Se Neto Evangelista consultar Brandão sobre Prefeitura, ouvirá que não deve ser candidato

Neto Evangelista quer ouvir Carlos Brandão,
que já apoia Duarte Jr à Prefeitura

Por mais que os passos do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa Neto Evangelista (União Brasil) e dos líderes do seu partido no Maranhão – o deputado federal Pedro Lucas Fernandes e o ministro Juscelino Filho (Comunicações) – mexam com o cenário da corrida à Prefeitura de São Luís, não há nenhuma dúvida de que, no que diz respeito ao governador Carlos Brandão (PSB), a situação está resolvida no campo governista, e a essas alturas sem qualquer possibilidade de retrocesso. Ou seja, se a candidatura do deputado Neto Evangelista depender do aval do chefe do Poder Executivo estadual, ele não será candidato, devendo, se preferir, continuar na liderança do Governo, um cargo importante e politicamente influente.

E a explicação para isso é simples, sem qualquer complicação: o governador Carlos Brandão tem um candidato, o deputado federal Duarte Jr. (PSB) e de cuja campanha é o coordenador. Isso significa dizer que ele vai jogar todo o peso do grupo político que lidera para turbinar o candidato governista na disputa pelo Palácio de la Ravardière. Para isso, tem trabalhado intensamente para reunir as forças governistas em torno do candidato socialista, cumprindo cada um dos compromissos que assumiu com a direção nacional do PSB, que transformou a candidatura de Duarte Jr. numa das suas prioridades em todo o País.

Pelo que se ouve nos bastidores partidários, o governador Carlos Brandão nada tem contra a aspiração do deputado Neto Evangelista de ser prefeito de São Luís. Reconhece nele uma liderança forte na Capital, com bom nível de articulação, lembrando que o parlamentar foi o terceiro colocado em 2020. Mas ser ou não ser candidato a prefeito será uma decisão pessoal e ratificada pelo partido dele. Se houver a conversa prevista por Neto Evangelista com o governador Carlos Brandão, é muito provável que ele se prepare para o próximo pleito, permaneça na liderança do Governo no parlamento estadual e, se possível for, apoie o candidato do PSB. Será um roteiro mais seguro e tranquilo para o parlamentar.

No campo eleitoral propriamente dito, todas as análises ouvidas pela Coluna sugerem que Neto Evangelista dificilmente reuniria cacife eleitoral para quebrar a polarização já desenhada entre o prefeito Eduardo Braide (PSD), que aparece na liderança em todas as pesquisas, e o deputado federal Duarte Jr., colocado em segundo, mas numa distância continental dos demais candidatos. Ou seja, se vier a ser candidato, Neto Evangelista poderá até mesmo liderar o pelotão da retaguarda, mas dificilmente ameaçará a disputa renhida entre o prefeito e o parlamentar federal. Mesmo levando em conta as voltas que a ciranda da política costuma dar.

Ao contrário de 2020, quando a base governista se dividiu na disputa em São Luís, o que acabou facilitando a já prevista eleição do então deputado federal Eduardo Braide (PMN), a candidatura do deputado federal Duarte Jr. está bem mais consistente, sustentada por uma sólida base partidária e tratada pela direção nacional do PSB como uma prioridade, ao que se soma o apoio importante do PT, avalizado até pelo Palácio do Planalto. Ou seja, trata-se de uma candidatura que em certa medida vai além do projeto pessoal de Duarte Jr.. Daí a solicitação da direção nacional do PSB para que o governador Carlos Brandão assumisse a coordenação da campanha, o que foi aceito prontamente e colocado em prática o processo de mobilização.

No contraponto, o prefeito Eduardo Braide avança com visível desenvoltura, atuando como quem está movido pela convicção de que tem a reeleição ao seu alcance. Com um caixa robusto e um programa de obras com os pés no chão, o prefeito tem a clara noção de que enfrentará um candidato bem mais forte do que o de 2020.

PONTO & CONTRAPONTO

Assembleia autoriza Brandão contratar empréstimo de R$ 1,9 bi com o Banco do Brasil

Iracema Vale anuncia aprovação de empréstimo

O Governo do Estado está autorizado a contrair empréstimo no valor de R$ 1,9 bilhão junto ao Banco do Brasil para bancar a manutenção do equilíbrio fiscal, assegurar transparência e controle social, bem como reforçar o equilíbrio das contas públicas. A autorização se deu com a aprovação, pela Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei nº 152/2024, proposto pelo Poder Executivo. A operação terá o aval da União.

O projeto motivou um debate provocado pelo deputado Othelino Neto (PCdoB), que votou contra. Na sua fala, o parlamentar fez questão de dizer que não votava contra o projeto em si, mas contra a forma como ele tramitou na Casa. O deputado Roberto Costa (MDB) contestou a posição de Othelino Neto fazendo um retrospecto de 2010 para cá. “Estou aqui desde 2010. Já votei inúmeros projetos de autorização de empréstimo e todos eles tramitaram exatamente como esse está tramitando”, disse o parlamentar emedebista, lembrando que isso aconteceu no período em que o deputado Othelino Neto foi presidente.

O líder do Governo, deputado Neto Evangelista (UB) criticou o que ele chamou de tentativa de “demonizar” o projeto de empréstimo e lembrou que outros projetos com essa finalidade não foram discutidos

Colocado em votação pela presidente Iracema Vale (PSB), o PL foi aprovado por 34 votos. Três deputados votaram contra: Othelino Neto é o principal nome da dissidência aberta na base do Governo; Fernando Braide é irmão do prefeito Eduardo Braide e faz oposição aberta ao Governo Brandão, e Wellington do Curso, que manteve a tradição de não aprovar autorização para empréstimo. A única abstenção foi do deputado Yglésio Moyses (PSB)

Aprovado, o PL foi encaminhado ontem m esmo para a sanção do governador Carlos Brandão.

MP manda lista sêxtupla para o Tribunal de Justiça

Palácio Clóvis Bevilacqua, sede do
Tribunal de Justiça do Maranhão

Ao contrário da OAB, o Ministério Público Estadual encaminhou ao Tribunal de Justiça do Maranhão ofício no qual o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, formaliza a lista sêxtupla do MPMA para o preenchimento da vaga do Quinto Constitucional no colégio de desembargadores do TJMA.

A vaga foi aberta pelo Órgão Especial do Tribunal em dezembro de 2023, criada pela Lei Complementar nº 242/2022 e regulamentada pela Resolução-GP 8/2023.

O documento informa que a lista foi aprovada pelo Conselho Superior do MPMA, em sessão extraordinária realizada em 25 de março de 2024, com a observância dos requisitos legais.

Integram a lista sêxtupla encaminhada pelo Ministério Público: a procuradora de justiça Maria Luiza Ribeiro Martins, a promotora de justiça Maria da Graça Peres Soares Amorim, o promotor de Justiça Ednarg Fernandes Marques, a procuradora de justiça Mariléa Campos dos Santos Costa, o promotor de justiça Pablo Bogéa Pereira Santos e o procurador de justiça Marco Antônio Anchieta Guerreiro.

Diante da lista do Ministério Público, o Tribunal de Justiça cobrou da OAB providência para a lista com os seis advogados indicados para a vaga de desembargador. Isso porque a lista enviada em dezembro passado incluiu um advogado que não poderia ser candidato Pá vaga de desembargador.

São Luís, 28 de Março de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *