Brandão monta equipe confirmando nomes e surpreendendo com novas escolhas

Othelino Neto, Adriano Sarney e Sérgio Macedo integram a equipe montada por Carlos Brandão

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) será o secretário-chefe da Representação do Maranhão em Brasília (Rebras). Essa e outras decisões foram anunciadas ontem pelo governador Carlos Brandão (PSB) no processo de anúncio fracionado da equipe que comandará no novo Governo e que será empossada neste sábado (04), num grande ato em Imperatriz. Depois de uma série de anúncios apenas confirmando os que já estavam nos cargos, as tuitadas mais recentes anunciaram mudanças efetivas, algumas surpreendentes, como Vinícius Ferro para o comando da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), que vinha sendo comandada por Luís Fernando Silva, e a entrega MOB ao ex-deputado estadual Adriano Sarney. Além de Othelino Neto, o PCdoB saiu fortalecido com a permanência de Joslene Rodrigues no comando da Secretaria das Cidades (Secid) e da volta do vereador Paulo Victor, presidente da Câmara Municipal de São Luís, ao comando da Secretaria da Cultura.

A confirmação do deputado Othelino Neto para a Sebras ratifica informação que há tempos circulava no meio político e nos bastidores do Governo. Nesse período, especulou-se que o ex-presidente da Assembleia Legislativa estaria resistindo ao convite, apostando num cargo federal. Nada disso. O parlamentar considerou o cargo desde o início, por uma razão muito clara: o cargo federal adequado ao seu status político estava fora de cogitação. Além do mais, o motivo maior para sua ida para Brasília é sua mulher, a senadora Ana Paula Lobato (PSB), que pelo menos por enquanto vai precisar de um assessoramento maduro, e ninguém melhor do que ele próprio para fazê-lo. Houve algum jogo de cena, é verdade, mas desde o início das articulações o parlamentar sabia que esse seria o melhor caminho.

O anúncio de que Vinícius Ferro será novo titular da Seplan surpreendeu meio mundo, uma vez que no meio político a maioria dava como certa a permanência do economista e ex-prefeito de São José de Ribamar Luís Fernando Silva, considerado um dos mais firmes integrantes do chamado “núcleo duro” formado em torno do governador. O único cargo que cabe Luís Fernando Silva é a Casa Civil. E aí vem outra pergunta: para onde iria o atual chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, um político experiente e hábil, que, juntamente com os demais, segurou a barra nos momentos difíceis da pré-campanha, quando o governador Carlos Brandão passou mais de um mês enfrentando grave problema de saúde em São Paulo? As tuitadas de hoje devem responder a essa indagação.

A escolha do ex-deputado Adriano Sarney para comandar a desafiadora Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) foi o resultado de outra mudança radical: Gilberto Lins Neto, que presidia a MOB, colocando-a nos eixos, vai agora comandar a máquina pública mais cobiçada do Maranhão, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável pelo complexo portuário do Itaqui. Deixa o cargo Ted Lago, depois de sete anos no cargo. Adriano Sarney vai assumir o seu primeiro emprego público efetivo, depois do mandato parlamentar, sabendo que comandar a MOB é um desafio permanente.

Ao confirmar Joslene Rodrigues no comando da Secretaria das Cidades (Secid) e o renomear o vereador Paulo Victor para a Secretaria da Cultura, o governador Carlos Brandão reafirmou o papel do PCdoB na sua base política e no seu Governo. Joslene Rodrigues é esposa do deputado federal Márcio Jerry, presidente do PCdoB no Maranhão, coordenador da bancada federal maranhense e o mais próximo aliado do ex-governador, senador licenciado e atual ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública. Isso significa dizer que a aliança de Carlos Brandão com Flávio Dino está de pé. Na outra ponta da corda, Paulo Matos perdeu a Secretaria de Turismo diante da quase extinção do Cidadania no Maranhão com a migração da senadora Eliziane Gama para o PSD. A pasta ficou com Socorro Araújo.

