Exata aponta Weverton à frente de Brandão num contexto em que pesquisas vêm mantendo diferenças

Exata diz que Weverton Rocha está à frente de Carlos Brandão, Lahesio Bonfim, Edivaldo Jr., Simplício Araújo, Enilton Rodrigues e Hertz Dias  na corrida aos Leões

Em meio à forte repercussão do resultado da pesquisa Econométrica que trouxe à tona números segundos os quais o governador Carlos Brandão (PSB) está à frente na preferência do eleitorado de São Luís na corrida ao Palácio dos Leões, seguido do ex-prefeito Edivaldo Jr. (PSD) e tendo o senador Weverton Rocha na terceira posição, o instituto Exata divulgou ontem pesquisa mostrando que em todo o Maranhão o cenário é diferente. A pesquisa, que deveria ter sido divulgada na sexta-feira, mas foi suspensa judicialmente por suspeita de irregularidade formal, foi liberada ontem e mostra o senador Weverton Rocha em primeiro lugar com 29% de intenções de voto, seguido do governador Carlos Brandão com 27%, do ex-prefeito de São Pedro dos crentes Lahesio Bonfim (PSC) com 15%, do ex-prefeito Edivaldo Jr. com 12%, depois de quem aparecem Simplício Araújo (SD) com 2% e Hertz Dias (PSTU) com 1%  e Enilton Rodrigues (PSOL) não pontuou. Levando em conta a margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Weverton Rocha e Carlos Brandão estão em empate técnico. Não sabem ou não responderam 9% e os brancos, nulos e nenhum somam 5%.

A pesquisa Exata também simulou para os entrevistados disputas em segundo turno, e os resultados foram os seguintes:  uma disputa entre Weverton Rocha e Carlos Brandão, o candidato do PDT seria eleito com 42% dos votos, ficando o socialista com 39%; entre Weverton Rocha e Lahesio Bonfim, o senador venceria por 51% contra 26%; já num embate entre Carlos Brandão e Lahesio Bonfim, o governador venceria o ex-prefeito por 48% a 28%. No quesito rejeição, também pesquisado pelo instituto Exata, Edivaldo Holanda Jr. lidera com 28%, seguido de Carlos Brandão com 20%, Simplício Araújo com 20%, Hertz Dias com 19%, Lahesio Bonfim com 18%, Enilton Rodrigues e, para a surpresa de muitos, Weverton Rocha, ambos com 16%. Contratada pela TV Guará, a pesquisa Exata ouviu 1.475 eleitores entre os dias 12 e 17 de julho, tem margem de erro de 3,2%, confiabilidade de 95% e está registrada no TRE sob o protocolo MA-00040/2022.

A Coluna já registrou, mas repete que os padrões das investigações estatísticas não recomendam que, mesmo em se tratando do mesmo universo pesquisado – no caso os eleitores do Maranhão e os candidatos ao Governo do Estado -, não é possível comparar pesquisas de institutos diferentes, mesmo que seus resultados divirjam ampla e ostensivamente. Daí não ser possível afirmar com segurança quem tem razão nas pesquisas recentes feitas pelos institutos Econométrica – que tem parceria com o blog do jornalista Gilberto Leda -, Escutec – parceiro já consolidado do Sistema Mirante – e Exata – ora contratado pela TV Difusora, ora pela TV Guará. Todas conhecidas dos maranhenses e donas de portfólios que asseguram a imagem de investigadoras experientes, essas empresas têm divergido desde que iniciaram suas sondagens sobre a corrida ao Governo do Estado.

Nos levantamentos mais recentes sobre a corrida ao Palácio dos Leões, realizados com a definição do quadro de candidatos sem a presença do senador Roberto Rocha (PTB) – que preferiu tentar a reeleição -, e do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) – que achou melhor tentar permanecer na Câmara Federal ao invés de ficar sem mandato -, os institutos Econométrica e Escutec têm mostrado o governador Carlos Brandão na liderança, com números aproximados. Por sua vez, o instituto Exata vem mostrando o senador Weverton Rocha à frente, a exemplo da pesquisa divulgada ontem, na qual o senador pedetista lidera com apenas dois pontos percentuais à frente do governador socialista dentro de uma margem de erro de 3,2%, o que leva, sem qualquer esforço, à conclusão de que os dois se encontram numa situação de indiscutível empate técnico.

Vale anotar que, excetuando o embate entre o governador Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha, todas as pesquisas recentes têm mostrado os demais candidatos na seguinte ordem: Lahesio Bonfim, Edivaldo Jr., Simplício Araújo, e uma alternância eventual entre Hertz Dias e Enilton Rodrigues. É um bom sinal de que o “problema” dos levantamentos está na posição dos líderes.

 

PONTO & CONTRAPONTO

 

Lula deve impor dura derrota a Bolsonaro em São Luís

Exata diz que Lula da Silva tem vantagem abissal sobre  Jaír Bolsonaro, que disputa a reeleição no Maranhão.

Se depender dos eleitores de São Luís, o ex-presidente Lula da Silva (PT) vencerá a disputa presidencial já no primeiro turno. É o que sugerem os números da pesquisa Econométrica/Blog do Gilberto Léda, que sondou as intenções de voto do eleitorado da Capital. De acordo com o levantamento, Lula da Silva tem 57% das intenções de voto na Capital, contra 23,9% do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Maior colégio eleitoral do Maranhão, com 750 mil eleitores, o que corresponde a mais de 13% do eleitorado do estado, São Luís tende a infringir mais uma dura derrota a Jair Bolsonaro, que no pleito de 2018, contra o petista Fernando Haddad, recebeu 30,77% dos votos. Agora disputando contra o ex-presidente, a inclinação do eleitor ludovicense é no sentido de tornar mais dura a derrota dele nas urnas.

Os números mostram que o eleitorado de São Luís joga na polarização, à medida que não dá espaço para os outros candidatos. Eles são seguidos por Ciro Gomes (PDT) com 5,1%, Simone Tebet (MDB) com 1,5%, André Janones (Avante) com 0,5%, Emayel (PDC) com 0,5%, Vera Lúcia (PSTU) com 0,2% e Felipe D`Ávila (Novo) com 0,1%. Nenhum deles obteve 6.2% e não sabe/não respondeu foram 4,2%.

Chama a atenção o fato de o PDT, ainda o maior partido de São Luís, apesar das perdas recentes, não abraçar a candidatura de Ciro Gomes, preferindo se dividir entre Lula da Silva e Jair Bolsonaro.

Em Tempo: a pesquisa ouviu 1.053 eleitores ludovicenses entre os dias 10 e 13 de julho, tem margem de erro de 3%, intervalo de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-06813/2022.

 

Dino destaca lealdade de Brandão e estoca Weverton com a pecha da traição

Flávio Dino elogia Carlos Brandão e estoca Weverton Rocha

“Brandão foi um vice-governador correto e leal. A lealdade é uma caraterística fundamental para uma pessoa, porque gente que trai, gente que mente, vocês podem ter certeza, se traiu hoje, vai trair outro amanhã e outro depois de amanhã”.

Com essas palavras, pronunciadas em discurso em São Domingos do Azeitão durante ato de pré-campanha, o ex-governador Flávio Dino (PSB), candidato ao Senado, disparou chumbo grosso indireto contra o senador Weverton Rocha (PDT), que tem na conta como traidor.

Vale lembrar que Weverton Rocha se elegeu senador em 2020 com o aval e o apoio do então governador. Agora, insatisfeito por não ter sido indicado candidato do grupo ao Governo do Estado, rompeu com Flávio Dino e Carlos Brandão, lançou sua candidatura e se aliou às forças bolsonaristas, movimento no qual o ex-governador enxerga o “vírus” da traição, como batizou o líder pedetista Jackson Lago, quando a prefeita de São Luís, Conceição Andrade (PSB), eleita com o seu decisivo apoio, rompeu com ele e se aliou ao então João Castelo, a quem apoiou contra Jackson Lago na disputa pela Prefeitura de São Luís em de 1992.

O quadro atual desenha mais ou menos o mesmo.

São Luís, 24 de Julho de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *