Janeiro de 2010: O então presidente Lula da Silva (PT), concluindo seu segundo mandato, lidera em Bacabeira, o ato de lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium, acompanhado da governadora Roseana Sarney (MDB), do ministro Edison Lobão (Minas e Energia), do senador José Sarney (MDB), dirigentes da Petrobrás, prefeitos da região, deputados federais e estaduais. O projeto previa investimentos de R$ 12 bilhões no que poderia se tornar o maior complexo de refino de petróleo da América Latina, capaz de transformar diariamente 400 mil barris de petróleo cru em diversos derivados, principalmente óleos especiais. No final daquele ano, Roseana Sarney se reelegeu governadora e Lula da Silva emplacou Dilma Rousseff (PT) como sua sucessora na presidência da República.
Meados de 2013: Depois de iniciada a implantação do projeto, com gastos de cerca de R$ 1,6 bilhão em terraplenagem e projetos – associados diretamente a uma explosiva corrida imobiliária em Bacabeira e adjacências, uma aposta frustrada de muitos empreendedores de médio e pequeno porte (hotéis, escritórios, serviços em geral) e da previsão de muitos investimentos linkados com a cadeia do petróleo – o Governo Federal anunciou a suspensão do empreendimento, frustrando duramente muitas expectativas e dando voz aos críticos do projeto.
Fevereiro de 2023: Numa conversa com jornalistas, o governador Carlos Brandão (PSB) revela, com visível entusiasmado, seu plano se tirar o projeto da Refinaria Premium do arquivo da Petrobras.
A diferença em relação a 2010 e a 2013 é que o governador Carlos Brandão pensa no projeto de uma forma pragmática, sem açodamento e sem assumir um compromisso público de reativá-lo, correndo o risco que não possa cumprir. Na conversa, ocorrida no plenário da Assembleia Legislativa após a abertura do Ano Legislativo, na última quinta-feira (05), o governador falou sobre uma série de projetos, entre eles o potencial do Maranhão para ser um polo de produção de petróleo e gás natural, devido às reservas detectadas no território estadual. A Refinaria Premium em Bacabeira deveria já estar inaugurada e produzindo para o Brasil e para o mundo, gerando uma cadeia produtiva gigantesca, que abriria caminho para a implantação de um polo petroquímico, como o de Camaçari, na Bahia.
O diferencial da ideia de retomada do projeto da Refinaria Premium é que o governador Carlos Brandão sabe exatamente o que está fazendo. Ao longo de sete anos e meio como vice-governador, Carlos Brandão atuou como o principal assessor do governador Flávio Dino na garimpagem de investimentos dentro e fora do País. Ele esteve na China várias vezes, no Japão, em Cingapura, na Indonésia, nos Estados Unidos, no México, em vários países árabes que exploram petróleo. Nessas incursões, Carlos Brandão conheceu muitos empreendimentos cujas características se ajustam à realidade do Maranhão. Ele acumulou, portanto, conhecimento e informações que o credenciam a tomar iniciativas como propor a reativação do projeto da Refinaria Premium.
O governador Carlos Brandão já conversou com o presidente Lula da Silva – que teria ficado impressionado com os conhecimentos do governador sobre esse tipo de projeto -, com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, sobre esse assunto, mas sem definição. Essas conversas vão evoluir, segundo o governador, devendo levar a uma tomada de decisão, que poderá ser favorável à retomada do projeto da Refinaria Premium em Bacabeira. Carlos Brandão sinaliza que guarda no colete um pacote de argumentos que podem convencer o presidente Lula da Silva e a Petrobrás a retomar o empreendimento, mesmo que ele seja revisado e até mesmo ganhe uma versão de menor porte. A ideia inicial é defender a retomada do projeto na íntegra.
O fato importante é que, depois de uma década esquecido nas gavetas da Petrobrás, o projeto de implantar uma refinaria de petróleo no Maranhão tem a vantagem de estar sendo reivindicado por alguém que sabe o que está fazendo.
PONTO & CONTRAPONTO
Um dos mais fiéis integrantes da bancada governista, Rafael Leitoa vai continuar líder
Não surpreendeu a decisão do governador Carlos Brandão de manter o deputado Rafael Leitoa (PSB) como líder do Governo na Assembleia Legislativa.
Com origem no movimento estudantil e com ligação partidária no PDT, onde se destacou como presidente da Juventude do PDT, Rafael Leitoa inicia seu terceiro mandato como um dos mais fiéis integrantes da base formada em 2015 pelo então governador Flávio Dino e mantida agora pelo governador Carlos Brandão.
Em 2021, por discordar da posição da família Leitoa de se afastar do governador Flávio Dino (PSB), para apoiar a candidatura do senador Weverton Rocha ao Governo do Estado contra o vice-governador Carlos Brandão, com a qual não concordou, rompeu com o PDT e se filiou ao PSB, pelo qual se reelegeu.
Sua confirmação no posto de líder do Governo atende a dois requisitos: é do PSB, partido do governador Carlos Brandão, e tem capacidade de dialogar e agregar. Bem articulado, o deputado Rafael Leitoa tem canal aberto com todas as correntes com representação na Assembleia Legislativa. Inclusive o PDT.
Iracema Vale premiou o jornalismo com Jaqueline Heluy na área de Comunicação
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), acertou em cheio ao entregar a Diretoria de Comunicação da Casa à jornalista Jaqueline Heluy.
Por várias razões, sendo a primeira delas o fato de Jaqueline Heluy ser uma profissional qualificada em todos os aspectos, a começar pelo fato de que conhece como poucos os dois lados do jornalismo, o do batente das redações, no qual foi lapidada, e o do assessoramento, do qual também extraiu muito para ser a jornalista de ponta que é. Saída do Curso de Comunicação da UFMA, foi a repórter militante, que alimentou as páginas de O Estado do Maranhão, de O Imparcial, e do Jornal Pequeno com a cobertura do cotidiano e com reportagens especiais. Já consolidada, comandou a equipe de reportagem de O Estado do Maranhão por bom período, sendo um exemplo de eficiência na produção de material jornalístico. E levou essa rica experiência para a área de Comunicação da Assembleia Legislativa., onde vem realizando um trabalho de qualidade indiscutível.
Ao nomeá-la Diretora de Comunicação, tendo como adjunta a também experiente jornalista Glaucione Pedrozo, a presidente da Assembleia Legislativa valorizou a mulher, premiou a competência e fez justiça ao profissionalismo.
São Luís, 06 de Fevereiro de 2023.