A série de tuitadas disparadas ontem foi fechada com a nomeação do experiente jornalista Sérgio Macedo para a Secretaria de Estado de Comunicação Social. Com a escolha, o governador Carlos Brandão se deu a certeza de que terá uma comunicação eficiente.

PONTO & CONTRAPONTO

Carlos Lula: maioria das crianças não foi vacinada contra poliomielite, sarampo e covid-19

Carlos Lula denuncia baixa imunização de crianças no Maranhão

O deputado Carlos Lula (PSB) fez ontem uma denúncia preocupante em discurso na Assembleia Legislativa: a maioria das crianças do Maranhão não está vacinada contra a poliomielite, o sarampo e a covid-19. Com a autoridade de quem comandou a máquina da Saúde no estado durante mais de seis anos, o parlamentar informou que realizou um levantament0 da vacinação de crianças nesses três itens e que o resultado foram más notícias. Apesar dos esforços, o estado não alcançou os 90% de imunização esperados.

De acordo com Carlos Lula, mesmo havendo quase duas mil salas de vacinação distribuídas nas 217 cidades maranhenses, apenas 76,13%, ou seja, 348 mil doses aplicadas contra a poliomielite durante o último ano. Nesse período, 17 municípios vacinaram menos da metade das suas crianças, e um deles, Santa Filomena, vacinou apenas 13,14% das suas crianças.

Na guerra contra o sarampo, apenas 61,23% das crianças foram imunizadas em todo o estado no ano passado. Mais grave ainda é que mais de 50% dos municípios não alcançaram a meta de vacinar 50% das suas crianças. Boa Vista do Gurupi vacinou apenas 5% das crianças, e em Arame – comandado pelo respeitado prefeito Pedro Fernandes – a cobertura vacinal contra o sarampo foi igualmente inacreditável: 7%. São Luís vacinou apenas 34% das suas crianças contra o sarampo, um absurdo difícil de assimilar.

No caso da covid-19, apenas 20% das crianças de todo o estado receberam as duas primeiras doses da vacina.

“São Luís é uma das piores cidades em termos de imunização”, disparou Carlos Lula.

Câmara vota hoje Plano Diretor de São Luís

Paulo Victor recebe em plenário representantes doe comunidades rurais de São Luís que foram à Câmara Municipal reivindicar melhorias no Plano Diretor

Depois de quatro anos de debates, que envolveram os mais diversos segmentos da sociedade ludovicense, que discutiu questões relativas a habitação, transporte de massa, mobilidade no sentido mais amplo, limites e outros itens que dizem respeito à vida do cidadão, a Câmara Municipal vota hoje o Projeto de Lei nº 0174/2019, cujo conteúdo são as medidas que atualizam o Plano Diretor da cidade de São Luís. Com a aprovação do Plano Diretor atualizado, com as prioridades ajustadas à realidade atual, São Luís ganha um grande norte no que diz respeito ao seu horizonte de crescimento.

Relatado pelo experiente vereador Gutemberg Araújo (PSC), o projeto é o resultado do trabalho de uma Comissão Especial composta pelos vereadores Astro de Ogum (PCdoB), Gutemberg Araújo (PSC), Aldir Júnior (PL), Edson Gaguinho (União Brasil), Coletivo Nós (PT), Francisco Chaguinhas (Podemos), Ribeiro Neto (Patriotas), Álvaro Pires (PMN) e Concita Pinto (PCdoB).

Escalado para comandar a Secretaria Estadual de Cultura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PCdoB), decidiu só se licenciar do cargo depois da aprovação do Plano Diretor, o que deverá acontecer hoje, conforme sua própria previsão. Vale lembrar que, embora ele não estivesse diretamente ligado ao trabalho de ajustamento projeto municipal, sua atuação foi decisiva para que a palavra final dos vereadores sobre o Plano Diretor fosse dada nesta quarta-feira (01).

São Luís, 01 de Março de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *