Governo dá gás para reforçar a ação de Ricardo Murad na oposição

 

Exibindo Foto1_NaelReis -Governo_inaugura_MA-020_e_recebe_terreno_Iema.jpg
Flávio Dino e comitiva inauguram festivamente a MA-020 em Coroatá, como se… 
ricardo 8
… estivesse provocando Ricardo Murad

 

Ao desembarcar sexta-feira em Coroatá, para inaugurar a MA-020, receber um terreno no qual será construída uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Iema), e também anunciar reforço do Governo do Estado às fazendas da Esperança, uma ação da Igreja Católica para tratar viciados em drogas, o governador Flávio Dino (PCdoB) deixou no ar a impressão de que ele e seu governo travam uma guerra direta com o ex-deputado estadual, ex-todo-poderoso secretário estadual de Saúde e atual mandachuva daquele município, Ricardo Murad, atualmente no PMDB.

As ações iniciais do governo de vasculhar o passado recente da Secretaria de Estado da Saúde em busca de desvios e propinagem no programa Saúde é Vida, com foco especial na construção de dezenas de hospitais, parece não ter produzido – pelo menos até aqui – resultados que intimidem o ex-secretário, de vez que ele vem chamando diariamente o governo para a briga.

Não é segredo para ninguém que o novo governo esperava encontrar na máquina estadual uma situação de terra arrasada e evidências escancaradas de mal feitos criminosos os quais, apurados, mostrariam ao Maranhão a “ação nefasta das quadrilhas que dominavam o Estado”. Nesse contexto e por dedução lógica, a SES, comandada pelo controvertido cunhado da governadora Roseana Sarney (PMDB), seria o espaço maior das supostas falcatruas. E como quem vai com muita sede ao pote, o novo governo criou a emblemática Secretaria de Estado de Transparência e Controle, entregou-a a um arqui-inimigo do Grupo Sarney, o competente e ativo advogado Rodrigo Lago, e deu sinal verde para colocar tudo em pratos limpos. Durante meses, rumores do tipo “Ricardo Murad vai para a cadeia” agitaram os meios políticos.

Passados seis meses, ou seja, 180 dias de investigação, o que veio à tona foram suspeitas menores, como uso irregular de helicóptero, denúncias de que alguns hospitais inaugurados foram fechados logo após a inauguração, e, mais recentemente, o caso de um hospital que teria sido pago e não construído em Rosário. Nada de macro, com desvios comprovados e responsáveis identificados. Há quem diga que as auditagens estão acumulando provas contra o ex-secretário de Saúde e que cedo ou tarde elas virão à tona.

Até aqui, um semestre depois, nenhuma investida do governo tirou Ricardo Murad do seu eixo. Ao contrário, reagiu a todas com a clássica estratégia segundo a qual a melhor defesa é o ataque. E nessa linha, vem afrontando o governo com ataques virulentos e acusações soltas, sem, no entanto, deixar de dar explicações técnicas e numéricas sobre cada caso denunciado. Vem atuando pessoalmente, por meio de redes sociais e notas técnicas nos jornais, e na Assembleia Legislativa, onde a deputada Andrea Murad (PMDB), sua filha, e o deputado Souza Neto (PTN), sem genro, metralham o governo diariamente com denúncias e acusações as mais diversas. A ação parlamentar é reforçada pelos deputados Adriano Sarney e Edilázio Jr., que nem de longe rezam na cartilha política de Ricardo Murad, mas endossam sua estratégia e mantêm seus espaços como membros de proa da oposição.

Da sua parte, as vozes do governo se manifestam de maneira pulverizada, com um ou outro secretário atacando nas redes sociais, a assessoria de comunicação formal divulgando releases sobre supostos mal feitos na SES. O líder Rogério Cafeteira (PSC) atua na função de rebater os virulentos ataques de Murad e sua pequena tropa, apresentando números e informações que os desmentiriam, aproveitando também para fazer duras acusações do ex-secretário de Saúde. Outros deputados governistas, como Levi Pontes (SD) reforçam a ação do líder e enfatizam as supostas distorções.As reações governistas só têm estimulado o atual mandachuva de Coroatá a ousar mais a cada dia.

Não se sabe se é uma estratégia com a qual o governo esteja fazendo jogo de cena para, em algum momento, apanhar o ex-secretário de Saúde no contrapé e inviabilizar sua ação política. Mas o que se viu até aqui foi que o governo calculou mal a quantidade de chumbo que esperava encontrar nas gavetas e arquivos da Secretaria de Saúde para disparar contra Ricardo Murad. Com isso, deu-lhe gás para alimentar sua fama de ser trator em política. E a ida do governador a Coroatá, reforçou a impressão de que o ex-secretário foi mesmo “eleito” como o principal adversário do governo.

 

PONTOS & CONTRAPONTOS

Voto espontâneo

eliziane 4-horzA Coluna publica hoje um dado da pesquisa Exata/Fiema, TV Guará e Jornal Pequeno não publicado no post de ontem. Trata-se da manifestação espontânea, aquela em que não se apresenta nomes ao entrevistado. Nesse levantamento, a deputada federal Eliziane Gama (PPS), que lidera em todas as simulações estimuladas, aparece em primeiro com 10% das intenções de voto. Em segundo aparece o prefeito Edivaldo Jr. (PTC), com 9%. O ex-prefeito João Castelo desponta na terceira colocação com 6%. A ex-governadora Roseana Sarney é citada por 2% dos entrevistados, seguida de Luís Fernando Silva, Bira do Pindaré e Rose Sales com 1% cada um. Outros candidatos que não foram citados.

Massa que decide

Na pesquisa espontânea dois dados chamaram atenção. O primeiro foi o empate técnico entre a deputada Eliziane Gama (10%) e o prefeito Edivaldo Jr. (9%). O outro dado é bem mais expressivo: 11% disseram que nã votariam em ninguém, e 56% simplesmente responderam que não sabem. Esse percentual de indecisos é que vai definir os rumos da disputa.

 

São Luís, 04 de Julho de 2015.

2 comentários sobre “Governo dá gás para reforçar a ação de Ricardo Murad na oposição

  1. A expectativa criada pelo Governador, foi muito maior que suas ações, que na prática, são menores que bunda de Caranguejo. Ricardo Murad pode até não está capitalizando as denúncias que faz, mas com certeza vem acertando bons golpes no Governo que não faz nada, a não ser cuspir e dizer que é chuva.

  2. acorda sao luis chega de aventura castelo edivaldo dino e agora elisiane volta tadeu palacio o prefeito trbalhador eramos felizes e nao sabiamos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *