Pinheiro: outsider avança e ameaça atropelar caciques na corrida pela Prefeitura

André Ralpnet lidera seguido de Batista
Segundo, Thayza Hortegal e Filuca Mendes

Nova pesquisa de intenção de voto, realizada pela empresa Exata, mostra que a corrida para a Prefeitura de Pinheiro reúne os ingredientes mais instigantes de uma disputa eleitoral que pode ter muitos desdobramentos políticos. O cenário desenhado pela Exata é o seguinte: André Ralpnet (Podemos) com 42,38% das intenções de voto, seguido de João Batista Segundo (PRD) com 18,33%, Thayza Hortegal (PDT) com 16,43%, Filuca Mendes (MDB) com 10,48% e Geraldo Júnior (União Brasil) com 1,67%. O levantamento encontrou 6,67% de eleitores que não votará em nenhum deles, preferindo anular o voto ou votar em branco, e 4,04% que não souberam ou não quiseram responder. Contratada pelo Blog do Gilberto Léda, a pesquisa ouviu 420 entrevistados nos dias 14 e 15, tem margem de erro de 4,33% para mais ou para menos e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-09730/2024.

Para começar, André Ralpnet, que lidera a corrida, é um outsider, sem qualquer histórico político. Como um furacão, ele vem atropelando pré-candidatos que representam os grupos tradicionais da mais importante cidade da Baixada Ocidental Maranhense, com 84 mil habitantes e conhecida por ser a cidade natal do ex-presidente José Sarney. É cedo ainda para assegurar que ele manterá essa performance, mas o percentual de intenções de voto indica que será muito difícil uma virada por parte de outros candidatos. Ele tem mais que o dobro de vantagem sobre o segundo colocado, que indica alguma consistência na sua posição de largada.

Outro dado que chama a atenção é o fato de que, ao contrário do que está acontecendo em vários municípios de grande e médio porte, o prefeito Luciano Genésio (PP) não está em condições de fazer o seu sucessor, o que é um forte indicativo de fracasso político, depois dos altos e baixos nos seus oito anos de mandato, que inclui um afastamento temporário sob acusação de corrupção, situação ainda não resolvida no plano judicial. A candidata por ele apoiada, a ex-deputada Thayza Hortegal, amarga até aqui um distante terceiro lugar, com todo jeito de quem não irá muito além disso.

No mesmo patamar de desprestígio está o ex-prefeito Filuca Mendes, que já mandou e desmandou no município nos áureos tempos em que o sarneysismo, do qual é parte, deu as cartas no estado. Sem o amparo do grupo Sarney, que está fora do poder, Filuca Mendes não conseguiu renovar o seu grupo em Pinheiro e se encontra em franco processo de decadência política. A pesquisa o mostra num pífio quarto lugar, aparentemente sem chance de reação.

O outro dado que chama a atenção em Pinheiro é que a disputa tem por trás nomes fortes da política maranhense na atualidade. Por trás do favorito André Ralpnet está o deputado federal Fábio Macedo, que controla o Podemos no Maranhão. O senador Weverton Rocha (PDT) estaria apoiando a ex-deputada Thayza Hortegal, que é embalada pelo prefeito Luciano Genésio. Filuca Mendes teria a deputada federal Roseana Sarney como principal apoiadora, mas, se a informação for verdadeira, não está funcionando. E, finalmente, o grande mistério da corrida eleitoral em Pinheiro: com quem irá a recém empoderada senadora Ana Paula Lobato (PSB), que é filha da terra? Ela chegou inclusive a ensaiar uma pré-candidatura, mas arquivou o projeto tão logo ficou claro que seria contemplada com um mandato inteiro no Senado com a aposentadoria política do senador Flávio Dino.

Outras pesquisas já rascunharam o mesmo cenário, e, a julgar pela performance dos demais aspirantes, é muito provável que André Ralpnet mantenha a liderança e acabe vencendo a eleição, o que, se ocorrer, será uma pancada em todas as lideranças que têm um pé na |Princesa da Baixada. Por outro lado, é imperativo lembrar que estamos a pouco mais de seis meses das eleições, tempo suficiente para uma redefinição de rumo e até mesmo a revisão de candidaturas. E é óbvio que os chefes políticos não querem ser desmoralizados, devendo jogar pesado para reverter o favoritismo do pré-candidato do Podemos.

E um último detalhe: o PSB não tem candidato em Pinheiro e o Palácio dos Leões ainda não disse quem vai apoiar.

PONTO & CONTRAPONTO

Neto Evangelista é confirmado como líder do Governo

Neto Evangelista é o novo
líder do Governo na Alema

O deputado Neto Evangelista (União Brasil), é o novo líder do Governo na Assembleia Legislativa. Ele foi oficialmente indicado ontem pelo governador Carlos Brandão (PSB) em ofício encaminhado à presidente do Poder Legislativo, Iracema Vale (PSB). Ele vai ocupar o posto que vinha sendo ocupado desde o Governo Flávio Dino pelo deputado Rafael Brito (PSB), que renunciou para se candidatar à Prefeitura de Timon.

Aos 34 anos e no exercício do terceiro mandato, Neto Evangelista é um dos mais ativos e bem articulados integrantes da atual Assembleia Legislativa. Seu projeto inicial era disputar a Prefeitura de São Luís, mas o seu partido não decidiu sobre sua candidatura, levando-o a repensar esse projeto. Ainda achava que poderia ser candidato quando o governador Carlos Brandão o convidou para assumir a liderança do Governo no parlamento estadual. Ele aceitou.

Sua saída da disputa municipal fortalece a candidatura governista do deputado federal Duarte Jr. (PSB).

Neto Evangelista carrega na bagagem política o DNA que faz dele um articulador nato e competente. Advogado por formação, o parlamentar é um legislador preparado, tanto que antes de ser convidado para a liderança, presidia a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa, pela terceira vez. Como legislador propriamente dito, tem no currículo vários projetos já transformados em lei, o que lhe dá autoridade legislativa e política.

Além do mais, conversa com todas as correntes que formam o parlamento estadual, não sendo demais repetir que é considerado um dos bem articulados políticos da sua geração.

“Fico feliz com a indicação do governador Carlos Brandão para que eu represente sua gestão na Assembleia, o que passa a ser uma grande responsabilidade e será mais um desafio do meu mandato. O governador tem realizado um excelente trabalho no Poder Executivo, sempre disponível para o diálogo aberto e empenhado em fazer o melhor para a população. Auxiliá-lo na interlocução com o Parlamento será uma honra”, disse Neto Evangelista.

A indicação confirma a “pedra cantada” pela Coluna na sua edição de 07 de março, que o apontou como provável sucessor do deputado Rafael Brito na liderança do Governo.

Gleisi confirma apoio do PT à candidatura de Duarte Jr.

Duarte Jr. vai ter o apoio do PT na
corrida à prefeitura de São Luís

“Nosso companheiro, próximo prefeito de São Luís, Duarte Jr.. Ele não estão aqui, mas sabe que nós estamos com ele, juntos, na caminhada para elegê-lo prefeito de São Luís”. A declaração, feita com a ênfase devida, partiu da presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, ao discursar no encontro estadual do partido, realizado ontem no Hotel Luzeiros.

Mais do que uma simples manifestação de apoio, a declaração da comandante nacional do PT é a confirmação de que o partido vai mesmo jogar todo o peso das suas lideranças e da sua militância para respaldar política e eleitoralmente, o projeto do parlamentar socialista de chegar ao Palácio de la Ravardière.

A manifestação confirmou também que a candidatura de Duarte Jr. está praticamente consolidada, com o aval da direção nacional do PSB e do próprio PT, com o aval do vice-presidente Geraldo Alckmin e do próprio presidente Lula da Silva.

Duarte Jr. é o segundo colocado na corrida, segundo todas as pesquisas feitas até aqui, só perdendo para o prefeito Eduardo Braide (PSD), ambos bem à frente dos demais aspirantes.

São Luís, 20 de Março de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *