Pesquisa Interpreta: Rubens Jr. ultrapassa Neto Evangelista, tenta alcançar Duarte Jr. e torna a disputa imprevisível

 

Pesquisa Interpreta/RV Guará: Eduardo Braide lidera, mas Duarte Jr. sobe e Rubens Jr. ultrapassa Neto Evangelista

Numa clara indicação de que previsões feitas neste espaço, há alguns dias, apostando que a corrida para a Prefeitura de São Luís seria decidida na última semana da campanha, e que, mesmo aparecendo em último lugar no quarteto que estão de fato disputando a eleição, Rubens Júnior (PCdoB), tinha base política e partidária para se tornar um sério candidato a adversário de Eduardo Braide (Podemos) num eventual segundo turno.

Pois bem, a pesquisa mais recente do instituto Interpreta feita em parceria com a TV Guará e divulgada ontem pela emissora trouxe esse novo retrato da corrida: Eduardo Braide lidera com 36,8% das intenções de voto, seguido de Duarte Jr. (Republicanos) com 20,8%, Rubens Jr. com 14,4% e Neto Evangelista (DEM) com 12,7%. No segundo bloco, que reúne os candidatos sem chance, Bira do Pindaré (PSB) tem 4,1%, Jeisael Marx (Rede) tem 1,5%, Silvio Antônio (PRTB) tem 0,9%, Yglésio Moisés (PROS) e Franklin Douglas (PSOL) têm 0,3%, enquanto Hertz Dias (PSTU) tem 0,2%. Brancos e nulos totalizam 1,3% e os indecisos são 6,7%. As entrevistas foram feitas de 24 e 26 de Outubro, foram ouvidos 1000 eleitores. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral está sob o número MA-02983/2020 e tem margem de erro de 3%.

Para começar, somente a soma dos percentuais de Duarte Jr., Rubens Jr. e Neto Evangelista totaliza 47,9%, nada menos que 11 pontos percentuais a mais do que a vantagem de Eduard Braide, o que garantiria dois turnos com folga. Todas as evidências sugerem que o candidato do Podemos vem fazendo um grande esforço para manter uma liderança folgada, evitando que eleitores inclinados a votar nele mudem seus planos e migrem para Duarte Jr. – que pela primeira vez alcança o expressivo patamar dos 20%. Para vencer a eleição, Eduardo Braide tem de chegar ao segundo turno com votação acima dos 40 pontos percentuais, porque o seu adversário, seja usará de todos os argumentos políticos disponíveis para juntas as demais forças em torno da sua candidatura.

A pesquisa Interpreta/TV Guará confirma a impressão inicial de que Rubens Jr. dificilmente ficaria pelo meio do caminho como um derrotado sem forças para reagir. A entrada, ainda que não ostensiva, do governador   Flávio Dino na sua campanha, ainda sem pedir votos explicitamente para o candidato do PCdoB, já aponta para a possibilidade de Rubens Jr. reverter o cenário desfavorável e avance para disputar com Duarte Jr. a vaga para enfrentar a Eduardo Braide no segundo turno. Também com base na pesquisa Interpreta/TV Guará, Neto Evangelista terá de fazer um esforço gigantesco para retomar o terceiro lugar e, maior ainda, para ultrapassar Duarte Jr., que vem galgando ponto a ponto a cada pesquisa, passando a impressão de que cresce a cada dia o número de eleitores dispostos a lhe dar apoio. Ontem, dois partidários de Rubens Jr. disseram à Coluna que o candidato do PCdoB está tomado pela convicção de que será o novo prefeito de São Luís.

Os números da pesquisa Interpreta/TV Guará colocam Eduardo Braide numa situação delicada. Primeiro porque confirmam que ele se mantém estancado num patamar que vai de 35 a 40 pontos percentuais, correndo o risco de chegar ao segundo turno sem fôlego suficiente para ser favorecido pela velha e mágica equação dos 50% + 1, que, se alcançada, lhe dará o mandato de prefeito de São Luís. E depois porque ele sabe também que nesse momento qualquer passo em falso poderá lhe tirar pontos preciosos e comprometer seu favoritismo. Duarte Jr. e Rubens sabem disso e vão jogar pesado para minar a base do líder.

Outras pesquisas estão a caminho e poderão alterar expressivamente o cenário agora desenhado pelo levantamento Interpreta/TV Guará, podendo essa alteração lhe ser ou não favorável.

 

Visita de Bolsonaro e saída de Ildon Marques pode mudar o jogo em Imperatriz

Ildon Marques quase fora; Assis ramos, Marco Aurélio e Madeira a dispor eleitores

A visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a saída – toda como certa – do ex-prefeito Ildon Marques (PP), deve alterar expressivamente a disputa pela Prefeitura de Imperatriz. A visita presidencial foi um reforço político e tanto para o candidato do PSDB, o ex-prefeito Sebastião Madeira. E a saída do ex-prefeito Ildon Marques abre caminho para que os três candidatos que realmente contam – o prefeito Assis Ramos (DEM), o deputado Marco Aurélio (PCdoB) e o tucano Sebastião Madeira – travam imediatamente uma guerra sem trégua pelos eleitores de Ildon Marques.

Parte expressiva desse rearranjo se dará se Ildon Marques resolver declarar apoio a um candidato e pedir aos seus eleitores votem nele. Se isso acontecer, é provável que pelo menos metade dos seus apoiadores migrarão para o candidato que ele indicar. Se, por outro lado, ele vier a optar pela neutralidade, os 20% que que votariam nele ficarão dispersos, podendo se pulverizar entre os demais candidatos. Na base governista é alta a aposta de que Marco Aurélio sair[a beneficiado desse jogo.

Essas possibilidades remetem para uma conclusão: a eleição em Imperatriz está em aberto e será decidida nos 44 minutos do segundo tempo.

 

Candidato do vice Mourão, Silvio Antônio foi praticamente descartado por Bolsonaro

Escanchado no pescoço de um partidário, Silvio Antônio vence a barreira  e consegue um aperto de mão de Jair Bolsonaro

A Coluna ouviu aqui, ali e acolá e chegou a uma conclusão a quase nenhuma atenção que Silvio Antônio recebeu do presidente Jair Bolsonaro, em São Luís, tendo o candidato do PRTB sido obrigado a escanchar no pescoço de um partidário para receber um aperto de mão. A explicação é simples: o presidente Jair Bolsonaro não quer nem saber de quem o vice-presidente Hamilton Mourão como aliado. O general Hamilton Mourão tem emitido seguidos sinais de que está se preparando para entrar na seara política, de preferência como candidato a presidente da República. Passou de companheiro de farda a adversário, podendo ser transformado em inimigo.

São Luís, 31 de Outubro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *