Pesquisa: Dino, Brandão, “Família Sarney” e Braide são as maiores lideranças de São Luís

A relação dos líderes apontados por até 1% dos entrevistados na pesquisa do Instituto EPO

Poucas vezes uma pesquisa de opinião para desenhar o cenário político de São Luís foi tão completa e oportuna como a primeira realizada pelo instituto EPO – Estratégia Pesquisa de Opinião (ex-Escutec). Além de medir o poder de fogo dos pré-candidatos à Prefeitura de São Luís, apontando a liderança do prefeito Eduardo Braide (PSD); de avaliar o desempenho do presidente Lula da Silva (PT), que nada de braçada com 63%, seguido pelo governador Carlos Brandão (PSB) com 57% e do prefeito Eduardo Braide com 53%, a investigação do instituto EPO foi mais longe e perguntou, de modo espontâneo, quem é o maior líder político de São Luís. Os 1010 ludovicenses entrevistados citaram 34 nomes, entre eles o senador licenciado Flávio Dino (PSB), ministro da Justiça e Segurança Pública, apontado por 15% com o maior líder político da Capital. Na segunda posição, com 10,1%, apareceu o governador Carlos Brandão, seguido de uma entidade política chamada “Família Sarney” na terceira colocação com 9,8%, e na quarta posição está o prefeito Eduardo Braide com 7,4% das citações.

A liderança do ministro Flávio Dino nesse item se encaixa perfeitamente na realidade. Ele é de São Luís, nasceu e cresceu na Rua de Santana, estudou no Colégio Maristas, graduou-se em Direito na UFMA, onde também iniciou sua carreira política militando no Movimento Estudantil, vivendo a infância, a adolescência e parte da idade adulta como um ludovicense da gema. Flávio Dino dedicou muitas ações do seu Governo à cidade, hoje uma metrópole que abriga nada menos que 1,3 milhão de maranhenses e migrantes de todo o País. O eleitorado ludovicense lhe deu votações robustas quando se convenceu de que Flávio Dino seria muito mais que uma promessa. Suas eleições – uma de deputado federal, duas eleições de governador e a de senador – foram turbinadas pelo eleitorado da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

Ao apontarem o governador Carlos Brandão como o maior líder da maior cidade do Maranhão, 10,1% enxergaram nele um governante identificado com a identidade ludovicense, mesmo tendo ele nascido em Colinas. Carlos Brandão tem fortalecido sua relação com São Luís num processo que passa pelo aspecto político e pelas reentrâncias culturais. Pela maneira como ele atua, passa a impressão de que existe uma sintonia com a cidade. E aprova disso é que na eleição de 2022, Carlos Brandão foi de longe o mais votado entre os candidatos a governador.

O prefeito Eduardo Brande saiu-se bem em todos os dados da pesquisa EPO. Apareceu como líder na corrida à Prefeitura, teve sua gestão avaliada positivamente por 53% dos entrevistados, não tendo surpreendido, portanto, a posição destacada que ocupa na indicação da maior liderança da cidade, com 7,4%. Eduardo Braide é ludovicense de nascimento e de história, iniciou sua vida profissionais e política na Capital, onde foi o mais votado nos dois mandatos de deputado estadual e no mandato de deputado federal, elegendo-se prefeito com seu próprio prestígio depois de uma tentativa infrutífera em 2016.

A Coluna considerou os citados que receberam até 1% de indicação como maior líder de São Luís. E nessa relação, alguns casos chamam a atenção. O primeiro deles é a ex-governadora e atual deputada federal Roseana Sarney (MDB), com 3,4%, mesmo com uma obra expressiva na cidade, seguida do deputado federal Duarte Jr. (PSB) com 2,5%, que aparece em segundo na corrida ao Palácio de la Ravardière com 18,6%, e do ex-prefeito Edivaldo Holanda (sem partido), também em boa situação na disputa para prefeito (14,7%), mas só é reconhecido como a maior liderança da cidade por apenas 2,4% dos entrevistados. Na sequência, aparecem o deputado estadual Neto Evangelista (União) com 1,9%, mas que tem 8,2% das intenções de voto entre os candidatos à Prefeitura, seguido do deputado estadual Wellington do Curso (PSD), que tem 1,5% nesse quesito e 5,3% como pré-candidato a prefeito.

O dado que mais chama a atenção nesse item da pesquisa EPO é a posição do senador Weverton Rocha (PDT), que foi citado com apenas 1% dos entrevistados, mesmo percentual dado à presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB). Impressiona o fato de o senador Weverton Rocha ter sua base eleitoral em São Luís, presidir o PDT, liderar a ativa militância pedetista, ter sido recentemente candidato a governador, mas ser tão pouco considerado numa avaliação como essa. Igualmente curiosa é a posição da senadora Eliziane Gama (PSD), com intensa militância política em São Luís, sendo apontada por apenas 0,5% dos ludovicense como a maior liderança da Capital.

Esses números certamente servirão de referencial para que carreiras e posturas sejam ajustadas no contexto político da Capital, onde o eleitor, com seu elevado nível de politização, costuma dizer o que o pensa numa pesquisa e nas urnas.

PONTO & CONTRAPONTO

Levantamento mostrou Brandão como governante bem avaliado

Carlos Brandão apontado na pesquisa
como um bom governante

A pesquisa EPO, que foi realizada pelo instituto com seus próprios recursos, portanto sem contratantes, repercutiu fortemente no Palácio dos Leões.

Para começar mostrou que quatro nomes da base governista – Duarte Jr., Neto Evangelista, Carlos Lula e Paulo Victor estão na briga pelo Palácio de la Ravardière. O primeiro já disputando a liderança, o segundo com potencial intermediário, e os dois últimos cristãos novos nessa seara, mas atuações políticas que podem fazer a diferença ao longo dos próximos meses.

Além disso, a pesquisa mostrou que o Carlos Brandão vem sendo visto pela maioria dos exigentes eleitores ludovicenses como um bom governante, bem situado entre o presidente Lula da Silva e o prefeito Eduardo Braide.

Mais do que isso, o governador é apontado como a segunda maior liderança política da Capital, um feito surpreendente quando é lembrado que o eleitorado da Capital sempre manteve fortes reservas em relação aos ocupantes do Palácio dos Leões.

O ambiente e de discreta comemoração.

Wellington do Curso tem todos os motivos para comemorar posição na corrida à Prefeitura

Wellington do Curso

De todos os pré-candidatos candidatos à prefeitura de São Luís identificados na pesquisa EPO, o mais surpreendente é o deputado estadual Wellington do Curso (PSD), que veio à tona com nada menos que 5,8% das intenções de voto. Mesmo levando em conta tratar-se da primeira pesquisa, observado o fato de o calendário eleitoral para 2024 ainda estar longe de ser iniciado e que suas chances são mínimas se comparadas às do prefeito Eduardo Braide (29,5%), do deputado federal Duarte Jr. (18,6%) e do ex-prefeito Edivaldo Jr. (14,7%), o percentual de intenções de voto obtidos por Wellington do Curso é muito expressivo. Para começar, o autoriza a permanecer no rol dos pré-candidatos à Prefeitura de São Luís, numa situação de empate técnico com o deputado estadual Neto Evangelista (8,2%). Ave solitária, que só conta com sua própria força de vontade, com a tribuna da Assembleia Legislativa, que ocupa todos os dias, e com uma estratégia quase frenética de se manter vivo em redes sociais, Wellington do Curso recebeu o percentual como um prêmio.

São Luís, 20 de Junho de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *