Andrea Murad desiste de disputar a Prefeitura e deixa campo aberto para Fábio Câmara mostrar o cacife eleitoral que diz ter

 

andrea e fábio 20
Andrea Murad abre caminho para Fábio Câmara ser candidato

A decisão da deputada Andrea Murad de desistir de disputar a vaga de candidato do PMDB à Prefeitura de São Luís muda radicalmente o projeto do partido com esse objetivo. E produz, de cara, dois desdobramentos, sendo o primeiro a oferta de uma grande chance ao vereador Fábio Câmara de se viabilizar unindo as diferentes correntes pemedebistas em torno da sua candidatura, e abre espaço político para que ele mostre qual é, de fato, o seu potencial nessa corrida em que a deputada federal Eliziane Gama (PPS) e o prefeito Edivaldo Jr. (PDT) parecem caminhar para uma disputa polarizada, sem dar chance aos demais aspirantes. Além disso, na justificativa e nas explicações que ofereceu para sua saída, revela que a deputada sai com uma ponta de mágoa dos chefes maiores do partido, no caso o senador João Alberto e a ex-governadora Roseana Sarney, mas sem o ranço que poderia colocá-la como adversária de Fábio Câmara, e com um dado animador: ela prometeu que o apoiará na corrida ao Palácio de la Ravardière.

Se de um lado ganhou gás com a desistência da deputada Andrea Murad, que durante semanas minou seu projeto de candidatura, de outro o vereador Fábio Câmara se impôs o enorme desafio de mostrar ao partido e ao que restou do Grupo Sarney em São Luís que tem condições em liderar o PMDB numa coligação que tenha o PV como aliado preferencial. Não será fácil, principalmente porque pesquisas o apontaram como detentor de pouco mais de cinco pontos percentuais na preferência do eleitorado, embolado com outros nomes do pelotão de trás, bem distante dos dois líderes na preferência, Eliziane Gama e Edivaldo Jr..

Até o momento, salvo o senador João Alberto, que preside o partido, e a ex-governadora Roseana Sarney, que não dá as cartas dentro do PMDB, os manda-chuva do Grupo Sarney não demonstraram interesse no projeto de Câmara. Ele vem se desdobrando para receber o apoio explícito de Roseana, que até agora deu algumas declarações de apoio à candidatura, e nada mais. O vereador tentou uma definição propondo e conseguindo aprovação de uma moção de apoio pela passagem do natalício da ex-governadora, mas nem o gesto resultou em declaração mais enfática de vai junto.. Agora, com a saída da deputada Andrea Murad, que lhe declarou apoio e, ao mesmo tempo, manifestou forte insatisfação contra vozes da família, culpando o presidente João Alberto e a ex-governadora pela inviabilização da sua candidatura, Fábio Câmara fica sem concorrente no PMDB, passando a depender somente da mobilização do partido em torno do seu nome, o que só acontecerá para valer se ele conseguir provar que é o nome certo que a agremiação pemedebista dispõe para e ganhar eleição.

Se for, de fato, o político que se esforça para demonstrar que é, Fábio Câmara sabe que suas chances já foram potencialmente melhores. Mas as semanas e semanas de briga nos bastidores do PMDB impuseram-lhe um forte desgaste, causando um clima de incertezas dentro do partido. Agora, se quiser ser realmente o candidato pemedebista a prefeito, tem de demonstrar para o eleitorado que é, de fato, de todo o partido e seus aliados partidários, o que afastará a versão de que ele seria apenas uma fraude política, sem, portanto, qualquer chance de pelo menos entrar para disputar.

Se realmente tiver as condições políticas e eleitorais que diz ter e for embalado por uma ação partidária de grande envergadura e, além disso, conseguir mobilizar pelo menos um grupo partidário que lhe dê uma aliança, já estará dando um grande passo para se transformar num candidato competitivo. Caso contrário, o melhor a fazer é passar a bola e tentar renovar seu mandato de vereador, para não sair das urnas eleitoralmente humilhado.

 

PONTO & CONTRAPONTO

Sarney perde espaço em Brasília
sarney
Gravações: Sarney perde espaço em Brasilia

Observadores das mais diferentes cores concordam num ponto: o ex-presidente José Sarney (PMDB) está politicamente muito fragilizado, sem espaço para permanecer a não ser como um conselheiro distante do comando do seu partido. O teor das conversas gravadas pelo ex-senador Sérgio Machado o colocou em posição extremamente delicada diante da classe política e funcionou também como como uma espécie de bloqueio ao acesso fácil que ele tinha nas entranhas do Poder Judiciário, o que lhe permitia a funcionar como interlocutor privilegiado de ministros do Superior de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Esses observadores acreditam que depois do que foi revelado, o ex-presidente não teria mais clima para encarar um ministro do STJ de maneira tranquila e cordial. E também teve cortados todos os seus laços com a presidente Dilma Rousseff (PT). Enfim, o ex-presidente José Sarney dificilmente voltará a ser a grande referência dos grupos políticos.

 

Waldir quer assumir o comando da Câmara
waldir maranhão 2
Waldir Maranhão quer assumir comando da Câmara

De volta do Chile, onde participou de um evento de natureza parlamentar com representações de todo continente, presidente em exercício da Câmara Federal, deputado Waldir Maranhão (PP) teria manifestado disposição de conversar com as lideranças no sentido de assumir, ele mesmo, as funções presidenciais da Casa, hoje entregues ao 1º secretário, deputado Beto Mansur (PRB). Teria avaliado que os ânimos já estariam mais serenados, tenso ele feito a sua parte não tomando nenhuma decisão que contrariasse o Colégio de Líderes. A viagem ao Chile foi exatamente para demonstrar que ele é o presidente da Câmara e que está exercendo suas prerrogativas sem maiores problemas. Na visão de dois colegas dele na bancada maranhense, o clima de fato serenou, já não tem deputado esbravejando a favor da sua destituição do cargo de 1º vice-presidente e até mesmo alimentando a catilinária pela cassação do seu mandato parlamentar. Os próximos dias apontarão o futuro da estratégia do deputado Waldir Maranhão.

 

São Luís, 05 de Junho de 2016.

Um comentário sobre “Andrea Murad desiste de disputar a Prefeitura e deixa campo aberto para Fábio Câmara mostrar o cacife eleitoral que diz ter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *