Quem imaginou que, mesmo marcado por baixíssimos índices de popularidade, o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, ficaria de fora da guerra pela sua sucessão, se enganou. Na noite de quinta-feira, o advogado José Antônio Silva Pereira, o Zé Antônio, que integra seu grupo político e sua equipe como secretário municipal de Educação, lançou sua candidatura a prefeito de Imperatriz pelo PDT. Além do aval do prefeito Assis Ramos, o projeto de candidatura de Zé Antônio se transformou na aposta do senador Weverton Rocha (PDT) na corrida à Prefeitura da Princesa do Tocantins, que já conta com o deputado estadual Rildo Amaral (PP), o deputado federal Josivaldo JP (PSD), o ex-deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) e a suplente de deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos).
A entrada de Zé Antônio na corrida se dá no momento em que o quadro da disputa começa a ser ajustado por causa da confirmação de que a eleição para prefeito de Imperatriz, que bateu a exigência dos 200 mil eleitores – já seriam 204 mil -, se dará em dois turnos, caso nenhum candidato alcance metade dos votos mais um no primeiro turno. Essa mudança alterou completamente o cenário da peleja eleitoral, tendo os pré-candidatos se obrigado a rever suas estratégias de campanha, e até mesmo reavaliar os seus projetos de candidatura.
Na avaliação de um observador tocantino, a entrada de Zé Antônio dificilmente alterará expressivamente o cenário já desenhado no que diz respeito ao potencial das candidaturas. Mas não há como não levar em conta de que ele entra na disputa com duas credenciais, a de candidato apoiado pelo prefeito Assis Ramos e o apoio do senador Weverton Rocha, que fez questão de participar do lançamento e de apresenta-lo com o nome do partido.
Nesse jogo, o prefeito Assis Ramos tenta, se não reverter, pelo menos diminuir a carga de desgaste que carrega no final do segundo mandato. A expectativa geral é a de que ele entregará ao seu sucessor uma prefeitura com muitos problemas e financeiramente quebrada, conforme afirmam seus críticos. Já senador Weverton Rocha entra na guerra pelo comando da “Segunda Capital” disposto a fincar ali bases que impulsionarão o seu projeto de reeleição em 2025, ou, numa hipótese muito remotas, mas não descartada, uma eventual candidatura do Palácio dos Leões, que é o seu projeto maior.
No cenário em que encontra a disputa, a candidatura de Zé Antônio, que tem o apoio do prefeito Assis Ramos e do senador Weverton Rocha, vai enfrentar a do deputado Rildo Amaral, que tem o apoio ostensivo do ministro do Esporte André Fufuca, chefe do PP no Maranhão e que é candidato assumido ao Senado, e o aval do governador Carlos Brandão (PSB). E também o ex-deputado Marco Aurélio, que tem o apoio da coligação Brasil Esperança (PT/PCdoB/PV). Josivaldo JP corre em faixa própria, mas conta com o aval do comando nacional do PSD e o apoio ostensivo de parte do eleitorado bolsonarista de Imperatriz, estando a outra parte dessa turma dando sustentação à candidatura da suplente de deputada federal Mariana Carvalho, que tem o apoio determinado do deputado federal Aluízio Mendes, chefe do Republicanos no Maranhão.
As últimas pesquisas apontaram o deputado estadual Rildo Amaral e o deputado federal Josivaldo JP tecnicamente empatados na preferência do eleitorado, alternando-se na cabeça por diferenças mínimas de intenções de voto. A introdução da regra de dois turnos mudou radicalmente as estratégias, uma vez que agora os mais bem posicionados devem pensar cuidadosamente numa política de alianças para uma eventual segunda rodada. Isso torna a eleição para Imperatriz de um prefeito de Imperatriz com mais suporte eleitoral maior, assegurando-lhe mais legitimidade política.
Os desdobramentos do aumento de quadro de candidatos à prefeitura da antiga Vila do Frei não tardarão a aparecer.
PONTO & CONTRAPONTO
Filuca Mendes desiste de disputar mais uma vez a Prefeitura de Pinheiro
Filuca Mendes (MDB) não é mais candidato à Prefeitura de Pinheiro. Ele desistiu de concorrer depois de avaliar que não teria condições de vencer a eleição. Ele e seu grupo devem apoiar a candidatura do suplente de deputado estadual João Batista Segundo, que está no exercício interino do mandato na Assembleia Legislativa.
“É uma renúncia de vaidade. Se eu não posso, se não me escolheram, eu vou procurar ajudar alguém que possa resolver”, disse o agora ex-candidato do MDB à sucessão do prefeito Luciano Genésio (PP).
Com a desistência, Filuca Mendes arquiva o projeto de ser prefeito de Pinheiro pela terceira vez. Engenheiro civil por formação, foi deputado estadual duas vezes e foi secretário de Infraestrutura num dos mandatos de Roseana Sarney à frente do Governo do Estado.
O apoio dele pode fazer a diferença para qualquer candidato, inclusive João Batista Segundo. Isso porque, mesmo não tendo a força política e eleitoral de outros tempos, o seu grupo é unido e pode votar em massa no candidato que ele indicar.
Em Tempo: André da RalpNet, candidato do Podemos, lidera com folga a corrida em Pinheiro, tendo recebido o apoio da senadora Ana Paula Lobato (PDT) e do deputado Othelino Filho (Solidariedade).
Nova pesquisa confirma liderança de Felipe dos Pneus em Santa Inês
O prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (PP) está consolidando sua liderança na corrida à reeleição, que disputa com a deputada estadual Solange Almeida (PL) e o ex-prefeito Valdivino Cabral (PL). Foi o que sinalizou pesquisa DataM, divulgada ontem e segundo a qual Felipe dos Pneus tem 37,9% das intenções de voto contra 25,9% de Solange Almeida e 23,6% de Valdivino Cabral. Ali, 4% disseram que não votariam em nenhum deles, anularia o voto ou votaria em branco, e 8,5% não souberam ou não quiseram responder.
O bom princípio estatístico recomenda que não se deve comparar pesquisas de institutos diferentes. Mas vale lembrar que o prefeito Felipe dos Pneus está à frente de todas as pesquisas realizadas até aqui, mostrando tendência de ampliar a vantagem, que agora é de 11 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, a deputada Solange Almeida.
A reeleição do prefeito Felipe dos Pneus, que tem o apoio do Governador Carlos Brandão (PSB), está nos planos do ministro André Fufuca (Esporte), que é deputado federal e está se preparando para disputar uma cadeira no Senado em 2026. Santa Inês é município estratégico nesse projeto.
Em Tempo: a pesquisa DataM foi realizada entre os dias 4 e 6 de maio, ouviu 351 eleitores, tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, intervalo de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo 05972/2024.
São Luís, 18 de Maio de 2024.