Pesquisa mostra que Vinícius Vale, da nova geração, sai na frente em Barreirinhas

Acima: Vinícius Vale, Léo Costa e Amilcar Rocha
Embaixo: o quadro da disputa no município

Se a eleição para a Prefeitura de Barreirinhas fosse agora, o engenheiro Vinícius Vale (PSB) seria eleito prefeito com 33% dos votos. O ex-prefeito Léo Costa (PDT) ficaria em segundo com 30,2% e o atual prefeito Amilcar Rocha (PCdoB) ficaria em terceiro. Além deles, sairiam das urnas Joab Marreiros (4,8%), Thiago Rodrigues (1,3%) e Totonho Corrêa (0,7%). Na sequência, 4,7% votariam em branco ou anulariam o voto, e 10,7% não saberiam em quem votar. Foi esse o cenário encontrado pelo instituto EPO (sucedâneo do Escutec), na primeira pesquisa para medir a preferência do eleitorado em relação aos nomes que estão na disputa pelo comando da cidade. Contratada pelo Sistema Mirante, a pesquisa ouviu 600 eleitores no final de fevereiro, tem margem de erro de 3,8%, para mais ou para menos, tem intervalo de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-00341/2024.

A disputa pela Prefeitura de Barreirinha é, sem dúvida, uma das mais importantes do Maranhão. Isso porque o município ganhou dimensão internacional como o principal portal de acesso aos Lençóis Maranhenses, região que cresce a cada dia como um dos destinos turísticos mais importantes do planeta, devendo receber em breve o status de Patrimônio Natural da Humanidade por parte da Unesco, o braço cultural da ONU. Barreirinhas há muito deixou de ser um município comum, exigindo, a cada eleição, gestões com visão transformadora e com alcance muito além das suas fronteiras. E pelo que se avalia, não tem sido muito feliz nas escolhas mais recentes. Atualmente, recebe milhares de visitantes por ano, turistas de todos os continentes, estando sempre a exigir investimentos em todas as áreas.

Nesse momento, mesmo ganhado estatura como polo cultural, a exemplo de festivais de jazz, canto e teatro que sedia anualmente, são fortes as reclamações quanto à falta de infraestrutura urbana, segurança pública e controle da grilagem chique que cresce no município, principalmente às margens do rio Preguiça, onde velhos e novos milionários erguem mansões inacreditáveis para os padrões maranhenses.

No pleito de agora, três correntes medem forças pelo comando do município. No páreo estão o prefeito Amilcar Rocha, advogado apoiado pelo PCdoB que, na contramão de boa parte da população, enxerga nele a melhor opção para comandar a cidade que precisa urgentemente de uma arrancada futurista. Num outro viés da disputa está o economista Léo Costa, que já governou a cidade em dois momentos diferentes, avaliados como períodos de altos e baixos. E a terceira corrente é a expressão de uma novíssima geração de políticos liderada pelo engenheiro civil Vinícius Vale (PSB), que está na disputa com o apoio do governador Carlos Brandão (PSB) e da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), de quem é filho.

A liderança de Vinícius Vale na corrida, ainda que apertada pela pressão de Léo Costa, o segundo colocado, sugere claramente que há uma tendência de mudança em curso na política de Barreirinhas. Ali, não será surpresa se grupos se alinharem de última hora e virarem o jogo. Mas isso não impede que uma liderança nova, como o candidato do PSB, amplie sua base de apoio e avance na liderança do processo. Por essa ótica, faz todo sentido que 46,8% dos entrevistados disseram acreditar que Vinícius Vale vencerá a eleição em Barreirinhas, contra 27,8% que disseram acreditar na a vitória de Léo Costa e de 10,7% que apostam na reeleição do prefeito Amílcar Rocha.

Vale lembrar que as eleições municipais estão agendadas exatamente para o dia 06 de Outubro, faltando, portanto, sete meses para a votação, e essa é apenas a primeira de uma série de pesquisas que serão feitas para medir a corrida à Prefeitura de Barreirinhas ao longo dos animados 210 dias. Até lá, a dinâmica da política cuidará de movimentar as candidaturas, mas com a tendência inicial de uma polarização tendo Vinícius Vale de um lado e, pelo que está rascunhado, Léo Costa do outro.

Com o registro de que na primeira medição Vinícius Vale tem três pontos percentuais de vantagem, o que não é pouca coisa em se tratando de Barreirinhas.

PONTO & CONTRAPONTO

Assembleia abre as portas para o TRE com sessão sobre as regras para as eleições municipais

José Luiz Almeida, ao lado de Iracema Vale, Ariston Ribeiro
(à direita) e parlamentares, fala na inauguração
da sala de serviços do TRE na Assembleia Legislativa

Uma sessão especial em que técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) mostraram as regras básicas e as mudanças editadas pelo Tribunal Superior Eleitoral por meio de Resoluções para as eleições municipais, e na contrapartida, a inauguração de um espaço para atendimento a eleitores. Os dois eventos movimentaram ontem a Assembleia Legislativa, onde a presidente Iracema Vale (PSB) e demais membros da Mesa Diretora recebeu a cúpula e técnicos da Justiça Eleitoral, liderados pelo presidente do TRE, desembargador José Luís Almeida.

No ato de inauguração do espaço, a presidente assinalou: “A parceria com o Judiciário demonstra o interesse que nós, deputados, temos em resolver causas pequenas ou grandes, mas de interesse da nossa população”, afirmou Iracema Vale. O espaço criado para a Justiça Eleitoral e para a Justiça comum foi instalado a partir de uma sugestão do deputado Ariston Ribeiro (PSB), e foi elogiado pelo presidente da Corte Eleitoral, para quem a parceria tem forte simbolismo: “O que esperamos é que as coisas fluam, funcionem, que o eleitor tenha consciência de que esse posto de atendimento objetiva dar para ele maior comodidade”.

Já a sessão especial durou mais de uma hora, tempo em que equipe especializada da Justiça Eleitoral, composta por Michele Pimentel Duarte, analista judiciária; Roberto Magno Frazão, da Corregedoria Eleitoral; o juiz Ferdinando Serejo; Lucélia da Rocha Sousa, da Seção de Gerenciamento de Dados Partidários, e Adriane Rocha, da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias, ministrou uma sequência de  palestras abordando os temas novidades das Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral sobre as eleições municipais de 2024, propaganda eleitoral, fake news e inteligência artificial, registro de candidaturas e prestação de contas.

Presidente do TRE faz alerta sobre fake news e defende mão de ferro contra elas

Segundo da esquerda para a direita, José Luiz
Almeida fez um duro alerta sobre
fake news nas eleições

O recado mais forte e preciso foi dado pelo presidente do TRE-MA, desembargador José Luiz Almeida, que abriu o evento, e chamou a atenção para o maior e mais grave problema de uma eleição na atualidade: as fake news e as deep news. Para ele, uma eleição contaminada por esses dois cânceres políticos pode causar danos inimagináveis à democracia.

“Quero dizer que no pleito que se avizinha a reflexão mais detida a ser feita por aqueles que pleiteiam uma representação é sobre a questão das fake news e das deep news, que contaminam o processo eleitoral brasileiro”, declarou o presidente do TRE, acrescentando: as consequências da veiculação de uma fake news para um pleito contaminado por mentiras, elas são gravíssimas para a democracia”.

O desembargador José Luiz Almeida alertou para as novas regras, que estão muito mais duras em relação às fake news e às deep News: “Para aqueles que eventualmente forem protagonistas dessas ações deletérias e danosas, que contaminam o processo eleitoral, de forma às vezes irremediável, as consequências são as seguintes: tendo sido registrado, a cassação do registro, e tendo sido diplomado, a cassação do mandato”.

E concluiu com um forte alerta sobre o que chamou de “cultura da transgressão”, por meio da qual alguns ativistas políticos “acham que podem tudo”. Para esses, nada mais adequado do que a mão pesada da lei, porque a democracia só ganha quando de percorre o “caminho da legalidade”.

São Luís, 06 de Março de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *