralismo político, cuja legitimidade é óbvia. Mas alerta que “a democracia admite quase tudo, menos aqueles que querem destruí-la”. E destacou um dado fundamental e garantidor da pluralidade numa sociedade democrática, alvo claro dos ataques do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados: “A liberdade de expressão não protege aqueles que querem na verdade revogá-la”.

O governador Flávio Dino mostrou que o patriotismo que dá vida a uma sociedade democrática é exata e rigorosamente o oposto do que é pregado pelo presidente Bolsonaro: “O outro patriotismo, o verdadeiro, é aquilo que nós representamos e defendemos na prática. O patriotismo que é feito de gente, o patriotismo que é feito de direitos, o patriotismo que é feito da compreensão de que precisamos unir a sociedade em torno de bons propósitos e de bons projetos. Ser patriota hoje é lutar contra a subida do preço dos alimentos, é desejar estabilidade jurídica, é fazer com que haja diálogo e entendimento, é colocar na frente aquilo que efetivamente diz respeito à vida das famílias, das pessoas, a exemplo do combate ao coronavírus, a luta por vacinas, agora em 2021 e também em 2022. Isto é honrar a nossa pátria, isto é ter autenticamente espírito cívico”.

Reconhecido como uma das vozes mais lúcidas e coerentes entre as muitas que vêm se levantando contra a postura antidemocrática do presidente da República, o governador do Maranhão disse estar convencido das intenções golpistas do chefe da Nação. E se disse igualmente convicto de que o presidente não alcançará o seu intento: “Eu tenho convicção de que o presidente Bolsonaro está tentando e vai continuar a tentar fazer com que haja um retrocesso, que a Constituição democrática de 1988 não prevaleça. Ele está tentando, mas não vai conseguir”.

E concluiu com a seguinte avaliação política: “A ampla união de todos os brasileiros que autenticamente defendem a democracia será vitoriosa. Por isso, lamentamos que o 7 de Setembro seja desvirtuado, mas ao mesmo tempo com muita esperança e muita fé, muito otimismo, porque as trevas vão passar, e nós vamos reabrir avenidas de esperança para o povo brasileiro”.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Dino, Othelino, Weverton e Brandão participam de maratona de inaugurações na Baixada

Em cima: em Santa Helena, Flávio Dino tendo ao lado Carlos Brandão e Weverton Rocha, acompanhados de Márcio Jerry, André Fufuca e Othelino Neto. Embaixo: Pinheiro: Flávio Dino ladeado por Weverton Rocha, Othelino Neto e Luciano Genésio

O 165º aniversário de Pinheiro, comemorado ontem, foi marcado por uma curiosa situação relacionada com a corrida ao Palácio dos Leões. Ali, no ato das inaugurações, encontravam-se o governador Flávio Dino (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), e entre eles os pré-candidatos a governador senador Weverton Rocha (PDT) e vice-governador Carlos Brandão (PSDB), além do secretário de Cidades e presidente do PCdoB Márcio Jerry e André Fufuca (PP), todos prestigiando os donos da casa, prefeito Luciano Genésio (PP) e vice-prefeita Ana Paula Lobato (PDT). A mesma comitiva seguiu em maratona de inaugurações em Turilândia e Santa Helena.

As obras inauguradas, bancadas com recursos do Governo do Estado com emendas parlamentares do presidente da Assembleia Legislativa, assim como as em andamento e as anunciadas foram recebidas com festa pelas populações dos três municípios, que estão entre os mais importantes da Baixada Ocidental. Nas três cidades, o governador e o presidente da Assembleia Legislativa comandaram os atos, com o aval e a presença dos prefeitos daqueles municípios, a exemplo do prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, que é do PP e apoia o projeto de candidatura do senador Weverton Rocha.

A movimentação da comitiva foi também marcada por conversas paralelas, tendo o senador Weverton Rocha e o vice-governador Carlos Brandão ficado lado a lado e trocaram gentilezas em clima amistoso, como se eles não estivessem em lados oposto na corrida às urnas.

 

Gestão de excelência: UFMA e HU ganham novos equipamentos e instalações

O ministro Milton Ribeiro e o reitor Natalino Salgado descerram placa de inauguração no Campus da UFMA

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, fechou a semana contabilizando ganhos importantes para a instituição e reafirmando assim a sua condição de gestor competente. Na Quinta-Feira, tendo como convidado ninguém menos que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o reitor inaugurou o complexo predial que abriga a Diretoria de Tecnologias na Educação (Dted), e o Centro de Referência em Endocrinologia e Hepatologia e as novas instalações do ambulatório de Cardiologia do Hospital Universitário.

A inauguração das instalações da Diretoria de Tecnologias na Educação se deu depois de cinco anos em que a obra permaneceu paralisada. Mesmo com a crise financeira causada pela pandemia, o reitor Natalino Salgado, que conhece como poucos os meandros do MEC, conseguiu a liberação de R$ 924 mil para a retomada e a conclusão da concretização do projeto. O novo espaço abrigará equipes multidisciplinares e conta com três pavimentos, auditórios, estúdios de gravação, laboratório de informática, salas para capacitação de projetos, espaço multiuso, reunião e treinamento, copa, refeitório e áreas de lazer. A Dted tem três braços: a Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o EaD para Você, todos em funcionamento pleno.

Os investimentos no Centro de Referência em Endocrinologia e Hepatologia e nas novas instalações do ambulatório de Cardiologia somam R$ 10,5 milhões por meio Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). O investimento reforçará ainda mais a posição de referência nacional do HU-UFMA no atendimento à saúde e no ensino da Medicina.

Bombardeado diariamente com notícias ruins na área educacional no País e duramente criticado pela lentidão do MEC sob a sua gestão, o ministro Milton Ribeiro voltou para Brasília vivamente entusiasmado com o que viu no Campus do Bacanga e no Hospital Universitário. E igualmente impressionado com a dinâmica que vem movendo a gestão do reitor Natalino Salgado, que independente da orientação do Governo e da diferença em relação a outros tempos, mantém sua marca de gestor produtivo e eficiente.

São Luís, 04 de Setembro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *