Se não for surpreendido por uma candidatura com poder avassalador surgida na última hora – o que é praticamente impossível, por mais imprevisível que seja a política -, nem cometer erros graves durante a campanha – tem experiência suficiente para não os cometer -, o deputado estadual Roberto Costa (MDB) reúne todas as condições políticas e eleitorais para se eleger prefeito de Bacabal. Foi esse o cenário encontrado pela pesquisa Econométrica, segundo a qual Roberto Costa tem nada menos que 69,9% das intenções de voto, contra 15,8% de Marcos Miranda e 4,1% de Expedito. Os que não votarão em nenhum deles ou anularão o voto somam 7,3% e os que não souberam ou não quiseram responder alcançaram ínfimos 2,9%. Contratada por O Imparcial, a pesquisa ouviu 412 eleitores entre os dias 23 e 25 de fevereiro, tem margem de erro de 4,8%, para mais ou para menos, tem 95% de intervalo de confiança e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-02881/2024.
Os números da pesquisa Econométrica expõem a tendência encontrada por muitos observadores, depois da derrota de 2016, quando toda a oposição de juntou em torno do ex-prefeito Zé Vieira (PR). O parlamentar assimilou aquela pancada e, ao contrário do que outros fariam, intensificou a sua relação com o município, apoiando o prefeito Edvan Brandão (PDT) e mantendo todos os seus compromissos com a comunidade bacabalense. Essa postura, que dispensou chororô nem tempo teve para lamentações, reforçou a posição política do parlamentar, que acabou se transformando no ponto de referência de praticamente todas as correntes, incluindo o deputado Florêncio Neto (PSB), que foi seu adversário e hoje apoia aberta e efetivamente o seu projeto de candidatura. Nos últimos anos, Roberto Costa elegeu Bacabal como o principal foco da sua ação política.
No terceiro mandato de deputado estadual, o deputado Roberto Costa se consolidou como um dos principais articuladores da política estadual, tornando-se a principal referência nesse mister. Sua atuação auxiliando a presidente Iracema Vale (PSB) no plenário e nos bastidores da Assembleia Legislativa tem sido elogiada pelos mais diferentes deputados, que enxergam nele um construtor de pontes em lacunas causadoras de tensões políticas. Agora mesmo, trabalha intensamente para evitar que parte da bancada governista, formada por parlamentares ligados ao ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, conversando com diferentes parlamentares e desmontando bombas.
Na avaliação de um político experiente, que conhece como poucos a realidade política de Bacabal, a população bacabalense “escolheu” o deputado Roberto Costa para ser o seu prefeito. E por diferentes meios, o eleitorado já demonstrou que só aceita se for ele o candidato, não concordando que ele lance um candidato. Se isso acontecer, essa onda pode se desmanchar. Essa indicação está nos números da Econométrica em relação aos indecisos, que somam pouco mais de 10%, o que sugere uma definição antecipada do eleitorado. De modo que Roberto Costa tem nas mãos a possibilidade de comandar uma das dez maiores e mais importantes cidades do Maranhão, polo político e econômico do Vale do Mearim, com 105 mil habitantes e que reúne mais de uma dezena de municípios à sua volta.
O deputado Roberto Costa já foi tomado pela dúvida sobre se deveria ou não ser candidato a prefeito de novo, não queria correr o risco de amargar mais uma derrota. As primeiras pesquisas, porém, arremessaram as tais cautelas para o espaço, indicando que são reais e sólidas as suas possibilidades de eleição. A pesquisa Econométrica é um forte indicador de que as condições estão de fato favoráveis ao parlamentar. Muito dificilmente ele deixará de atender a um chamamento tão contundente como a preferência de 69,9% do eleitorado. Até porque, se eleito for, como está rascunhado, ele será um dos prefeitos mais ativos do estado, com assento cativo em todas as mesas em que for discutido o futuro dos municípios e do Maranhão como um todo.
Não será surpresa, portanto, se o deputado Roberto Costa vier a confirmar nos próximos dias a sua candidatura à Prefeitura de Bacabal.
PONTO & CONTRAPONTO
Iracema e bancada feminina da Assembleia Legislativa marcaram ontem o Dia Internacional da Mulher
Foi movimentada ontem a agenda da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB) e da maior bancada feminina da história do parlamento estadual, composta pelas deputadas Andreia Rezende (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Daniella Gidão (PSB), Viviane Silva (PDT), Edna Silva (PRD), Fabiana Vilar (PL), Janaína Ramos (Republicanos), Mical Damasceno (PSD) e Solange Almeida (PL).
Para começar, a presidente Iracema Vale participou, no início da manhã, do programa Bom Dia Mirante, da TV Mirante, na qual fez um balanço positivo do trabalho realizado pela maior bancada feminina, que mudou expressivamente a visão do Poder Legislativo em relação à mulher. E citou duas leis para mostrar isso.
A primeira, de sua autoria em parceria com o deputado Roberto Costa (MDB), autoriza a mulher a ingressar na carreira militar em igualdade de condições com homens e sem a cota de 10%. “É uma proposição que busca, antes de tudo, equidade e justiça em nosso Estado. Existia uma cota fixada em 10% para o ingresso de mulheres na Polícia Militar e, essa limitação, além de injusta, dificultava ainda mais a promoção dessas profissionais. O Maranhão não vai ficar para trás”, assinalou.
Outra lei viabiliza formulário para denúncia de violência contra a mulher no ato da matrícula escolar nas unidades de ensino do Maranhão. O objetivo é obter mais um canal de denúncia e proteger mulheres em situação de violência e extrema vulnerabilidade. “Todos os meios que nos ajudem a combater a qualquer forma de violência são importantes para a garantia de direitos e para a diminuição do número de vítimas”, assinalou.
A presidente destacou: “Nossa bancada feminina é muito atuante nesse sentido e preocupada com essa pauta. Juntas, estamos sempre pensando em ações que possam combater esse problema”.
Ainda pela manhã, a presidente comandou uma ação do Clube de Esposas de Deputados (Gedema), com a realização de uma intensa programação dedicada às servidoras do Poder Legislativo. Na companhia dos deputados Antônio Pereira (PSB) e Wellington do Curso (PSC, migrando para o Novo).
Em todas as suas falas, ela destacou o trabalho da bancada feminina, que está engajada em questões relacionadas com a situação da mulher na sociedade maranhense:
“Nossa mensagem é de incentivo no sentido de que as mulheres ingressem no campo de luta da política. Este é um ano de eleições no qual se decide espaço de poder. As mulheres não podem ficar à margem desse processo. Temos que ocupar este espaço e ampliá-lo cada vez mais”.
Velha guarda pode se juntar contra a nova geração em Barreirinhas
Tudo indica que houver em Barreirinhas o que a Coluna alertou: terceiro colocado nas pesquisas, o prefeito Amilcar Rocha (PCdoB) pode desistir da reeleição e se aliar ao ex-prefeito Léo Costa (PDT), mudando completamente a configuração do cenário pré-eleitoral no grande Portal dos Lençóis Maranhenses. Ou, numa situação bem mais remota e improvável, o ex-prefeito Léo Costa abrir mão da candidatura para apoiar o projeto de reeleição do prefeito Amílcar Rocha.
Qualquer desses movimentos pode mudar radicalmente o cenário, que no momento tem o engenheiro Vinícius Vale (PSB) como líder na corrida eleitoral, com três pontos percentuais à frente de Léo Costa, que poderia inverter as posições se de fato apoiado pelos aliados de Amílcar Rocha.
O fato é que no “cada um por si”, Vinícius Vale leva vantagem. Mas se houver uma aliança do PDT com o PCdoB, o ambiente ganha contorno bem diferente. Se a aliança for a favor de Léo Costa, Vinícius Vale enfrentará barra pesadíssima. Se a provável aliança beneficiar o projeto de reeleição do prefeito Amílcar Rocha, a posição de Vinícius Vale será menos complicada.
O fato é que ali está desenhado um embate de gerações, a nova representada pelo engenheiro Vinícius Vale e a velha por Léo Costa, que já foi prefeito duas vezes, e Amílcar Rocha, que tenta a reeleição.
São Luís, 09 de Março de 2023.